Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A transferência de sangue incompatível pode provocar a hemólise do sangue transfundido, causando queda da pressão arterial, escurecimento da visão, desmaio e até a morte. Vários relatos de incompatibilidade em transfusões são descritos desde o século XV até que, no início do século passado, Landsteiner incubou hemácias de um indivíduo com o soro de outro, provocando reação de aglutinação, e descreveu os principais antígenos dos eritrócitos. A respeito das interações entre antígeno e anticorpo, responsáveis pela aglutinação descrita, julgue os próximos itens.
Tanto os anticorpos IgG como os IgM são capazes de induzir aglutinação direta, quando incubados com hemácias nãosensibilizadas e não-tratadas.
Com relação às emergências médicas, julgue os itens de 72 a 75.
A estratégia terapêutica de paciente adulto com diagnóstico de cetoacidose diabética baseia-se fundamentalmente na administração de insulina, na reposição da volemia (hidratação) e na correção de possíveis distúrbios hidreletrolíticos e da acidose metabólica.
A respeito de neurodesenvolvimento, neurorradiologia e neuropsicologia infantil, julgue os itens a seguir.
Os testes de apercepção temática são testes não estruturados, constituídos por manchas de tinta acromáticas coloridas.
Julgue os próximos itens, acerca dos exames laboratoriais diagnósticos. Nos testes sorológicos de diagnóstico da infecção pelo vírus da hepatite B (HBV), o anti-HBe sugere aumento da replicação viral.
Um jovem de 19 anos de idade procurou o prontosocorro com relato de ter sido picado por uma única abelha. Cerca de 10 minutos após esse evento, passou a apresentar eritema e prurido cutâneo generalizados, seguido de inchaço nos lábios e pálpebras, rinorreia, dificuldade respiratória (com sensação de aperto na garganta) e chiado no peito. O exame físico mostrou paciente com pressão arterial de 85 mmHg × 60 mmHg, frequência cardíaca de 110 bpm, dispneia, cianose de extremidades, urticária e roncos e sibilos respiratórios difusos.
Considerando as informações apresentadas nesse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
A adrenalina é a medicação de primeira escolha para o tratamento desse paciente.
Uma paciente de 32 anos de idade procurou um médico ginecologista por ter palpado nódulo na mama direita. Ao exame das mamas, foi percebido nódulo endurecido, fixo aos planos adjacentes, com cerca de 3 cm de diâmetro. Foi realizada, então, mamografia, que revelou presença de lesão espiculada, com limites imprecisos, retração do parênquima adjacente e microcalcificações pleomórficas agrupadas. O exame ultrassonográfico evidenciou a lesão representada na forma gráfica na figura abaixo.

A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens de 75 a 80.
A presença de índices de resistência elevados em vasos centrais a um nódulo mamário, quando realizado estudo com Doppler colorido, aumenta o risco de a lesão ser maligna.
Julgue os itens seguintes, acerca de alterações esofágicas.
Entre as anomalias congênitas do esôfago, a atresia do esôfago com fístula traqueoesofágica distal é a mais frequente de todas.
A respeito do quadro clínico de uma paciente vítima de atropelamento, com trauma toracoabdominal, sem lesão laríngea, cervical ou maxilofacial, assinale a opção incorreta.
Nesse caso, o atendimento médico à paciente deve começar pelo estabelecimento ou pela manutenção de uma via aérea adequada.
A primeira conduta em relação a essa paciente é identificar e controlar alguma hemorragia.
Se, após exame físico adequado, houver dúvidas sobre a adequação das vias aéreas nessa paciente, ela deverá ser submetida a intubação endotraqueal.
Se essa paciente apresentar abertura ocular espontânea, ela receberá 4 pontos na escala de coma de Glasgow.
No caso apreciado, não há indicação para a realização de traqueotomia ou cricotireoidotomia.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a osteoporose é um problema de saúde pública. A respeito desse tema, julgue os itens subsequentes.
A densitometria óssea deve ser solicitada para todos os pacientes que fazem uso da corticoterapia oral em doses efetivas por mais de três meses.
Assinale a opção correta em relação ao exame genital do cadáver, quando no hímen for observada ruptura recente e no ânus for observada rágade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...