Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As gamopatias monoclonais são doenças clonais hematológicas caracterizadas pela produção anormal de imunoglobulina referida como proteína M. Com relação a esse grupo de patologias, julgue os itens que se seguem.
Anemia, insuficiência renal, lesões osteolíticas e síndrome de hiperviscosidade são complicações comuns do mieloma múltiplo.
Considere um paciente de 15 anos de idade que solicita avaliação médica devido a ginecomastia. Ao exame físico, apresenta estatura no percentil 97, acima do canal familiar, ginecomastia bilateral, ausência de odor axilar adulto ou pelos axilares. Genitália masculina, testículos tópicos, com maior diâmetro de 2 cm e consistência endurecida. O diagnóstico mais provável é de
síndrome de Turner.
síndrome de Klinefelter.
síndrome de Kallman.
retardo puberal constitucional.
Um paciente com 60 anos de idade procurou serviço médico hospitalar para avaliação clínica de rotina, o que fazia, pelo menos uma vez ao ano, há 10 anos. Ao ser submetido a anamnese, negou apresentar qualquer sintomatologia ou antecedente de doença. Entretanto, a medida da pressão arterial, obtida decorridos quinze minutos do início da consulta, apresentou níveis de 200 mmHg × 120 mmHg. Nada mais foi encontrado no exame físico do paciente. A revisão do prontuário mostrou que sua medida de pressão sempre se situou nos limites da normalidade.
Diante desse quadro clínico, o médico deve
solicitar o exame de monitorização ambulatorial da pressão arterial por 24 h.
Uma senhora de 65 anos de idade foi levada ao serviço de pronto atendimento por seus vizinhos, que relataram que a paciente foi encontrada praticamente desacordada na sala de sua residência há cerca de 14 horas. Informaram que a paciente tem "problema de tireóide". No exame físico, foram constatados os seguintes achados relevantes: importante redução do nível de consciência, pouca resposta aos estímulos externos, sem outros sinais neurológicos de localização, pressão arterial de 130 mmHg × 105 mmHg, freqüência cardíaca de 45 bpm, temperatura axilar de 33,5 ºC; ritmo cardíaco regular bradicárdico, com bulhas hipofonéticas, sem sopros; pulmões com murmúrio vesicular rude, sem ruídos adventícios; abdome livre, ruídos hidraéreos normais; extremidades sem edema ou cianose. Hemograma completo mostrou leucocitose de 15.000 células/mL, com desvio à esquerda até mielócitos e granulações tóxicas nos leucócitos. Exame de urina (EAS) mostrou urina turva, teste do nitrito positivo, ausência de outros elementos anormais, presença de 20 leucócitos/campo, ausência de hemácias, presença de inúmeros cilindros leucocitários e presença de bacteriúria. O resultado da bioquímica do sangue foi o seguinte: glicemia = 50 mg/dL (valores de referência: 60 – 110 mg/dL), sódio = 115 mEq/L (valores de referência: 135 – 145 mEq/L), potássio = 4 mEq/L (valores de referência: 3,5 – 5,0 mEq/L), duas dosagens de troponina I (na admissão e 6 horas depois) foram iguais a 0,008 ng/mL e 0,010 ng/mL, respectivamente (valor de referência: < 0,05 ng/mL). O eletrocardiograma convencional (admissão) mostrou bradicardia sinusal, baixa voltagem nas derivações periféricas, retificação difusa do segmento ST, sem alterações na onda T. Radiografia de tórax no leito mostrou aumento moderado da área cardíaca, com aspecto de coração "em moringa", sem sinais de congestão pulmonar ou de infiltrados nos campos pulmonares.
Com base nas informações do quadro clín
A determinação da cetonemia é fundamental nessa condição clínica.
Um homem com 58 anos de idade submeteu-se a tratamento para seborréia em diversas áreas do rosto durante vários anos. O filho e a sobrinha possuíam patologia semelhante. Ao exame clínico, o homem apresentava o nariz espesso, com protuberâncias violáceas, eritema na pele e telangiectasias, principalmente em sua metade inferior. O diagnóstico clínico foi o de rinofima.
Com relação ao quadro clínico acima, julgue os itens que se seguem.
O tratamento da rinofima não é só estético, pois, no caso em questão, pode haver comprometimento funcional do nariz pelo aumento exagerado da lesão, ocasionando obstrução do fluxo aéreo.
Um paciente de 61 anos de idade, tabagista e etilista inveterado há vários anos, procurou médico, com queixas de emagrecimento, diarréia e dor abdominal. Relatou ser portador de diabetes controlada com hipoglicemiante oral.
A respeito desse caso clínico, julgue os seguintes itens.
Esse paciente pode ser portador de pancreatite crônica.
Acerca da avaliação e conduta no derrame para-pneumônico, julgue os itens subseqüentes.
O derrame associado à artrite reumatóide cursa classicamente com glicose e pH baixos, sendo, inclusive, em níveis inferiores aos encontrados nos derrames parapneumônicos.
Medicina - Cirurgia de Cabeça e Pescoço - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Dado que há melhor controle loco-regional dos carcinomas espinocelulares das vias areodigestivas superiores, a ocorrência de múltiplos tumores primários apresenta impacto na sobrevida dos pacientes. Com relação ao exposto, julgue os seguintes itens.
A continuidade de hábitos como tabagismo e etilismo após o tratamento é um importante fator de risco.
A ação do profissional de saúde depende do material que está sendo usado como veículo de transmissão de infecção, tanto para pacientes como na manipulação de artigos sem os devidos cuidados. Acerca dos métodos de proteção antiinfecciosa, julgue os seguintes itens.
Cloro, iodóforos, álcool e fenóis não devem ser utilizados para artigos que entrarão em contato com a pele íntegra ou para a desinfecção de superfícies, devido a sua ineficácia nessas circunstâncias.
Julgue os itens a seguir, relativos aos distúrbios neurológicos encontrados na infância.
I Segundo Volpe, no período neonatal a convulsão sutil se manifesta como movimentos oculares, orais-bucais-linguais e movimentos estereotipados de membros (pedalar, nadar, boxear).
II O quadro clínico de uma escolar com história de cefaléia recorrente, de localização unilateral, pulsátil, acompanhada de náuseas, vômitos e fotofobia, com crises que duram em média 48 horas quando tratadas e que melhoram com repouso, é compatível com o diagnóstico de um processo expansivo intracraniano.
III Considere o seguinte quadro clínico: um lactente de quatro meses passa a apresentar movimentos de flexão de membros superiores e inferiores, em salvas, várias vezes ao dia, sem perda da consciência; a mãe informou que o nascimento ocorreu com dificuldades, que a criança necessitou de ajuda para respirar e permaneceu durante uma semana na unidade de cuidados intensivos neonatais; também percebeu que a criança não vinha se desenvolvendo bem, que tinha alguma dificuldade para amamentar e não conseguia elevar o pescoço quando em decúbito ventral; um eletroencefalograma mostrou um padrão hipsiarrítmico. Nessa situação, o diagnóstico é de espasmos infantis (síndrome de West), e o prognóstico é reservado quanto ao desenvolvimento neurológico.
IV Considere o seguinte quadro clínico: um lactente com 10 meses, após uma crise de choro, perdeu a respiração e ficou cianótico, hipotônico e inconsciente; a mãe tentou reanimar a criança fazendo ventilação boca a boca; ao final de 30-60 segundos, a criança voltou a respirar normalmente, e ficou corada; a mãe ficou preocupada porque tal episódio se repetiu em mais duas ocasiões e a criança não aparentava anormalidades.
Nessa situação clínica, o diagnóstico é de crise de ausência e causa de morte súbita na infância. Estão certos apena
I e II.
I e III.
II e IV.
III e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...