Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em cada um dos itens subseqüentes, é apresentada uma situação hipotética, relativa a situações clínicas encontradas na infância, seguida de uma assertiva a ser julgada.
I Uma criança pré-escolar, duas semanas após um quadro infeccioso de vias aéreas, apresentou febrícula, fraqueza, exantema maculopapular evoluindo para petéquias em região glútea e membros inferiores, dor abdominal e hematúria. Nessa situação, o diagnóstico mais provável é de púrpura anafilactóide.
II Uma criança com história de sangramento recebeu o diagnóstico de púrpura trombocitopênica após a realização de um hemograma completo. No exame físico, foram observadas linfadenomegalia cervical e hepatoesplenomegalia discreta. Nessa situação, a realização de um mielograma é obrigatório, a fim de se excluir infiltração leucêmica como causa básica.
III O resultado de um hemograma completo de uma criança com 12 meses de vida apresentou os seguintes parâmetros: hematócrito 30%, hemoglobina 10g%, VCM diminuído, HCM diminuído, e RDW aumentado. Nessa situação, a causa mais provável é anemia ferropriva.
IV Um lactente de 12 meses de idade, há três dias, vem apresentando um quadro febril, coriza, tosse cheia e leve dificuldade respiratória, com freqüência respiratória de 40 irm, e, passou a chorar intensamente. No exame clínico, o médico constatou edema das falanges dos pés e mãos, com dor à movimentação. Nessa situação hipotética, o diagnóstico é de doença de Kawasaki.
Estão certos apenas os itens
I, II e III.
I, II e IV
I, III e IV.
II, III e IV.
Com relação às graves complicações do diabetes melito, julgue os itens subseqüentes.
Na cetoacidose diabética, o potássio sérico pode ser menor que 3,3 mEq/L na admissão; nesse caso, não há necessidade de reposição imediata, pois, nessa emergência, existe um excesso de potássio corporal e, com o início da insulinoterapia, rapidamente os níveis se elevam e voltam ao normal.
A respeito da fisiologia e do tratamento das alterações climatéricas, assinale a opção correta.
A principal ação do raloxifeno na prevenção da osteoporose pósmenopausa é na estimulação da formação óssea.
Na pós-menopausa, os ovários produzem quantidade mínima de estrogênio, e o principal deles é o estradiol, derivado da aromatização periférica da androstenediona.
Na pós-menopausa, a dose diária de cálcio recomendada para a profilaxia da osteoporose é de 1.000 mg/dia a 1.500 mg/dia, mediante dieta e(ou) suplementação.
Nas pacientes em uso de terapia de reposição hormonal combinada (estrógeno + progesterona), e que apresentam valores séricos elevados de colesterol, a via de administração mais indicada para a TRH é a transdérmica por promover alterações favoráveis na biossíntese das lipoproteínas.
A miastenia grave é uma doença causada por bloqueio na transmissão neuromuscular em virtude de mecanismo imunológico. A liberação de acetilcolina na fenda sináptica pelo axônio terminal é normal, mas a membrana muscular pós-sináptica, ou placa motora, responde menos à acetilcolina. Na maioria dos casos, a doença não é hereditária e depende de mecanismo auto-imune, com formação de auto-anticorpos contra os receptores da acetilcolina. Com relação a essa doença, julgue os itens subseqüentes.
Inseticidas do grupo dos organofosforados podem causar síndrome semelhante à miastenia grave em crianças expostas a esses produtos.
Certas glomerulonefrites, em sua evolução, costumam cursar com consumo de complemento, sendo este dado útil no diagnóstico diferencial e prognóstico da doença. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
Na glomerulonefrite membranoproliferativa (mesangiocapilar) do tipo II, a presença de um anticorpo (IgG), denominado fator nefritogênico que estabiliza a convertase do C3 (C3bBb), ativa o complemento por via alternada e reduz intensamente a fração C3 do complemento sérico.
Com relação a transtornos cardiocirculatórios, julgue os itens que se seguem.
Considere o seguinte quadro clínico. Um homem de 56 anos de idade, com diagnóstico de infarto agudo do miocárdio há três horas, foi submetido a angioplastia primária após duas horas de dor, com sinais de reperfusão. O quadro evoluiu para bloqueio atrioventricular de segundo grau, Mobitz do tipo II e hipotensão nãoresponsiva a atropina. Nesse quadro, é indicada a passagem de marcapasso transvenoso temporário.
O ponto crítico para o sucesso da reanimação neonatal é o estabelecimento adequado da ventilação pulmonar. A reversão da hipoxemia, acidose e bradicardia depende da insuflação adequada dos pulmões com gás, após o nascimento. Julgue os itens a seguir, acerca da reanimação neonatal.
A ventilação com pressão positiva é indicada quando, após a realização dos passos iniciais da reanimação, o recémnascido apresenta taquipnéia e freqüência cardíaca menor que 80 bpm.
Acerca das anemias hereditárias, julgue os itens a seguir.
Programas com transfusões regulares para manter níveis de hemoglobina S abaixo de 30% são indicados em casos de pacientes com anemia falciforme e elevado risco de acidente vascular cerebral.
Julgue os itens seguintes, relativos às síndromes mieloproliferativas crônicas.
A trombocitemia essencial é a única síndrome mieloproliferativa que oferece risco de complicações tromboembólicas.
Uma paciente de 23 anos de idade, com diagnóstico de DM tipo 1 há 10 anos, vem apresentando edema de MMII e palpebral, inicialmente matutinos, notados no último mês. Relata, ainda, urina "espumosa" e avermelhada, com diminuição do volume. Faz acompanhamento médico irregular e apresenta controle metabólico inadequado (Hb glicosilada de 10%). Ao exame físico, apresenta edema palpebral bilateral e edema de MMII ++/4. PA = 150 mmHg/100 mmHg. FC = 92 BPM. AR: MVF abolido bilateralmente em bases. Abdome: macicez móvel presente.
Exames complementares:
Hb: 11g%
Ht: 33%
uréia: 160 mg/dL
creatinina: 6 mg/dL
Na: 132 mEq/L
K: 6,2 mEq/L
glicemia: 288 mg/dL
EAS: proteinúria +++, hematúria +++, glicosúria ++++, cetonúria negativa
proteinúria de 24h: 3g/24h
depuração de creatinina: 15 mL/min
Rx tórax: derrame pleural bilateral
FO: retinopatia diabética não proliferativa.
Tendo como referência esse caso clínico e os dados apresentados, assinale a opção correta.
O controle metabólico é fundamental para o não agravamento da nefropatia diabética terminal que essa paciente apresenta.
A presença de hematúria sugere infecção urinária associada.
A paciente provavelmente apresenta também uma cardiopatia descompensada, dada a presença de derrame pleural.
É indicada a realização de biópsia renal para conclusão do diagnóstico etiológico do caso em questão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...