Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma senhora de 65 anos de idade foi levada ao serviço de pronto atendimento por seus vizinhos, que relataram que a paciente foi encontrada praticamente desacordada na sala de sua residência há cerca de 14 horas. Informaram que a paciente tem "problema de tireóide". No exame físico, foram constatados os seguintes achados relevantes: importante redução do nível de consciência, pouca resposta aos estímulos externos, sem outros sinais neurológicos de localização, pressão arterial de 130 mmHg × 105 mmHg, freqüência cardíaca de 45 bpm, temperatura axilar de 33,5 ºC; ritmo cardíaco regular bradicárdico, com bulhas hipofonéticas, sem sopros; pulmões com murmúrio vesicular rude, sem ruídos adventícios; abdome livre, ruídos hidraéreos normais; extremidades sem edema ou cianose. Hemograma completo mostrou leucocitose de 15.000 células/mL, com desvio à esquerda até mielócitos e granulações tóxicas nos leucócitos. Exame de urina (EAS) mostrou urina turva, teste do nitrito positivo, ausência de outros elementos anormais, presença de 20 leucócitos/campo, ausência de hemácias, presença de inúmeros cilindros leucocitários e presença de bacteriúria. O resultado da bioquímica do sangue foi o seguinte: glicemia = 50 mg/dL (valores de referência: 60 – 110 mg/dL), sódio = 115 mEq/L (valores de referência: 135 – 145 mEq/L), potássio = 4 mEq/L (valores de referência: 3,5 – 5,0 mEq/L), duas dosagens de troponina I (na admissão e 6 horas depois) foram iguais a 0,008 ng/mL e 0,010 ng/mL, respectivamente (valor de referência: < 0,05 ng/mL). O eletrocardiograma convencional (admissão) mostrou bradicardia sinusal, baixa voltagem nas derivações periféricas, retificação difusa do segmento ST, sem alterações na onda T. Radiografia de tórax no leito mostrou aumento moderado da área cardíaca, com aspecto de coração "em moringa", sem sinais de congestão pulmonar ou de infiltrados nos campos pulmonares.
Com base nas informações do quadro clín
O principal diagnóstico dessa emergência clínica é coma hiperosmolar não-cetótico.
Um homem com 58 anos de idade submeteu-se a tratamento para seborréia em diversas áreas do rosto durante vários anos. O filho e a sobrinha possuíam patologia semelhante. Ao exame clínico, o homem apresentava o nariz espesso, com protuberâncias violáceas, eritema na pele e telangiectasias, principalmente em sua metade inferior. O diagnóstico clínico foi o de rinofima.
Com relação ao quadro clínico acima, julgue os itens que se seguem.
A rinofima, desde que tratada corretamente, não tende a evoluir para carcinoma de células basais difusas e multifocais por se tratar de patologia benigna.
Considerando que um paciente de 25 anos de idade, vítima de acidente automobilístico com trauma abdominal fechado, tenha dado entrada em um pronto-socorro, e que o exame físico nele realizado tenha revelado pressão arterial estável e mucosas hipocoradas, julgue os itens seguintes.
Se o paciente apresentar lesão de bacia, a incisão para realização do lavado peritoneal deverá ser infra-umbilical.
Acerca da avaliação e conduta no derrame para-pneumônico, julgue os itens subseqüentes.
Um pH abaixo de 7,1 e DHL acima de 1.000 UI/L indicam drenagem sistemática do derrame para-pneumônico.
Medicina - Cirurgia de Cabeça e Pescoço - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Em relação às neoplasias malignas da boca, julgue os itens a seguir.
Após diagnóstico de um carcinoma espinocelular (T2) de borda livre de língua, deve-se encaminhar o paciente para cirurgia ou radioterapia, pois ambos os tratamentos têm resultados semelhantes de sobrevida em 5 anos.
De 1980 a junho de 2007, foram notificados 474.273 casos de AIDS no país. Segundo critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil tem uma epidemia concentrada, com taxa de prevalência de infecção pelo HIV de 0,6% da população entre 15 e 49 anos. A respeito do comprometimento de sistemas nessa doença, julgue os itens a seguir.
Meningite tuberculosa é freqüente em portadores de AIDS, e o exame do liquor é muito útil porque, mesmo após 14 dias de tratamento, o resultado permanece positivo para o bacilo.
Um pediatra atendeu uma criança de 12 meses de idade com história de febre alta, vômitos repetidos e irritabilidade nas últimas 24 horas. Ao exame físico, observou-se diminuição da consciência, rigidez de nuca e sinais de Kernig e Brudzinski. O exame do líquido cefalorraquidiano revelou aumento do número de células, com predomínio de polimorfonucleares, hipoglicorraquia quando comparada à glicemia venosa e hiperproteinorraquia. Revendo a história clínica, o médico obteve a informação de que a criança nasceu bem, foi amamentada até os seis meses exclusivamente, foi vacinada com o esquema básico de vacinação do posto de saúde e, a pedido do médico assistente, recebeu 3 doses da vacina antipneumocócica conjugada heptavalente.
Considerando que o diagnóstico do quadro clínico acima relatado seja meningite, assinale a opção que apresenta o agente etiológico mais provável dessa patologia.
vírus
cocos gram-positivos
bacilo álcool-ácido resistente
cocos gram-negativos
Um lactente de dois meses de vida foi admitido com vômitos repetidos e desidratação. Os pais negaram febre e outros sintomas, mas informaram que a criança vinha apresentando vômitos pós-alimentares há 1 mês, que foram confundidos com regurgitação. No exame físico, o médico observou sinais de desidratação leve e palpou pequena tumoração epigástrica no exame do abdome.
A respeito desse quadro clínico, julgue os itens seguintes.
O diagnóstico clínico é de estenose hipertrófica do piloro.
A isquemia mesentérica aguda é uma emergência vascular grave, com mortalidade global de 60% a 80%. Com respeito a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Arritmias cardíacas, infarto do miocárdio, cardiomiopatias e aneurismas ventriculares são exemplos de fatores de risco associados à isquemia mesentérica decorrente de embolia arterial.
Os estudos epidemiológicos constituem a base para a condução de problemas clínicos que fazem parte do dia-a-dia do ginecologista. Acerca da epidemiologia, assinale a opção correta.
Em um estudo prospectivo, quando se diz que a exposição de uma população a um fator de risco leva a um risco relativo igual a 1 para determinada doença, significa que a probabilidade de os indivíduos expostos àquele risco desenvolverem aquela doença é 50% maior que a dos indivíduos não expostos.
Quando um trabalho relata que foram detectados 300 novos casos de determinada doença em um ano, esse dado é denominado taxa de prevalência.
A randomização da amostra é necessária para reduzir os vícios de seleção nos estudos de caso-controle, e pode ser dispensada em estudos de prevalência.
O valor preditivo positivo de um teste é definido como o número de resultados positivos verdadeiros entre todos aqueles com resultado positivo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...