Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é uma das doenças digestivas mais comuns na população em geral, e o principal sintoma é a pirose. Em relação a essa patologia e a outras que acometem o esôfago, julgue os próximos itens.
Endoscopia digestiva alta normal não exclui o diagnóstico de DRGE.
O diabetes mellitus tipo 2 é uma síndrome clínica caracterizada por hiperglicemia e cuja morte precoce por eventos cardiovasculares é final comum. Nos últimos vinte anos, vários ensaios clínicos demonstraram, de forma inequívoca, técnicas que reduzem o risco de eventos cardiovasculares em pacientes diabéticos. Esses ensaios formam a base de diretrizes correntes em relação ao manejo dos pacientes diabéticos, especialmente nas áreas de redução da pressão arterial, lipídeos, modulação do sistema renina-angiotensina, terapia antiplaquetária e procedimentos invasivos de revascularização. Quanto à relação entre diabetes mellitus e doença cardiovascular, julgue os itens a seguir.
A hiperglicemia em pacientes internados em unidades de tratamento intensivo e vítimas de infarto agudo do miocárdio ou procedimentos invasivos de revascularização está associada a maior incidência de mortalidade e insuficiência cardíaca.
Um jovem de 28 anos de idade procurou a unidade básica de saúde queixando-se de que há 4 horas está apresentando dor de início súbito, intensa no flanco esquerdo, com irradiação para a região do hipogástrio e testículo homolateral, em cólica. No exame clínico, observou-se paciente inquieto, abdome livre, sem visceromegalias, sem sinais de abdome agudo, ruídos hidraéreos presentes e normoativos. A punho-percussão do ângulo costovertebral imediatamente abaixo da décima segunda costela esquerda causou dor moderada. O paciente negou febre e hematúria; seu exame sumário de urina (EAS) mostrou ausência de elementos anormais e 1 piócito/campo, e o hemograma completo não evidenciou anormalidades.
Considerando essa situação clínica, julgue os itens a seguir.
A urocultura (com antibiograma) é essencial para a definição da principal hipótese diagnóstica desse paciente.Julgue os próximos itens, relativos a isquemia aguda de membros e isquemia crônica.
Para um paciente portador de fibrilação atrial, com quadro de início súbito de dor e fraqueza em membros inferiores há aproximadamente três horas, sem relato prévio de claudicação e que, no exame físico, apresenta frialdade, palidez, deficit motor e parestesia, o tratamento mais adequado seria com ecodoppler e heparinização.
Um homem com 58 anos de idade submeteu-se a tratamento para seborréia em diversas áreas do rosto durante vários anos. O filho e a sobrinha possuíam patologia semelhante. Ao exame clínico, o homem apresentava o nariz espesso, com protuberâncias violáceas, eritema na pele e telangiectasias, principalmente em sua metade inferior. O diagnóstico clínico foi o de rinofima.
Com relação ao quadro clínico acima, julgue os itens que se seguem.
O tratamento mais eficiente para rinofima constitui-se de várias sessões de luz pulsada.
Julgue os seguintes itens, relativos a enfermagem e auditoria.
A recusa ao pagamento de uma medicação sob a justificativa de ausência de checagem nas anotações de enfermagem caracteriza-se como glosa técnica ou real.
Na tomografia computadorizada (TC) convencional, uma série de imagens igualmente espaçadas é adquirida seqüencialmente através de uma região específica, com pausas entre os cortes, para a mesa de exame avançar até a próxima posição. Em contrapartida, na TC helicoidal, as imagens são adquiridas continuamente, enquanto a mesa avança através do gantry. A TC multicorte, evolução da TC helicoidal, caracterizase pela aquisição de múltiplos cortes simultâneos, graças à presença de múltiplas linhas de detectores com canais independentes, que permitem exames mais rápidos e com maior resolução espacial no eixo Z. Essas diferenças técnicas implicam parâmetros de aquisição distintos e ajustes correspondentes no regime de dose, sobretudo na corrente (mA).
A partir do tema tratado no texto acima e considerando aspectos relativos à operação correta e aos exames de TC, julgue os próximos itens.
A TC dos seios paranasais deve ter imagens nos planos transversal e coronal.
Uma mulher com 75 anos de idade apresenta enterorragia com choque hipovolêmico. Ao ser admitida no setor de emergência, ela encontrava-se torporosa, pálida, hipocorada e com a pele fria. A freqüência cardíaca era de 96 bpm e a pressão sanguínea, de 70 mmHg × 40 mmHg.
Julgue os itens subseqüentes, relativos ao quadro clínico acima descrito.
A endoscopia digestiva alta para descartar um sangramento acima do ângulo duodenojejunal está contra-indicada, pois se trata de sangramento baixo.
Tromboembolismo pulmonar (TEP) é uma situação clínica ainda subdiagnosticada, apesar de freqüente incidência e de definido risco de morte. Acerca do diagnóstico e do tratamento da TEP, julgue os próximos itens.
Varizes de membros inferiores e dispnéia de causa inaparente são compatíveis com a suspeita do diagnóstico da forma aguda dessa doença.
Uma paciente com 35 anos de idade queixa-se de constante secreção sanguinolenta de ambas as narinas, obstrução nasal e dor em toda a parte central da face, além de fístula do assoalho do nariz para a cavidade bucal. Ele relatou que tem febre constante, emagrecimento, e, ultimamente, o clínico suspeitou de uma insuficiência renal incipiente.
Julgue os itens a seguir, acerca do quadro clínico acima descrito.
Endoscopia nasal com biópsia esclarecerá o diagnóstico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...