Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca dos tumores nasais e nasossinusais, julgue os seguintes itens.
As lesões malignas mais comuns em nariz e seios paranasais são os carcinomas espinocelulares, que correspondem a mais de 70% desses tipos de lesão. Essas lesões estão associadas a um segundo tumor primário de cabeça e pescoço em 3 a 10% dos casos.
Considere que, em uma paciente de 16 anos de idade, foi detectada hipercalcemia (Ca = 11,5 mg/dL VR: 8,6-10,3). Exames realizados subsequentemente mostraram: cálcio = 10,8 mg/dL; PTH = 70 pg/mL (VR: 10-65); calciúria = 80 mg/34h (VR: 150-250); relação cálcio urinário/clerence de creatinina = 0,001. A paciente informa ter um irmão com hipercalcemia e elevação do PTH. Com relação a esse quadro clínico, julgue os itens a seguir.
Uma provável etiologia da hipercalcemia nessa paciente seria uma mutação inativadora no gene que codifica o receptor sensor do cálcio (CaR).
Julgue os próximos itens, relativos ao manejo das náuseas, da diarreia e da obstipação intestinal em pacientes oncológicos.
Os tumores são a segunda causa mais frequente de obstrução do intestino delgado, sendo que a maior parte dos casos é motivada por tumores primários do intestino delgado, como os adenocarcinomas ou linfomas.
Entende-se por profilaxia a parte da medicina que estabelece medidas preventivas para a preservação da saúde da população, utilizando procedimentos e recursos para evitar doenças, como medidas de higiene, atividades físicas, cuidados com a alimentação, vacinação etc. A respeito desse tema, julgue os itens a seguir.
A profilaxia da hepatite B deve ser realizada em adolescentes de 11 a 19 anos de idade, empregando-se vacinação em duas doses, com intervalo de seis meses, e procedendo-se anti- HbsAg três meses após a segunda dose para a constatação de efetividade vacinal.
A doença arterial obstrutiva periférica (DAOP) dos membros inferiores tem como principal causa a aterosclerose, sendo a claudicação intermitente a sua principal manifestação clínica, podendo também apresentar-se nas formas isquêmicas mais graves com quadro de dor em repouso, de lesões tróficas e gangrena. A respeito da DAOP, julgue os itens seguintes.
Na abordagem pelo acesso medial da artéria poplítea distal e tronco tíbiofibular, ao atingir o plexo vasculonervoso, a primeira estrutura evidenciada é a artéria poplítea, sendo que a veia poplítea se posiciona lateralmente a essa.
Medicina - Cirurgia de Tecido Ósseo e Conectivo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação ao sarcoma de partes moles e aos tumores ósseos malignos e benignos, julgue os itens de 81 a 100.
Na ressecção da fíbula distal, a reconstrução pode ser realizada com a fíbula proximal do mesmo lado.
O diagnóstico diferencial entre a cardiomiopatia restritiva e a pericardite constritiva é clinicamente difícil. Na ecocardiografia, observam-se algumas semelhanças e algumas diferenças, que podem auxiliar no diagnóstico entre as duas síndromes. Em relação às duas condições clínicas descritas, julgue os itens que se seguem.
Na avaliação do doppler tecidual do anel mitral, as velocidades das ondas S, E e A na cardiomiopatia restritiva habitualmente são maiores que 8,0 cm @ s !1
O protocolo DICOM (digital imaging communications in medicine) possibilita que imagens médicas e informações vinculadas possam trafegar em uma rede de comunicação digital formada por diversos equipamentos médico-hospitalares. Com relação ao padrão DICOM, julgue os itens seguintes.
O protocolo DICOM corresponde exclusivamente um formato de arquivo digital orientado para imagens de natureza médica.
O exame físico de um paciente com doença reumatológica não deve envolver apenas o sistema musculoesquelético, mas um exame clínico completo. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.
Febre, estomatite aftosa e rash em tronco são encontrados na doença de Kawasaki.
Acerca do hipernefroma, julgue os próximos itens.
A angiografia pode ser diagnóstica sobretudo com o teste da responsividade da adrenalina negativo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...