Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando que uma criança de 3 meses de vida apresente quadro de lacrimejamento e que a mãe não saiba precisar quando começou o quadro e negue secreção purulenta e(ou) mucoide, julgue os itens a seguir.
Considerando-se o desenvolvimento ocular, o fato de a mãe não se queixar de buftalmo ou olho grande descarta o glaucoma congênito.
Em um garoto de 7 anos de idade, com asma, que fez uso de medicamentos à base de corticoides há um ano, durante 3 meses, surgiu um quadro de nefrolitíase. A investigação do caso revelou a presença de cristais de oxalato de cálcio no sedimento urinário, a urinocultura foi negativa, a excreção urinária de oxalato e ácido úrico foi normal e não havia anormalidades no trato urinário avaliado por tomografia, exceto a presença de dois pequenos cálculos de 3 mm no grupo caliciano superior do rim esquerdo. A gasometria arterial foi normal e a concentração sérica de sódio, potássio, cálcio, fósforo e paratohormônio(PTH) estavam dentro da normalidade. Observou-se, então, uma relação cálcio/creatinina na primeira amostra de urina da manhã de 0,15mg de cálcio por 1 mg de creatinina, e uma concentração de citrato na urina de 24 horas de 200 mg/g de creatinina.
Acerca desse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
A concentração de cálcio na urina está acima da faixa considerada normal para a idade e existe indicação de uso de diuréticos tiazídicos.
Acerca dos serviços de medicina do trabalho, julgue os itens a seguir.
O programa de controle médico de saúde operacional (PCMSO) deve promover a vacinação dos empregados, a fim diminuir o absenteísmo e manter a saúde dos trabalhadores.
Considerando os programas de monitorização biológica da exposição humana a agentes químicos, julgue os itens que se seguem.
Para usar um parâmetro biológico como indicador de dose interna, é essencial o conhecimento da toxicocinética do agente químico no organismo humano.
Medicina - Médico Legista/Necrotomista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens que se seguem, acerca de interpretação de laudos periciais médico-legais. A autoridade requerente da perícia não tem a prerrogativa de solicitar esclarecimentos acerca do relatório, pois a autonomia do perito deve ser respeitada.
Julgue os próximos itens, relativos aos antígenos eritrocitários, leucocitários e plaquetários.
Antígenos do sistema Kell não estão envolvidos na forma grave da doença hemolítica do recém-nascido.
A respeito das patologias adrenais, julgue os itens subsequentes.
Após tratamento cirúrgico, a análise anatomopatológica e imunoistoquímica do Feocromocitoma oferece elevada acurácia na distinção entre as lesões malignas e as benignas.
Um paciente de 32 anos de idade procurou o serviço médico apresentando úlcera no prepúcio há cinco dias. De antecedentes, referiu apenas contato sexual com parceira desconhecida, sem o uso de preservativo, há cerca de dez dias.
A respeito do caso clínico acima, julgue os itens subsequentes.
No caso em questão, recomenda-se o tratamento concomitante para sífilis e cancro mole. Essa recomendação baseia-se na elevada frequência de cancro misto, aproximadamente, 50% dos casos.
Durante atendimento ambulatorial de acompanhamento de um paciente de 58 anos de idade, em tratamento quimioterápico para adenocarcinoma de pulmão, observa-se febre com temperatura axilar de 38,7/ C, sem outros sintomas, sem evidências de doença pulmonar obstrutiva crônica. Seu exame clínico mostrou paciente consciente, levemente dispneico, orientado, febril, hidratado e acianótico, pressão arterial de 125 mmHg × 85 mmHg, frequência cardíaca de 88 bpm, sem outras alterações significativas. O hemograma mostrou anemia normocrômica e normocítica leve, contagem absoluta de neutrófilos igual a 485 células/mm3, plaquetas com contagem dentro da normalidade.
Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.
A velocidade e duração na contagem absoluta de neutrófilos, a presença de comorbidades indicativas de internação, o uso de acessos venosos periféricos ou de cateteres de acesso venoso central e o uso de anticorpos monoclonais contra vários tipos de receptores celulares são exemplos de condições que devem ser consideradas e investigadas nesse paciente hipotético, pois são considerados fatores de risco associados à presença de infecção oculta.
Acerca da fisiologia do coração em condições patológicas, julgue os próximos itens.
A principal alteração hemodinâmica da insuficiência cardíaca crônica é a resposta inadequada do débito cardíaco às necessidades teciduais, sendo também a principal responsável pelos sinais e sintomas da doença. No entanto, existem condições nas quais o débito cardíaco (DC) poderá ser até elevado, como em condições de hipermetabolismo. Nessas circunstâncias, o DC estaria adequado à demanda metabólica tecidual.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...