Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma mulher com 75 anos de idade apresenta enterorragia com choque hipovolêmico. Ao ser admitida no setor de emergência, ela encontrava-se torporosa, pálida, hipocorada e com a pele fria. A freqüência cardíaca era de 96 bpm e a pressão sanguínea, de 70 mmHg × 40 mmHg.
Julgue os itens subseqüentes, relativos ao quadro clínico acima descrito.
O tratamento cirúrgico de imediato está indicado para se realizar a colectomia total.
Tromboembolismo pulmonar (TEP) é uma situação clínica ainda subdiagnosticada, apesar de freqüente incidência e de definido risco de morte. Acerca do diagnóstico e do tratamento da TEP, julgue os próximos itens.
O diagnóstico definitivo pode ser feito com a identificação de trombos em angiotomografia de tórax.
Uma criança de 18 meses de idade foi levada a um posto de saúde, apresentando febre, tosse, dor de ouvido e diarréia com sangue havia 24 horas. Ao ser atendida, a mãe relatou que a criança conseguia alimentar-se, não vomitava, estava consciente e, quando era oferecido o soro de reidratação oral, ela o bebia avidamente. Observou-se que a criança estava inquieta e irritada. No exame físico, a temperatura axilar era de 39 ºC, a freqüência respiratória era de 35 incursões por minuto, a paciente apresentava palidez palmar intensa, os olhos não estavam encovados e a pele voltava rapidamente ao estado anterior quando pinçada, além de não apresentar secreção no ouvido.
Considerando as normas do Programa Nacional de Atenção às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI), julgue os seguintes itens, relativos ao quadro clínico descrito acima.
Febre de 39º C representa um sinal de perigo, por isso essa criança deve ser, urgentemente, encaminhada a um hospital.
Acerca da história natural das doenças, segundo o modelo de Laevell e Clark, julgue os itens a seguir.
A história natural da doença compreende as inter-relações entre o agente, o suscetível e o meio ambiente.
Texto para as questões de 21 a 23
Um paciente de 20 anos de idade procurou assistência médica em pronto-socorro, apresentando quadro clínico característico de crise asmática, sem outras alterações clínicas significativas. A saturação de oxigênio (oximetria de pulso) na admissão foi de 93%.
Na situação descrita no texto, o exame laboratorial cuja realização é recomendada rotineiramente para atendimento de pronto-socorro, que possibilita melhor classificação da gravidade da doença e permite ajustar o tratamento e pode contribuir na decisão da alta hospitalar é o(a)
radiografia de tórax.
medida do pico de fluxo expiratório.
eletrocardiograma convencional.
gasometria arterial.
Uma paciente com 35 anos de idade queixa-se de constante secreção sanguinolenta de ambas as narinas, obstrução nasal e dor em toda a parte central da face, além de fístula do assoalho do nariz para a cavidade bucal. Ele relatou que tem febre constante, emagrecimento, e, ultimamente, o clínico suspeitou de uma insuficiência renal incipiente.
Julgue os itens a seguir, acerca do quadro clínico acima descrito.
Esse quadro é, eminentemente, de tratamento cirúrgico.
Julgue os itens a seguir, a respeito de tumores ósseos.
O terço proximal da tíbia é o sítio mais comum dos tumores malignos primários.
Julgue os itens seguintes, acerca da gravidade da lesão nervosa periférica.
A neurotmese ocorre quando não há secção total do tubo neural.
Uma paciente de 24 anos, G3P1A1, grávida de sete semanas, realizou os exames laboratoriais de rotina, com os seguintes resultados: tipo sanguíneo = O-
Hb = 12 g/dL; glicemia = 78 mg/dL; anti-HIV = negativo;
VDRL = negativo; HbsAg = negativo; rubéola = IgG+ igM-;
toxoplasmose = IgG-IgM-; CMV: IgG+ IgM-; EAS = mormal.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se
seguem.
Com o objetivo de rastrear cromossomopatias, deve ser solicitada ultra-sonografia entre 11 e 14 semanas. Uma translucência nucal acima do percentil 90, nesse exame, permite o diagnóstico de cromossomopatia fetal, geralmente síndrome de Down.
Os achados clínicos de hipertensão intracraniana (HIC) em crianças e adolescentes dependem da idade e da velocidade desse aumento. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.
Os médicos estão abandonando a palpação da tensão da fontanela anterior porque o choro e o edema de escalpo comumente confundem o examinador e levam a diagnósticos errôneos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...