Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A bronquite crônica e o enfisema são condições patológicas que isolada ou associadamente estão presentes nos pacientes com diagnóstico de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Em relação à DPOC, julgue os itens seguintes.
Cor pulmonale, insuficiência respiratória crônica, pneumotórax espontâneo, infecção pulmonar e embolia pulmonar são exemplos de complicações associadas à DPOC.
As oclusões arteriais agudas (OAA) são de grande importância na urgência médica, pois apresentam morbidade e mortalidade elevadas, razão pela qual o diagnóstico e o tratamento devem ser estabelecidos de forma rápida e adequada, visando o salvamento de membros e de vidas. No que se refere à OAA, julgue os itens que se seguem.
Todos os pacientes que apresentam quadro de oclusão arterial aguda devem ser submetidos à investigação arteriográfica, pois esse exame permite localizar a obstrução e visibilizar a árvore arterial proximal e distal à lesão, facilitando a decisão terapêutica.
Em um paciente portador de insuficiência mitral, o diâmetro diastólico final do ventrículo esquerdo era de 65 mm e o sistólico, de 40 mm. O átrio esquerdo media 60 mm pelo modo M. O cálculo do volume através da valva mitral por meio do produto da área sob a curva da velocidade do fluxo pela área da valva na diástole foi de 210 mL. O volume de ejeção, pelo mesmo método, foi de 70 mL. No doppler colorido, o jato era excêntrico e se estendia até a região posterior do átrio esquerdo. A vena contracta foi de 8 mm.
Com base na situação acima descrita, julgue os itens a seguir.
Apenas com essas informações, não é possível calcular o volume através de qualquer valva nessas fases do ciclo cardíaco.
A respeito das oclusões arteriais agudas, julgue os itens a seguir.
A gravidade da oclusão arterial aguda independe do calibre da artéria.
Com relação à dactiloscopia, assinale a opção correta.
As cristas papilares são muito parecidas entre gêmeos univitelinos.
Um desenho papilar com dois deltas denomina-se presilha interna.
As cristas papilares plantares são perenes só até a primeira infância.
A partir da fase gasosa da putrefação, a papiloscopia é inexequível.
A poroscopia permite a identificação pelo estudo dos poros digitais.
A respeito de fraturas, luxações e lesões capsulo-ligamentares, julgue os itens subsequentes.
As hastes intramedulares bloqueadas, PFN, por exemplo, geralmente constituem melhor opção do que o sistema DHS nas fraturas trocantéricas com traço invertido.
Com relação a exame oftalmológico, julgue os itens subsequentes.
O tonômetro de aplanação de Goldmann é o instrumento que fornece a medida mais precisa da pressão ocular em pacientes com córneas normais.
Julgue os itens seguintes, referentes ao tratamento medicamentoso do leiomioma uterino e às técnicas de histerectomia.
A liberação para possível gravidez pode ocorrer entre 4 e 6 meses após miomectomia. A taxa de gestação varia de 35 % a 45%.
Com base na obesidade primária, julgue os itens seguintes.
A síndrome de Prader-Willi, que tem herança autossômica dominante e é causada por alteração do braço curto do cromossomo 15, caracteriza-se por hiperfagia, obesidade, baixa estatura, retardo mental e hipogonadismo hipogonadotrófico secundário a disfunção hipotalâmica.
A bronquite crônica e o enfisema são condições patológicas que isolada ou associadamente estão presentes nos pacientes com diagnóstico de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Em relação à DPOC, julgue os itens seguintes.
Em pacientes hipoxêmicos com diagnóstico de DPOC, a única forma de terapia que tem evidências de promover alguma melhora na história natural é representada pela oxigenoterapia suplementar.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...