Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Medicina - Cirurgia de Tecido Ósseo e Conectivo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação ao sarcoma de partes moles e aos tumores ósseos malignos e benignos, julgue os itens de 81 a 100.
Nas ressecções da tíbia proximal devido a sarcomas e reconstrução com endopróteses, não há necessidade de se realizar o retalho de transposição do gastrocnêmio.
Julgue os itens subsequentes, relativos aos aspectos ecocardiográficos das cardiomiopatias.
Na diferenciação entre cardiomiopatia hipertrófica septal e hipertrofia do atleta, a presença de onda S do doppler tecidual do anel mitral > 12 cm @ s !1 sugere o primeiro diagnóstico (hipertrófica).
O Decreto n.º 99.658/1990 regulamenta, no âmbito da administração pública federal, a alienação e outras formas de desfazimento de material. Considerando os estabelecimentos assistenciais de saúde (EAS) públicos federais, suas legislações, a avaliação de obsolescência e desfazimentos de seus bens públicos, julgue os itens subsequentes.
A contaminação de um material por radioatividade ou agentes patológicos é motivo para a sua inutilização, independentemente da possibilidade de recuperação por assepsia.
O exame físico de um paciente com doença reumatológica não deve envolver apenas o sistema musculoesquelético, mas um exame clínico completo. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.
A manobra de Finkelstein positiva é patognomônica para o diagnóstico de síndrome do túnel do carpo.
Acerca do hipernefroma, julgue os próximos itens.
A ablação por radiofrequência pode ser usada no tratamento do tumor renal menor que 3 cm em pacientes sem condições de ressecção cirúrgica.
A epidemiologia estuda a distribuição, incidência, prevalência e duração das doenças, podendo contribuir na prevenção. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.
A prevalência de distimia é de 6%.
Uma paciente com 66 anos de idade, em investigação ambulatorial recente devido à dor na região dorsal à esquerda (transição toracolombar), com anorexia, adinamia e emagrecimento importante nos últimos dois meses, apresenta dor torácica do tipo pleurítica de forte intensidade, acompanhada de dispneia súbita e intensa, seguida de um episódio de síncope. No exame físico, a paciente apresenta-se cianótica, ictérica ++/4, confusa, com frequência cardíaca de 132 bpm, frequência respiratória de 32 irpm, saturação de O2 de 86% e pressão arterial de 74 mmHg × 46 mmHg. Ausculta pulmonar e cardíaca sem alterações significativas. Foi realizado ecocardiograma, que mostrou hipocinesia importante do ventrículo direito e hipertensão pulmonar severa. A dosagem de CK massa e troponina, o raio X de tórax e o eletrocardiograma solicitados foram normais.
Com relação a essa situação clínica, julgue os itens a seguir.
Segundo diretriz do American College of Chest Physicians, caso o diagnóstico de tromboembolismo pulmonar seja confirmado, estará indicado o uso do ativador do plasminogênio tecidual, preferencialmente por administração venosa periférica e em duas horas.
Com relação às boas práticas clínicas (BPC), julgue os itens de 71 a 80.
Cabe à instituição na qual se realiza o estudo tomar as medidas necessárias para garantir que os produtos investigacionais, armazenados de acordo com o especificado pelo patrocinador, permaneçam estáveis durante o período de utilização.
Os tumores abdominais em crianças apresentam etiologia variada, cujo comportamento depende da histogênese, da localização e da relação com os órgãos vizinhos. Sua avaliação requer urgência para determinar se a massa é maligna, se comprime órgãos vitais ou se há hemorragia. No que se refere às características dessa patologia, julgue os itens a seguir.
Aniridia e hemi-hipertrofia são anomalias congênitas raras, associadas ao tumor de Wilms, que apontam para a necessidade de exames clínicos mais frequentes.
A dosagem de alguns parâmetros bioquímicos clássicos é relevante tanto para a confirmação de vários diagnósticos quanto para a monitoração de numerosas doenças. A respeito desse tema, julgue os itens de 86 a 91.
A hipouricemia pode ser decorrente da redução na velocidade de síntese de urato e(ou) do aumento na depuração renal de ácido úrico. Nessa condição, a concentração sérica de ácido úrico se mantém persistentemente entre 2 mg/dL e 7 mg/dL.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...