Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à carga de trabalho, julgue os itens subsequentes.
Carga de trabalho pode ser corretamente definida como o nível de atividade física e psíquica exigido do trabalhador para executar suas tarefas e atividades.
Uma mulher de cinquenta anos de idade relatou durante consulta médica que, há três semanas, após a separação conjugal, vem apresentando, ao longo de quase todo o dia, humor deprimido, perda de energia, capacidade de pensar reduzida, vontade de dormir por várias horas (inclusive no período diurno) e sensação de culpa excessiva pelo processo de separação. Negou ter outras doenças. O exame clínico realizado não revelou alterações fisiológicas relevantes.
Considerando essa situação clínica, julgue os itens que se seguem.
Fatores genéticos, distúrbios no desenvolvimento psíquico e estresses psicossociais fazem parte, de forma isolada ou em associação, da base etiológica da condição clínica apresentada pela paciente.
A insuficiência hepática aguda (IHA) é relativamente rara em crianças, porém está associada à alta taxa de mortalidade. O óbito é decorrente das complicações do quadro, que incluem edema cerebral, infecções e disfunção de múltiplos órgãos. Acerca de IHA, julgue os próximos itens.
Hipopotassemia, hipovolemia, hipoglicemia e uremia são fatores que agravam a encefalopatia hepática.De acordo com a RDC (Regulamento Técnico para Procedimentos Hemoterápicos) n.º 153/2004, julgue os itens que se seguem a respeito de doação de sangue.
Candidatas a doadora de sangue que estejam grávidas estão impedidas de doar, até por 12 semanas após o parto.
Acerca dos tumores nasais e nasossinusais, julgue os seguintes itens.
Durante o exame endoscópico das cavidades nasais, ao se observar lesão unilateral, deve ser realizada a biópsia para estudo anatomo-patológico, pois variados tipos de lesões podem apresentar aparência macroscópica semelhante.
Julgue os itens a seguir a respeito da hiperprolactinemia.
Em condições fisiológicas, a concentração sérica de prolactina aumenta ao longo da gestação, sendo que, na hipótese de ausência de sucção mamilar ativa, retorna para valores prégestacionais em aproximadamente sete dias após o parto.
Considere uma paciente, de 36 anos de idade, assintomática, encaminhada ao endocrinologista para avaliação de nódulo sólido, de 2,3 cm × 1,6 cm, no lobo tiroideano esquerdo, apresenta exames laboratoriais: TSH = 1,4 mUI AmL!1 (VR: 0,3-5), T4 livre = 1,3 ng AdL!1 (VR: 0,7-1,8), anti-TPO = 940 (VR: <34). Com relação a esse quadro clínico e aspectos a ele relacionados, julgue os itens subsequentes.
Nessa paciente, o achado de calcificações grosseiras à ecografia de tireóide sugere o diagnóstico de carcinoma papilífero.
Julgue os próximos itens, relativos ao manejo das náuseas, da diarreia e da obstipação intestinal em pacientes oncológicos.
A obstipação intestinal é uma complicação frequente do tratamento com opioides e a metilnaltrexona é um agente validado no tratamento deste tipo de complicação.
Entende-se por profilaxia a parte da medicina que estabelece medidas preventivas para a preservação da saúde da população, utilizando procedimentos e recursos para evitar doenças, como medidas de higiene, atividades físicas, cuidados com a alimentação, vacinação etc. A respeito desse tema, julgue os itens a seguir.
É necessário, aos homens acima dos 50 anos de idade, exame anual por toque retal e uma determinação de antígeno prostático específico (PSA). Níveis de PSA isoladamente podem ser normais em um terço dos casos de doenças malignas localizadas.
A doença arterial obstrutiva periférica (DAOP) dos membros inferiores tem como principal causa a aterosclerose, sendo a claudicação intermitente a sua principal manifestação clínica, podendo também apresentar-se nas formas isquêmicas mais graves com quadro de dor em repouso, de lesões tróficas e gangrena. A respeito da DAOP, julgue os itens seguintes.
A dor isquêmica em repouso corresponde ao grau III da classificação de Rutherford, e nessa fase é contraindicada a revascularização dos pacientes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...