Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à ressuscitação cardiopulmonar, julgue os itens seguintes.
A realização de desfibrilação ventricular precoce é fundamental no atendimento a pacientes adultos com parada cardiorrespiratória (PCR) pois, entre outros motivos, o ritmo eletrocardiográfico inicial mais freqüente em vítimas de PCR assistida é a fibrilação ventricular (que tende a deteriorar-se para assistolia em poucos minutos), cujo tratamento básico é a desfibrilação elétrica.
Assinale a opção correta, a respeito do puerpério.
Há evidências científicas de que o hábito materno de fumar contribui para o desmame precoce.
O uso de DIU no puerpério predispõe a quadros tromboembólicos, devendo sua inserção ser evitada até o quadragésimo dia pós-parto.
A freqüência de endometrite puerperal é maior nas pacientes pós-parto normal que nas pacientes submetidas a cesariana, pois a dilatação cervical durante o trabalho de parto facilita a ascensão da microbiota vaginal para o interior da cavidade endometrial.
A mastite puerperal é uma patologia de incidência variável no período puerperal, tem como principal agente etiológico o Staphylococcus epidermidis e seu quadro clínico é caracterizado por febre, hiperemia, calor e dor na mama acometida.
A hipotonia congênita benigna não é uma doença, mas uma expressão descritiva aplicada a crianças que apresentam hipotonia muscular não progressiva e de causa desconhecida. Nesse caso, não há envolvimento dos nervos cranianos. Julgue os itens seguintes, relativos à hipotonia congênita benigna.
Os reflexos tendinosos são normais na hipotonia congênita benigna.
Uma jovem de 23 anos de idade desenvolveu insuficiência renal terminal por nefropatia diabética e encontra-se, há um ano, em tratamento em programa de diálise peritoneal. Ela tem diabetes melito diagnosticada aos 7 anos de idade e faz uso, desde essa época, de esquemas de insulina. Há um ano, teve um implante de cateter de Tenkhoff e faz diálise noturna com cicladora, 7 trocas noturnas e cavidade seca durante o dia. Há 3 dias, ao efetuar a primeira troca, notou que o líquido de drenagem estava turvo e passou a sentir dor abdominal e elevação da temperatura corporal. Imediatamente, procurou a equipe de saúde responsável pelo programa dialítico, sendo, então, colhido sangue para hemograma e líquido de drenagem peritoneal para citologia, citometria e cultura, e iniciado esquema antibiótico.
A respeito do quadro clínico acima descrito, julgue os itens seguintes.
Nos diabéticos em diálise peritoneal, são mais freqüentes as peritonites por germes gram-positivos, ao contrário do que acontece com os não-diabéticos, que têm mais peritonites por gram-negativos e por fungos, como, por exemplo, Candida sp.
Considere que um homem com 45 anos de idade, previamente hipertenso, submetido a cirurgia bariátrica (gastroplastia) há cinco dias, inicie dispnéia súbita, associada a dor torácica e hipotensão arterial (PA: 80 mmHg × 45 mmHg). Em relação a esse quadro clínico, julgue os itens seguintes.
Caso o diagnóstico do paciente em questão seja de embolia pulmonar e insuficiência renal acentuada, deve-se evitar o uso de heparina de baixo peso molecular, sendo preferível, nesse caso, que a anticoagulação seja realizada com o uso de heparina não-fracionada.
A doença da membrana hialina ocorre primariamente no recémnascido prematuro. Sua incidência é inversamente proporcional à idade gestacional e ao peso ao nascimento. Aparece em 60% a 80% dos recém-nascidos com menos de 28 semanas. O risco da doença é menor em gestantes hipertensas, que fazem uso de medicamentos opiáceos ou de corticosteróides. A freqüência da doença é maior em filhos de mães diabéticas que tiveram gravidez gemelar e parto cesáreo. Considerando as características da doença descrita, julgue os seguintes itens.
Os sinais clínicos da doença só aparecem após as primeiras 48 horas de vida.
Acerca de pacientes com distúrbios de hemostasia, julgue os itens seguintes.
A medida terapêutica mais importante para o controle da coagulação intravascular disseminada é a transfusão de plasma fresco e concentrado de plaquetas.
Uma mulher com 23 anos de idade apresenta quadro de febre e sudorese vespertinas há 2 meses, associado a adenomegalias cervicais bilaterais. A biópsia ganglionar revelou a presença de células do tipo Reed-Sternberg, com reação positiva para CD15 e CD30. O estudo tomográfico evidenciou tumoração mediastinal de 5 cm de diâmetro, e a biópsia de medula óssea e os exames laboratoriais resultaram normais.
Com relação ao caso clínico acima apresentado, julgue os itens a seguir.
O tratamento indicado para a paciente em questão é quimioterapia sistêmica com protocolo CHOP (ciclofosfamida, doxorrubicina, vincristina e prednisona).
As possíveis aplicações do quadro de um paciente com 20 anos de idade, previamente hígido, que apresente vômitos incoercíveis há três dias, incluem
alcalose metabólica.
Considere que uma mulher de 55 anos de idade procure o médico para uma segunda opinião, pois, em consulta com outro profissional, recebeu o diagnóstico de síndrome de Sjögren. Acerca dessas considerações e dessa moléstia, julgue os próximos itens.
Há evidências de influência genética na expressão dessa afecção; observa-se em familiares dos pacientes acometidos uma freqüência aumentada de antígenos de histocompatibilidade (HLA) específicos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...