Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A cirurgia de varizes de membros inferiores é um dos procedimentos mais realizados pela maioria dos cirurgiões vasculares e exige o conhecimento e domínio da anatomia cirúrgica, importante na prevenção de complicações. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
A anatomia da terminação da veia safena externa é extremamente variável e pode ser alta na veia femoral, média na veia poplítea ou baixa nas veias musculares ou axiais da perna.
Com base nos aspectos físicos do ultrassom e doppler e no cálculo de gradientes e pressões pelo doppler, julgue os itens a seguir.
Os transdutores dos equipamentos de ultrassom são constituídos de elementos piezelétricos (cerâmicas ou cristais de quartzo) com a capacidade de transformar energia elétrica em ultrassom e vice-versa. Quanto maior a espessura do elemento piezelétrico, maior será o comprimento de onda do ultrassom gerado.
Com relação às úlceras de perna e às angiodisplasias, julgue os próximos itens.
Entre as angiodisplasias, os hemangiomas fragiformes e tuberosos são os tumores mais comuns da infância.Dentro de um banheiro de 80 cm × 80 cm, Aldo matou Abel utilizando uma espingarda. Nessa situação,
caso a munição seja múltipla, não pode ser realizado o exame das microestrias.
a causa da morte de Abel não pode ter sido ação contundente.
caso tenha ocorrido disparo encostado, não pode ter ocorrido a câmara de mina de Hoffman.
caso tenha ocorrido disparo encostado, a saída, se existente, não pode ser múltipla.
o óbito não pode ter ocorrido por traumatismo crânioencefálico.
Acerca dos tumores ósseos e das lesões pseudotumorais, julgue os seguintes itens.
O osteossarcoma parosteal é tumor maligno, geralmente de alto grau de malignidade.
Um paciente com 35 anos de idade procurou o prontosocorro apresentando dispneia súbita e intensa, ortopneia, sudorese fria, palidez cutânea, cianose e tosse produtiva com escarro róseo. No exame clínico, apresentou redução difusa do murmúrio vesicular e estertores pulmonares em todos os campos pulmonares, bulhas taquicárdicas com galope de 4 tempos e pressão arterial de 200 mmHg × 128 mmHg. O eletrocardiograma revelou taquicardia sinusal e sobrecarga de câmaras esquerdas.
Com referência a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
A medicação de primeira escolha para tratamento desse paciente hipotético é a nifedipina por via sublingual, com vistas à redução da tensão de cisalhamento (dP/dt).
Caso clínico para os itens de 92 a 100
Um paciente com 23 anos de idade foi vítima de acidente automobilístico. Ele foi admitido com escala de coma de Glasgow (ECG) de 12 e pupilas médias, reagentes a estímulo luminoso. Tomografia de crânio sem contraste evidenciou Brain Swelling, sem desvio da linha média ou lesões focais expansivas.
Após 6 horas de evolução, o paciente referido no caso clínico anterior apresentou piora do quadro, com rebaixamento do nível de consciência, atestado pelos seguintes dados: ECG 7, pupilas médias fracamente fotorreagentes, FC 68 bpm, PA 92/50 mmHg, pequeno esforço respiratório com FR 12 ipm e ausculta pulmonar sem ruídos adventícios, abdome com ruídos hidroaéreos diminuídos, porém sem sinais de irritação peritoneal, débito urinário de 20mL/h com urina concentrada, temperatura axilar 38,2 ºC. Apresentava os seguintes resultados de exames: glicemia capilar de 289 mg/dL, Hct 28%, Hb 9,3, leucócitos totais 6.000, plaquetas 250.000, SpO2 de 92%, ph 7,32, pO2 85, pCO2 46, HCO3 26, Na 131, K 4,0, Mg 2,2.
Com base na evolução do quadro, julgue os itens que se seguem.
Deve-se iniciar aporte nutricional 36 horas após o trauma, mesmo que não mantenha trânsito intestinal preservado.
Julgue os itens seguintes, referentes ao tratamento medicamentoso do leiomioma uterino e às técnicas de histerectomia.
O tratamento medicamentoso está bem indicado nos casos de pacientes com volume uterino pequeno e com sintomas. O controle clínico pode, nesses casos, dar suporte a essas pacientes até a menopausa, evitando a cirurgia.
Com relação às complicações do DM, julgue os próximos itens.
O uso do AAS é contra-indicado no caso de retinopatia proliferativa em diabéticos.
Considerando as tiras de ritmo apresentadas acima, todas realizadas na derivação D2, com velocidade do papel de 25 mm/s e calibração de 1 cm = 1mV, julgue os itens a seguir.
A tira de ritmo apresentada em II mostra uma taquicardia ventricular monomórfica com complexos QRS largos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...