Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca da infecção pelo HIV, julgue os próximos itens.
O HIV é um retrovírus RNA. Seu genoma está organizado em dois grupos de genes: pol, gag e env, responsáveis pela codificação de proteínas estruturais, e tat, ver, nef, vif, vpu, e vpr, que codificam proteínas não estruturais. Nos testes de genotipagem utilizados para o manejo da resistência viral aos antirretrovirais, são detectadas mutações em genes de ambos os grupos.
Texto para os itens de 51 a 66.
Constam, da prescrição de um paciente de 47 anos de idade, com diagnóstico médico de diabetes melito do tipo 2, hipertensão arterial sistêmica e angina estável, os seguintes medicamentos: metformina 1.000 mg/dia, rosiglitazona 4 mg/dia, hidroclorotiazida 12,5 mg/dia, enalapril 40 mg/dia, ácido acetilsalicílico 100 mg/dia, dinitrato de isossorbida 80 mg/dia e atenolol 25 mg/dia.
Em relação aos medicamentos citados no texto acima, julgue os itens subsequentes.
A associação entre o enalapril e a hidroclorotiazida tem efeitos farmacológicos sinérgicos em relação ao controle dos níveis da pressão arterial sistêmica.
Julgue os itens a seguir, acerca de LER/DORT.
Nos pacientes com LER/DORT, o músculo elevador de escápula, o supraespinhoso, os romboide maior e menor e as fibras superiores de trapézio estão entre as estruturas mais afetadas pela síndrome dolorosa ou dor miofascial.
Considere que os achados citológicos da punção aspirativa de um nódulo de mama em uma paciente com derrame papilar hemorrágico foram compatíveis com carcinoma. Acerca dessa situação hipotética e de métodos de preparo de amostras, julgue os próximos itens.
Esfregaços preparados com amostras de derrame mamilar e com diagnóstico de carcinoma apresentam agrupamentos de células epiteliais coesas com células mioepiteliais de permeio; células epiteliais malignas isoladas não são encontradas.
Julgue os itens seguintes, relativos ao consumo máximo de oxigênio (VO2 máx).
O duplo produto, frequência versus pressão arterial sistólica (PAS), tem excelente relação com o VO2 máx.
Acerca da monitorização em anestesia, julgue os itens seguintes.
O valor do índice biespectral (BIS) é uma variável confiável para detectar isquemia durante o clampeamento arterial na endarterectomia de carótida.
Considerando o quadro clínico de um paciente de 35 anos de idade, com sintomas de pirose há 8 anos e que, há 6 meses, passou a apresentar regurgitação, assinale a opção correta.
A pirose é definida como dor do tipo queimação em região epigástrica.
Caso o diagnóstico seja de doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), a monitorização do pH na junção esofagogástrica é o primeiro exame a ser solicitado.
Caso o diagnóstico seja de doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), a monitorização do pH na junção esofagogástrica é o primeiro exame a ser solicitado.
Se houver indicação cirúrgica para tratamento de DRGE, a cardiomiotomia seguida de fundoplicatura será o procedimento cirúrgico de escolha.
Caso a regurgitação desse paciente seja de alimentos não digeridos, ele pode ser portador de um divertículo esofágico.
Considere o caso de uma paciente de 35 anos de idade com quadro de colecistite aguda calculosa. Com relação a esse caso, assinale a opção correta.
A fisiopatologia dessa afecção é obstrução do ducto cístico, seguida de proliferação bacteriana e de lesão da luz do órgão.
O exame mais adequado para verificar a obstrução do ducto cístico é a colangiografia retrógrada.
Nessa paciente, a colecistectomia videolaparoscópica está contra indicada, por se tratar de doença aguda.
Durante a operação, para uma adequada exposição do fundo da vesícula, o triângulo de Calot deve ser identificado e dissecado.
Durante a operação, para uma adequada exposição do fundo da vesícula, o triângulo de Calot deve ser identificado e dissecado.
Medicina - Oncologia (Cancerologia Clínica) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Um paciente com 70 anos de idade apresenta há 2 semanas quadro clínico caracterizado por mal-estar geral acompanhado de anorexia, náuseas e vômitos. Após uma semana, o paciente apresentou cefaleia e febre remitente de 39 ºC que não cedia com o uso de antipiréticos. Os familiares notaram o surgimento de confusão mental cerca de 24 horas antes da internação do paciente. Por duas ocasiões, procurou assistência médica, tendo recebido tratamento para virose. Quando da internação, o exame físico mostrou paciente prostrado e sonolento, que respondia a estímulos verbais, embora de maneira lentificada. Observou-se a presença dos sinais de Kerning e Brudzinski. O exame do liquor mostrou líquido límpido, hipertenso, com celularidade de 500/mm3 e predomínio linfocitário, taxa de proteínas de 300 mg% e a de glicose de 30 mg%. Não se identificou a presença de bactérias e fungos no citado material biológico. Foram solicitados alguns exames complementares prospectivos, tendo sido encontrados micronódulos difusos de distribuição aleatória na radiografia de tórax. Procedeu-se ao exame de PPD, que se revelou negativo.
Com base nesse quadro clínico, julgue os itens a seguir.
PPD não reator indica grande probabilidade de o paciente não ter tido contato com o bacilo de Koch.
Os achados de artrocentese compatíveis com o diagnóstico de artrite séptica incluem
I líquido sinovial transparente.
II relação glicose sérica/glicose no líquido sinovial igual a 1,5.
III presença de 150.000 leucócitos/microlitro.
IV 95% de polimorfonucleares.
V grandes gotículas de gordura.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e V.
II e III.
III e IV.
IV e V.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...