Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na tomografia computadorizada (TC) convencional, uma série de imagens igualmente espaçadas é adquirida seqüencialmente através de uma região específica, com pausas entre os cortes, para a mesa de exame avançar até a próxima posição. Em contrapartida, na TC helicoidal, as imagens são adquiridas continuamente, enquanto a mesa avança através do gantry. A TC multicorte, evolução da TC helicoidal, caracterizase pela aquisição de múltiplos cortes simultâneos, graças à presença de múltiplas linhas de detectores com canais independentes, que permitem exames mais rápidos e com maior resolução espacial no eixo Z. Essas diferenças técnicas implicam parâmetros de aquisição distintos e ajustes correspondentes no regime de dose, sobretudo na corrente (mA).
A partir do tema tratado no texto acima e considerando aspectos relativos à operação correta e aos exames de TC, julgue os próximos itens.
A identificação correta do exame tomográfico, incluindo os dados do paciente e do próprio exame, é importante para arquivamento e posterior acesso ao exame.
Um homem de 55 anos de idade, com um tumor obstrutivo do cólon esquerdo, apresenta sinais de peritonite e de choque séptico. Encontra-se em acidose metabólica, hiponatremia e hipopotassemia. Durante a laparotomia, verificou-se a presença de peritonite fecal e perfuração do ceco.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A melhor opção cirúrgica é a rafia do ceco e uma colostomia no cólon transverso.
Paciente com câncer do pulmão pode apresentar uma variedade de sinais e sintomas, a depender de sua localização e extensão. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
Tumor de ápice do pulmão direito pode provocar exoftalmia, midríase e anidrose ipsilateral da face.
Paciente com 65 anos idade, que trabalha há muitos anos como marceneiro em contato direto com pó de madeira, queixa-se de obstrução nasal à esquerda, dor do lado esquerdo da face, sangramento intermitente do lado esquerdo do nariz, que vêm piorando gradativamente há 10 meses. À inspeção desarmada, notou-se abaulamento da região maxilar esquerda.
Com relação a esse quadro clínico, julgue os próximos itens.
A exposição contínua a pó de madeira é um dado epidemiológico relevante para o diagnóstico.
Julgue os itens a seguir, relativos às fraturas do corpo vertebral.
O mieloma múltiplo, os hemangiomas e as metástases osteolíticas causam fraturas compressivas das vértebras.
A respeito de doenças infecciosas ginecológicas, julgue os itens a seguir.
A doença inflamatória pélvica aguda é uma doença polimicrobiana, cujo tratamento empírico requer amplo espectro de cobertura.

Considerando esse quadro clínico, julgue os itens a seguir.
A ultra-sonografia e a tomografia computadorizada do abdome representam exames úteis na avaliação diagnóstica do paciente em questão.Um engenheiro com 37 anos de idade, previamente saudável, procurou atendimento médico com história de oito meses de galactorréia e disfunção erétil. A prolactina sérica era de 326 ng/mL. A ressonância magnética nuclear de sela turca confirmou a presença de lesão selar, com expansão supra-selar medindo 1,3 cm × 1,2 cm × 1,4 cm. A campimetria computadorizada não apresentou alterações apreciáveis.
Com base nesse caso clínico, julgue os próximos itens.
Para a diminuição do nível sérico de prolactina, o uso da cabergolina mostra-se, em eficácia e tolerabilidade, superior ao da bromocriptina.
Uma mulher casada, com IMC de 29, foi internada no pronto-socorro com quadro clínico de dor abdominal e vômitos. Após a avaliação clínica e a realização de alguns exames laboratoriais, foi confirmado o diagnóstico de pancreatite aguda. A ecografia abdominal revelou a presença de microcálculos na vesícula biliar e de colédoco com diâmetro normal. Acerca do quadro clínico acima e de conhecimentos correlatos, julgue os itens seguintes.
A ressonância magnética das vias biliares é um excelente método para avaliar as vias biliares, com excelente sensibilidade e especificidade, sendo utilizada como exame inicial na avaliação de pacientes com suspeita de doença biliar. No entanto, a CPRE permanece como um procedimento que permite estabelecer o diagnóstico e apresenta o potencial de realizar terapia.
Com relação à trombose venosa, julgue os itens a seguir.
Entre os fatores de trombofilia, os portadores de fator V de Leiden têm menor risco de tromboembolia venosa que os portadores de deficiência de antitrombina.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...