Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma mulher com 75 anos de idade apresenta enterorragia com choque hipovolêmico. Ao ser admitida no setor de emergência, ela encontrava-se torporosa, pálida, hipocorada e com a pele fria. A freqüência cardíaca era de 96 bpm e a pressão sanguínea, de 70 mmHg × 40 mmHg.
Julgue os itens subseqüentes, relativos ao quadro clínico acima descrito.
As causas mais prováveis para esse sangramento são a doença diverticular e as ectasias vasculares.
Tromboembolismo pulmonar (TEP) é uma situação clínica ainda subdiagnosticada, apesar de freqüente incidência e de definido risco de morte. Acerca do diagnóstico e do tratamento da TEP, julgue os próximos itens.
Radiografia de tórax normal e gasometria revelando hipocarbia e hipoxemia são exames de alta probabilidade para o diagnóstico de TEP.
Texto para as questões de 21 a 23
Um paciente de 20 anos de idade procurou assistência médica em pronto-socorro, apresentando quadro clínico característico de crise asmática, sem outras alterações clínicas significativas. A saturação de oxigênio (oximetria de pulso) na admissão foi de 93%.
Assinale a opção que apresenta os achados característicos de asma mais prováveis, tendo como referência o caso clínico hipotético acima.
dispnéia, opressão torácica, estertores pulmonares
opressão torácica, estertores pulmonares, sibilância
dispnéia, opressão torácica, sibilância
sibilância, dispnéia, estertores pulmonares
Uma paciente com 35 anos de idade queixa-se de constante secreção sanguinolenta de ambas as narinas, obstrução nasal e dor em toda a parte central da face, além de fístula do assoalho do nariz para a cavidade bucal. Ele relatou que tem febre constante, emagrecimento, e, ultimamente, o clínico suspeitou de uma insuficiência renal incipiente.
Julgue os itens a seguir, acerca do quadro clínico acima descrito.
O teste, conhecido como c-anca (antihuman neutrophil cytoplasm antibody), se positivo, seria forte evidência da presença de granulomatose de Wegener.
Acerca da consolidação dos ossos, julgue os itens que se seguem.
A diabete interfere na consolidação das fraturas, pois reduz a atividade dos osteoblastos.
Julgue os itens seguintes, acerca da gravidade da lesão nervosa periférica.
A neuropraxia é uma paralisia funcional do nervo sem lesão anatômica da estrutura nervosa.
Uma paciente de 24 anos, G3P1A1, grávida de sete semanas, realizou os exames laboratoriais de rotina, com os seguintes resultados: tipo sanguíneo = O-
Hb = 12 g/dL; glicemia = 78 mg/dL; anti-HIV = negativo;
VDRL = negativo; HbsAg = negativo; rubéola = IgG+ igM-;
toxoplasmose = IgG-IgM-; CMV: IgG+ IgM-; EAS = mormal.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se
seguem.
As sorologias para rubéola, toxoplasmose e CMV devem ser repetidas periodicamente.
Os achados clínicos de hipertensão intracraniana (HIC) em crianças e adolescentes dependem da idade e da velocidade desse aumento. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.
O crescimento normal da cabeça não descarta a presença de HIC. A hidrocefalia pós-hemorrágica é um exemplo em que a dilatação ventricular pode preceder o aumento do perímetro cefálico.
Acerca de farmacologia clínica, julgue os itens subseqüentes.
Apenas a fração do medicamento ligada às proteínas plasmáticas é capaz de distribuir-se pelo organismo e atingir os locais de ação.
Uma das vias de acesso mais freqüentemente utilizadas em neurocirurgia é a craniotomia pterional. Acerca desse acesso cirúrgico, julgue os itens que se seguem.
Para se acessar a maioria dos aneurismas do complexo carotídeo e a porção superior da artéria basilar, deve-se posicionar a cabeça em uma extensão de 20º em relação ao plano horizontal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...