Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação às infecções hospitalares, julgue os próximos itens.
São exemplos do uso inapropriado de sonda vesical: utilizá-la como método de coleta de urina quando o paciente pode coletá-la voluntariamente; mantê-la por tempo prolongado no período pós-operatório, sem nenhuma indicação adequada; usá-la para substituir cuidados de enfermagem de pacientes com incontinência urinária.
Um pintor de paredes, que necessita elevar os membros superiores acima da cabeça de forma repetitiva, apresenta o seguinte quadro clínico: dor nos ombros ao elevar os membros superiores, com irradiação para a face lateral do braço bilateralmente; e redução na força de rotação externa e abdução dos membros superiores.
Com base nesse quadro clínico, julgue os próximos itens.
O quadro clínico descrito sugere que esse paciente apresenta síndrome complexa de dor regional.
Com relação à recepção e ao tratamento de amostras biológicas no laboratório de citopatologia, julgue os itens seguintes.
Esfregaço de secreção mamária recebido após secagem ao ar deve ser imediatamente colocado em álcool absoluto.
Julgue o item abaixo, relativo à avaliação de trombose venosa.
As diferenças anatômicas entre o sistema venoso profundo das extremidades inferiores em comparação às superiores não interferem na obtenção das imagens para o diagnóstico de trombose venosa profunda das extremidades superiores. Ademais, o ultrassom de imagem associado ao doppler apresenta sensibilidade e especificidade semelhantes tanto para o diagnóstico de trombose venosa das extremidades inferiores quanto das extremidades superiores.
Suponha que um paciente de 34 anos de idade e 65 kg deu entrada no centro cirúrgico para uma neurocirurgia após sofrer uma queda. Está em jejum há 3 horas, apresenta confusão mental e desconforto respiratório.
Considerando as informações desse quadro clínico, julgue os itens a seguir.
A ventilação controlada mecânica com PEEP alto leva à taquicardia e à hipotensão.
Considere o caso de um paciente de 49 anos de idade com lesão cutânea em dorso de 3 cm, com bordas e superfície irregulares e com ulceração, associada a prurido, e assinale a opção correta.
A conduta adequada nesse caso é fazer observação clínica e curativos diários.
Caso essa lesão seja ressecada e receba a classificação 3 de Clark, trata-se de um melanoma.
Se a lesão for ressecada, a margem cirúrgica deverá ser de 5 mm.
Se essa lesão for ressecada e receber a classificação 2 de Clark há alto risco de metástases.
Se houver indicação cirúrgica, a ressecção deverá poupar o tecido subcutâneo para facilitar o fechamento da ferida.
Entende-se refluxo gastroesofágico (RGE) como o retorno passivo do conteúdo gástrico para o esôfago, geralmente sem consequências clínicas e com resolução espontânea na maioria dos casos. Se ocorrer de forma crônica e provocar complicações clínicas, o RGE se transforma em condição anormal denominada doença do refluxo gastroesofágico (DRGRE). Assumindo que essas duas situações clínicas ocorrem em crianças, julgue os itens a seguir.
I São fatores que aumentam a frequência do RGE: incompetência do esfíncter inferior do esôfago, relaxamento induzido pela distensão gástrica, imaturidade de fatores periesfincterianos e aumento da pressão intra-abdominal.
II No RGE fisiológico o estado nutricional geralmente encontrase comprometido.
III Um lactente com história de pneumonia e de otite média aguda reiteradas deve ser investigado para se verificar se ele não tem refluxo gastroesofágico.
IV O tratamento postural em posição prona e cabeça elevada a 30º é o recomendado para a redução dos episódios de refluxo gastroesofágico.
V Drogas que reduzem a acidez gástrica só devem ser usadas na presença de esofagite diagnosticada por endoscopia.
A quantidade de itens certos é igual a
1.
2.
3.
4.
Medicina - Oncologia (Cancerologia Clínica) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca das doenças que acometem o esôfago, julgue os itens a seguir. O esôfago de Barrett é uma complicação da doença por refluxo gastroesofágico e representa uma condição na qual o epitélio escamoso do esôfago é substituído por epitélio colunar metaplásico.
Um paciente com 50 anos de idade, hipertenso e diabético, há sete meses vem realizando atividade física regular e dieta hipossódica e hipocalórica. No exame físico, apresentou PA de 150 mmHg × 96 mmHg, FC de 88 bpm e circunferência abdominal de 111 cm. Os exames anteriores apresentaram triglicerídios de 300 mg/dL, colesterol total de 250 mg/dL; HDL colesterol de 25 mg/dL, LDL colesterol de 165 mg/dL, glicemias de jejum de 130 mg/dL e 150 mg/dL (2 ocasiões) e microalbuminúria de 50 mg/dL (amostra isolada de urina).
Com relação ao quadro clínico acima, julgue os itens que se seguem.
Para tratamento da hipertensão do paciente descrito a classe terapêutica inicialmente indicada é a dos inibidores da enzima de conversão da angiotensina.
Com relação às infecções hospitalares, julgue os próximos itens.
A Portaria n.º 2.616 de 12 de maio de 1998 do Ministério da Saúde determina que toda comissão de controle de infecção hospitalar inclua ente os membros executores, no mínimo, 2 técnicos de nível superior da área de saúde para cada 200 leitos ou fração desse número, com carga horária diária mínima de 6 horas para o enfermeiro e de 4 horas para os demais profissionais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...