Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Dado que há melhor controle loco-regional dos carcinomas espinocelulares das vias areodigestivas superiores, a ocorrência de múltiplos tumores primários apresenta impacto na sobrevida dos pacientes. Com relação ao exposto, julgue os seguintes itens.

Os tumores primários da laringe estão muito associados aos segundos primários no pulmão.

  • C. Certo
  • E. Errado

A ação do profissional de saúde depende do material que está sendo usado como veículo de transmissão de infecção, tanto para pacientes como na manipulação de artigos sem os devidos cuidados. Acerca dos métodos de proteção antiinfecciosa, julgue os seguintes itens.

O glutaraldeído é o agente mais utilizado na desinfecção, na concentração de 2%, por um período de exposição de 30 minutos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos problemas que envolvem as vias aéreas superiores e ouvidos nas crianças, assinale a opção correta.

  • A.

    Considere que um recém-nascido de termo apresente estridor inspiratório, sem cianose e sem dispnéia, o qual se intensifica quando chora, e que a mãe interprete tal fato como piado no peito. Nessa situação, o diagnóstico mais provável é de estenose subglótica congênita.

  • B.

    O diagnóstico etiológico mais provável para um escolar com faringoamidalite exsudativa prolongada, acompanhada de conjuntivite, é de adenovírus.

  • C.

    Considere que um escolar com quadro febril há 72 horas, história de obstrução nasal e tosse diurna e noturna, cujo exame endoscópico revelou rinorréia purulenta em meato médio e edema de mucosa, tenha sido tratado com antibiótico indicado para o caso e, após 48 horas, continuava febril, mas com melhora da secreção purulenta. Nessa situação, estaria indicado o exame de tomografia computadorizada para afastar outras complicações da infecção e melhor elaborar o diagnóstico.

  • D.

    O achado de maior poder diagnóstico para otite média aguda bacteriana é a hiperemia da membrana timpânica.

Alguns sinais clínicos são de grande significado quando se está avaliando um paciente com abdome agudo. Em relação a esses sinais, julgue os itens subseqüentes.

O sinal de Jobert consiste no relato de dor na fossa ilíaca direita quando se realiza a palpação do lado esquerdo do abdome. Esse sinal geralmente está presente na apendicite aguda.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da assistência ao parto, assinale a opção correta.

  • A.

    Na gravidez gemelar, caso os dois gêmeos estejam não-cefálicos, o parto vaginal pode ser realizado, desde que se proceda à versão externa do primeiro feto e à versão interna do segundo feto.

  • B.

    A apresentação pélvica é a segunda apresentação fetal em incidência após a cefálica fletida e o seu diagnóstico é predominantemente ultra-sonográfico.

  • C.

    Nas pacientes multíparas, é esperado que a descida da apresentação, nos partos cefálicos, seja mais rápida do que nas primíparas. De modo geral, quanto maior a paridade, mais rápida é a descida da apresentação.

  • D.

    A limpeza intestinal através do enema, nas pacientes admitidas em trabalho de parto, têm-se mostrado útil na redução das taxas de infecção neonatal e da episiorrafia, além de diminuir o desconforto da paciente durante o trabalho de parto.

A crescente preocupação com a seleção de alimentos que proporcionem uma vida mais saudável compreende a escolha, o processamento e a conservação desses alimentos, visando colocá-los ao alcance de todos, em boas condições de consumo. Com relação a esse assunto, julgue os seguintes itens.

O ácido benzóico, o eugenol, o ácido cinâmico e o cloreto sódio em alta concentração são responsáveis pela rápida deterioração dos alimentos nos quais estão presentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Mielite transversa é doença neurológica caracterizada por fraqueza muscular e distúrbios sensitivos de início abrupto que são progressivos e comprometem os membros inferiores. Na maioria dos casos, há história anterior de infecção viral acompanhada de febre e mal-estar. Os vírus comumente citados como agentes desses quadros infecciosos que precedem a mielite transversa são o Epstein-Barr e os vírus do herpes, da influenza, da rubéola, da caxumba e da varicela. Com referência às características da mielite transversa, julgue os próximos itens.

Distúrbios de controle do esfíncter vesical raramente ocorrem durante a evolução da mielite transversa e são causados por infecção urinária residual produzida pelos vírus mencionados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um rapaz com 17 anos de idade foi encaminhado para consulta com nefrologista por apresentar pressão arterial (PA) durante uma campanha de prevenção de doença renal de 170 mmHg (sistólica) e de 110 mmHg (diastólica), sendo totalmente assintomático. Ele é um jovem sedentário, afro-descendente, estudante do segundo grau e apresenta antecedentes familiares de hipertensão arterial importantes, sendo a mãe hipertensa crônica, medicada, e uma irmã mais velha também hipertensa. No dia da consulta, sua PA foi de 160 mmHg × 100 mmHg e em seu exame físico não foi constatado sopro abdominal, não existindo outras alterações dignas de nota. Os exames laboratoriais solicitados mostraram concentração de uréia = 40 mg/100 mL, de creatinina = 1,3 mg/dL, depuração de creatinina = 86 mL/min/1,73 m2 e microalbuminúria = 99 mg/24 h (VN: < 30 mg em 24 h). O ECG mostrou leve hipertrofia de VE e o FO foi compatível com retinopatia hipertensiva leve. O paciente foi medicado com a associação de um diurético tiazídico e um bloqueador de enzima de conversão. O nefrologista solicitou uma ultra-sonografia renal com doppler de artérias renais e solicitou retorno com o resultado do exame.

Com base nesse quadro clínico, julgue os próximos itens.

O fato de o jovem ser afro-descendente e possuir antecedentes de hipertensão arterial na família são fortes indicativos do diagnóstico de hipertensão arterial primária, o que dispensa a realização de exames adicionais para afastar a hipótese de hipertensão secundária.

  • C. Certo
  • E. Errado

A classificação do recém-nascido permite definir grupos de risco quanto à morbimortalidade peri e neonatal com vistas à eficácia de ações preventivas e terapêuticas eventualmente cabíveis. Os critérios normalmente utilizados para a classificação do recém-nascido são o peso ao nascer (PN), a idade gestacional (IG), a relação peso/idade gestacional e o estado nutricional. Nesse sentido, julgue os itens que se seguem, relativos à classificação do recém-nascido.

Recém-nascido de baixo peso é o que nasce com peso inferior a 2.700 g, independentemente da idade gestacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Leucemias agudas e síndromes mielodisplásicas são doenças clonais hematológicas que se originam de modificações do material genético (mutações) da célula tronco e caracterizam-se pelo acúmulo de células imaturas na medula óssea. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 106 a 110.

A síndrome mielodisplásica hipocelular caracteriza-se por pancitopenia severa em pacientes que expressam HLA-DR15. O tratamento mais indicado nesses casos é a imunossupressão com agentes tais como globulina antitimocítica, ciclosporina e corticosteróides.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...