Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A cirurgia de varizes de membros inferiores é um dos procedimentos mais realizados pela maioria dos cirurgiões vasculares e exige o conhecimento e domínio da anatomia cirúrgica, importante na prevenção de complicações. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
As veias perfurantes, descritas por Cockett, conectam a veia safena acessória posterior da perna com as veias fibulares.
Com base nos aspectos físicos do ultrassom e doppler e no cálculo de gradientes e pressões pelo doppler, julgue os itens a seguir.
O registro ecodopplercardiográfico da velocidade inicial do refluxo pulmonar na via de saída do ventrículo direito apresenta uma boa correlação com a pressão média da artéria pulmonar.
Com relação às úlceras de perna e às angiodisplasias, julgue os próximos itens.
Os hemangiomas cavernosos têm, comumente, regressão espontânea.
Dois indivíduos biotipologicamente normais, com a mesma estatura, foram inumados há tempos em uma vala comum. Nessa situação, assinale a opção correta.
Se um indivíduo fosse da etnia negróide e o outro, da etnia caucasóide, o fêmur menor pertenceria, provavelmente, ao caucasóide.
Se um indivíduo fosse da etnia mongolóide e o outro, da etnia caucasóide, o fêmur maior pertenceria, provavelmente, ao mongolóide.
Se fosse um casal, o fêmur maior pertenceria, provavelmente, ao homem.
Se fosse um casal, os côndilos occipitais mais alongados seriam do crânio, provavelmente, da mulher.
Se fosse um casal, os contornos frontais mais verticais seriam do crânio, provavelmente, do homem.
A respeito de fraturas, luxações e lesões capsulo-ligamentares, julgue os itens subsequentes.
Um parâmetro utilizado na avaliação radiográfica em fraturas desviadas do rádio distal é o valor médio do comprimento radial, de 5 mm, medido em relação à superfície da cabeça da ulna.
Com relação a exame oftalmológico, julgue os itens subsequentes.
A avaliação da acuidade visual sem correção é utilizada para determinar a deficiência visual do paciente.
Caso clínico para os itens de 92 a 100
Um paciente com 23 anos de idade foi vítima de acidente automobilístico. Ele foi admitido com escala de coma de Glasgow (ECG) de 12 e pupilas médias, reagentes a estímulo luminoso. Tomografia de crânio sem contraste evidenciou Brain Swelling, sem desvio da linha média ou lesões focais expansivas.
Após 6 horas de evolução, o paciente referido no caso clínico anterior apresentou piora do quadro, com rebaixamento do nível de consciência, atestado pelos seguintes dados: ECG 7, pupilas médias fracamente fotorreagentes, FC 68 bpm, PA 92/50 mmHg, pequeno esforço respiratório com FR 12 ipm e ausculta pulmonar sem ruídos adventícios, abdome com ruídos hidroaéreos diminuídos, porém sem sinais de irritação peritoneal, débito urinário de 20mL/h com urina concentrada, temperatura axilar 38,2 ºC. Apresentava os seguintes resultados de exames: glicemia capilar de 289 mg/dL, Hct 28%, Hb 9,3, leucócitos totais 6.000, plaquetas 250.000, SpO2 de 92%, ph 7,32, pO2 85, pCO2 46, HCO3 26, Na 131, K 4,0, Mg 2,2.
Com base na evolução do quadro, julgue os itens que se seguem.
O uso de barbitúricos está indicado para a redução da pressão intracraniana, em face de seus pequenos efeitos colaterais hemodinâmicos.
Julgue os itens seguintes, referentes ao tratamento medicamentoso do leiomioma uterino e às técnicas de histerectomia.
Os derivados da 19-norprogesterona apresentam maior efeito antiestrogênico e menor efeito androgênico, trazendo maior benefício e tolerabilidade no tratamento da menometrorragia associada ao leiomioma do útero.
Com relação às complicações do DM, julgue os próximos itens.
O mau controle glicêmico é o fator mais importante associado ao aparecimento e à evolução da retinopatia diabética.
Considerando as tiras de ritmo apresentadas acima, todas realizadas na derivação D2, com velocidade do papel de 25 mm/s e calibração de 1 cm = 1mV, julgue os itens a seguir.
A arritmia cardíaca expressa em III é diagnosticada como bloqueio atrioventricular de 3.º grau.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...