Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considere que, após 2 meses de pós-operatório, o quadro da paciente descrita no texto tenha evoluído com total cicatrização das áreas de necrose, no entanto, apresentava pequena área de alopecia em região temporal bilateral, anestesia em lóbulo da orelha esquerda e pequeno ectrópio em pálpebras inferiores. Julgue os itens a seguir, relativos às complicações descritas.
Enquanto, na ritidoplastia, o hematoma é a complicação imediata mais comum, na blefaroplastia, a obstrução do canalículo lacrimal é a complicação pós-operatória mais freqüente.
Julgue os seguintes itens, relativos a enfermagem e auditoria.
Por conhecer a estrutura física dos hospitais e a operacionalização dos serviços hospitalares, a enfermagem tem papel privilegiado na vistoria técnica de credenciamento de instituições de saúde.
Em relação a um paciente pediátrico com transtornos urológicos, julgue os itens seguintes.
A principal causa de óbito em pacientes com válvula de uretra posterior é a insuficiência renal no período neonatal.
Na tomografia computadorizada (TC) convencional, uma série de imagens igualmente espaçadas é adquirida seqüencialmente através de uma região específica, com pausas entre os cortes, para a mesa de exame avançar até a próxima posição. Em contrapartida, na TC helicoidal, as imagens são adquiridas continuamente, enquanto a mesa avança através do gantry. A TC multicorte, evolução da TC helicoidal, caracterizase pela aquisição de múltiplos cortes simultâneos, graças à presença de múltiplas linhas de detectores com canais independentes, que permitem exames mais rápidos e com maior resolução espacial no eixo Z. Essas diferenças técnicas implicam parâmetros de aquisição distintos e ajustes correspondentes no regime de dose, sobretudo na corrente (mA).
A partir do tema tratado no texto acima e considerando aspectos relativos à operação correta e aos exames de TC, julgue os próximos itens.
Os exames de crânio, seios paranasais, pescoço e tórax não requerem pausa ventilatória (apnéia) para sua execução.
Um homem de 55 anos de idade, com um tumor obstrutivo do cólon esquerdo, apresenta sinais de peritonite e de choque séptico. Encontra-se em acidose metabólica, hiponatremia e hipopotassemia. Durante a laparotomia, verificou-se a presença de peritonite fecal e perfuração do ceco.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A hipopotassemia pode provocar parada cardiorrespiratória durante a indução anestésica.
Paciente com câncer do pulmão pode apresentar uma variedade de sinais e sintomas, a depender de sua localização e extensão. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
Tumores periféricos podem causar dispnéia quando associados a derrames volumosos.
Paciente com 65 anos idade, que trabalha há muitos anos como marceneiro em contato direto com pó de madeira, queixa-se de obstrução nasal à esquerda, dor do lado esquerdo da face, sangramento intermitente do lado esquerdo do nariz, que vêm piorando gradativamente há 10 meses. À inspeção desarmada, notou-se abaulamento da região maxilar esquerda.
Com relação a esse quadro clínico, julgue os próximos itens.
Esse quadro é compatível com o processo benigno do seio maxilar esquerdo.
Julgue os itens a seguir, relativos às fraturas do corpo vertebral.
As fraturas compressivas são comuns nos pacientes idosos e estão associadas à osteoporose.
A respeito de doenças infecciosas ginecológicas, julgue os itens a seguir.
No momento da aparição da lesão sifilítica primária (cancro duro), o VDRL habitualmente é positivo.

Considerando esse quadro clínico, julgue os itens a seguir.
No quadro em apreço, o hemograma mostra leucocitose e desvio à esquerda, alterações que ocorrem com freqüência nessa emergência médica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...