Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A hipotonia congênita benigna não é uma doença, mas uma expressão descritiva aplicada a crianças que apresentam hipotonia muscular não progressiva e de causa desconhecida. Nesse caso, não há envolvimento dos nervos cranianos. Julgue os itens seguintes, relativos à hipotonia congênita benigna.
A luxação recorrente das articulações pode ser uma complicação da hipotonia congênita benigna.
Um homem com 43 anos de idade encontra-se em programa de hemodiálise de manutenção três vezes por semana, com sessões de 4 horas, dialisador de polissulfona, acesso vascular por fístula arteriovenosa, ultrafiltração controlada e banhos de bicarbonato. Tem ganho de peso interdialítico de 3 kg e peso seco de 72 kg. É hipertenso crônico e faz uso de bloqueador de canal de cálcio amlodipina 10 mg ao dia. No último mês, vem apresentando hipotensão arterial após a terceira hora de diálise. Sua hemoglobina é de 12 g/dL.
Considerando esse quadro clínico, julgue os itens que se seguem.
Durante a sessão de hemodiálise, a temperatura do banho inferior a 36 ºC costuma ser associada a hipotensão arterial.
Julgue os itens subseqüentes com relação à ventilação mecânica.
O uso da estratégia protetora, com volumes correntes em torno de 6 mL/kg e pressões de platô inferiores a 30 cmH2O, reduz a mortalidade da síndrome da angústia respiratória aguda.
A doença da membrana hialina ocorre primariamente no recémnascido prematuro. Sua incidência é inversamente proporcional à idade gestacional e ao peso ao nascimento. Aparece em 60% a 80% dos recém-nascidos com menos de 28 semanas. O risco da doença é menor em gestantes hipertensas, que fazem uso de medicamentos opiáceos ou de corticosteróides. A freqüência da doença é maior em filhos de mães diabéticas que tiveram gravidez gemelar e parto cesáreo. Considerando as características da doença descrita, julgue os seguintes itens.
A administração de betametasona à gestante, 48 horas antes do parto de fetos com idade gestacional entre 24 e 34 semanas, reduz significativamente a incidência, a morbidade e a mortalidade por doença da membrana hialina.
Acerca de pacientes com distúrbios de hemostasia, julgue os itens seguintes.
O uso de heparina fracionada (baixo peso molecular) e anticoagulantes orais demanda controles laboratoriais periódicos da coagulação TTPa e TP, respectivamente.
Reações associadas à transfusão de hemocomponentes resultam da ação de agentes químicos, físicos e imunológicos e, infelizmente, não constituem um fenômeno raro. Com relação a esse tema, julgue os itens que se seguem.
A irradiação de hemocomponentes previne a reação enxertocontra- hospedeiro e está indicada nos casos seguintes: transplante de medula óssea, transfusão intra-uterina, neonatos prematuros e imunodeficiências congênitas.
As possíveis aplicações do quadro de um paciente com 20 anos de idade, previamente hígido, que apresente vômitos incoercíveis há três dias, incluem
edema.
Considere que uma mulher de 55 anos de idade procure o médico para uma segunda opinião, pois, em consulta com outro profissional, recebeu o diagnóstico de síndrome de Sjögren. Acerca dessas considerações e dessa moléstia, julgue os próximos itens.
O teste de Shirmer é útil para o diagnóstico e a quantificação do grau de xerostomia.
A avulsão total ou parcial do couro cabeludo é comum na população ribeirinha da Amazônia. O escalpelamento acontece dentro de embarcações sem segurança nenhuma. O motor e o eixo são descobertos, pondo em risco quem se aproxima quando o motor está ligado e o eixo gira em alta velocidade. Durante a viagem, é comum o barco ficar alagado e os passageiros terem de tirar o excesso d'água. Ao se aproximar do eixo, centenas de mulheres e crianças da Amazônia são sugadas e tiveram o couro cabeludo arrancado. Acerca da avulsão do couro cabeludo, julgue os itens de 106 a 113.
A exposição do implante nem sempre é acompanhada de infecção e não impede o programa de expansão, apenas esta deve ser feita em um ritmo mais lento, e a retirada, mais rápida.
Tendo como referência inicial o caso de um paciente portador de câncer gástrico que será submetido a tratamento cirúrgico, julgue os itens subseqüentes.
Deverá haver reposição de vitamina B 12 no período pós-operatório tardio, caso esse paciente seja submetido a ressecção gástrica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...