Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente de sessenta e dois anos de idade foi admitido em uma unidade de terapia intensiva devido a uma obstrução intestinal iniciada havia seis dias. O paciente estava com dor e distensão abdominal, além de desidratação classificada como grave. O coletor da sonda nasogástrica apresentava 580 mL e o da vesical mostrava 10 mL. Os exames laboratoriais indicaram hematócrito de 46%, concentração de K = 2,8 mEq/L, de Na = 149 mEq/L e de CR = 82 mEq/L. O paciente foi indicado para cirurgia com reposição hidroeletrolítica pré-operatória.
Acerca desse caso clínico e dos aspectos relacionados a ele, julgue os itens a seguir.
A reposição hidroeletrolítica imediata deve ser feita com soluções cristaloides hipotônicas.Com relação ao prolapso dos órgãos pélvicos, julgue os itens a seguir. Caso uma paciente apresente queixa de dor intensa na região posterior da perna e na região glútea após operação de colpopexia no ligamento sacroespinhal para fixação da cúpula vaginal, pode estar ocorrendo compressão do nervo ciático, sendo indicada a remoção imediata das suturas.
Uma paciente de trinta e cinco anos de idade deu entrada no serviço de emergência apresentando quadro de vômito, dor abdominal e massa palpável abaixo do ligamento inguinal direito irredutível.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
A causa da obstrução intestinal dessa paciente é uma hérnia inguinal encarcerada.A respeito de tratamentos para o ataque vascular encefálico (AVE) isquêmico na fase aguda, julgue os itens subsequentes. Em qualquer paciente, o tratamento fibrinolítico só poderá ser aplicado após o resultado das provas de coagulação e do hemograma.
Com relação à infecção pelo citomegalovírus (CMV), julgue os itens subsequentes. A infecção pelo CMV é definida pela presença de febre, astenia, plaquetopenia, leucopenia e doença órgão-invasiva.
Uma paciente de trinta e dois anos de idade procurou o pronto atendimento de um hospital com febre, cefaleia, dor retro-orbitária, mialgia, prostração, exantema, dor abdominal difusa, vômitos persistentes e diminuição da diurese, havia um dia. Durante o exame físico, foram constatados hipotensão postural; pulso arterial rápido e fino; pressão arterial convergente; hepatomegalia dolorosa e agitação. A prova do laço, adequadamente realizada, mostrou-se positiva.
Com relação a esse caso clínico e aspectos a ele correlatos, julgue os próximos itens.
O caso clínico em questão deve ser considerado como suspeita de dengue.Um paciente de sessenta e dois anos de idade foi admitido em uma unidade de terapia intensiva devido a uma obstrução intestinal iniciada havia seis dias. O paciente estava com dor e distensão abdominal, além de desidratação classificada como grave. O coletor da sonda nasogástrica apresentava 580 mL e o da vesical mostrava 10 mL. Os exames laboratoriais indicaram hematócrito de 46%, concentração de K = 2,8 mEq/L, de Na = 149 mEq/L e de CR = 82 mEq/L. O paciente foi indicado para cirurgia com reposição hidroeletrolítica pré-operatória.
Acerca desse caso clínico e dos aspectos relacionados a ele, julgue os itens a seguir.
O soro fisiológico a 0,9% tem 154 mEq/L de cloro.Julgue os itens subsecutivos, referentes à endoscopia ginecológica. Recomenda-se o uso de óxido nitroso para indução do pneumoperitônio em videolaparoscopias realizadas em tempo cirúrgico prolongado, por ser mais rapidamente absorvido pelo sangue do que o CO2 e por apresentar baixa probabilidade de gerar complicações relacionadas à embolia gasosa.
Uma paciente de trinta e cinco anos de idade deu entrada no serviço de emergência apresentando quadro de vômito, dor abdominal e massa palpável abaixo do ligamento inguinal direito irredutível.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
O melhor tratamento para essa paciente é o conservador, com repouso alimentar e passagem de sonda nasogástrica.A respeito de tratamentos para o ataque vascular encefálico (AVE) isquêmico na fase aguda, julgue os itens subsequentes. O uso de alteplase intravenosa impossibilita o tratamento posterior com trombectomia mecânica, pois a combinação desses dois tratamentos resulta em risco aumentado de hemorragias intracranianas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...