Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De 1980 a junho de 2007, foram notificados 474.273 casos de AIDS no país. Segundo critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil tem uma epidemia concentrada, com taxa de prevalência de infecção pelo HIV de 0,6% da população entre 15 e 49 anos. A respeito do comprometimento de sistemas nessa doença, julgue os itens a seguir.
Pacientes com HIV e hepatite viral concomitante devem receber medicamentos diferenciados para uma e outra virose, pois, até o presente momento, inexiste antiviral que permita co-tratamento.
Diante da morte de vários macacos em áreas de matas periurbanas e da confirmação de um caso de febre amarela em ser humano, as autoridades de saúde pública de uma cidade da região Centro-Oeste recomendaram uma campanha de vacinação, como medida para se evitar a febre amarela urbana. Uma mãe dessa região levou seu filho de 6 meses ao centro de saúde, onde foi observado que, ao nascer, ele havia recebido apenas as vacinas de BCG e contra a hepatite B. Acerca da vacinação, em especial contra a febre amarela, assinale a opção correta tendo como referência a situação descrita.
Além da vacina contra a febre amarela, a criança deve receber as primeiras doses das vacinas PVO, DPT+ HiB e a segunda dose da vacina contra hepatite B.
Por ter apenas 6 meses, a criança não pode ser vacinada contra a febre amarela.
A eficácia da vacina contra a febre amarela é de 60%, e o início da proteção se faz a partir de duas semanas da aplicação.
Se a mãe foi vacinada contra a febre amarela há nove anos, há necessidade, nesse momento, de uma nova dose de reforço.
Um adolescente, previamente hígido, procurou o médico com dor de garganta, mal-estar geral e febre há uma semana. Há 3 dias, usa amoxicilina por indicação médica. Há um dia, apareceram manchas vermelhas em seu corpo, e ele está febril e com a garganta avermelhada. O médico observou micropoliadenopatia cervical posterior, fígado e baço palpáveis a 2 cm dos rebordos costais e a presença de máculas e pápulas de 1 cm a 2 cm na face, no tronco e nas membros. O exame da orofaringe mostrou uma membrana exsudativa em ambas as amígdalas.
Julgue os itens seguintes, acerca do quadro clínico acima apresentado.
O monoteste é o exame padrão-ouro para confirmar ou afastar o diagnóstico.
Acerca dos acidentes vasculares cerebrais (AVCs), julgue os itens a seguir.
Diagnóstico clínico de AVC isquêmico, idade acima de 18 anos, tomografia computadorizada de crânio sem evidências de hemorragia, tempo de evolução menor que 180 minutos antes do início da infusão do trombolítico e significativo deficit neurológico são critérios de indicação para trombólise intravenosa.
Em populações submetidas a situações de emergência, a segurança nutricional é foco de interesse. Utilizam-se mecanismos de triagem populacional que caracterizam níveis de carência de macronutrientes e micronutrientes para sua devida assistência imediata. Julgue os itens a seguir, relacionados à identificação de carências nutricionais.
Carências protéicas graves podem advir em poucas semanas de ingesta protéica inadequada e podem não conferir ao paciente aspectos ectoscópicos característicos de desnutrição; edema, quando presente, sugere níveis séricos de albumina abaixo de 3,0 g/dL.
A esclerose múltipla (MS) é doença crônica, remitente, caracterizada por lesões múltiplas da substância branca do sistema nervoso central, que são separadas quanto ao tempo de ocorrência e localização. A causa da MS é desconhecida, mas sabe-se que há interação de fatores genéticos, imunológicos e infecciosos na origem da doença. A respeito dessa enfermidade, julgue os itens a seguir.
Vertigem, disartria e perda de controle esfincteriano vesical são os sintomas mais freqüentes e precoces dessa doença.
Um homem com 35 anos de idade está em programa de hemodiálise crônica há 5 anos. A insuficiência renal foi devida a uma glomerulonefrite diagnosticada por meio de biópsia renal feita há 9 anos, com laudo de glomerulosclerose segmentar e focal (GESF). Atualmente, ele está recebendo 3 sessões semanais de 4 horas de hemodiálise, acesso vascular por fístula arteriovenosa, dialisador de polissulfona. Está em uso de eritropoetina humana recombinante (4.000 ui por semana), hidróxido de ferro (100 mg IV por semana), carbonato de cálcio (3,0 g por dia) e calcitriol (0,50 :g por dia). Os exames realizados esta semana mostraram índices de hemoglobina de 11,5 g/dL, ferritina de 850 0g/mL e saturação de transferrina de 55%. O cálcio sérico total foi de 10 mg/dL, o fósforo, de 7,0 mg/dL e o PTH sérico, de 420 pg/mL. A adequação da diálise aferida pelo índice de remoção da uréia foi de 55%.
Com relação ao quadro clínico apresentado acima, julgue os itens que se seguem.
O elevado produto entre a concentração de cálcio sérico e fósforo (70) indica a necessidade de suspender temporariamente a administração da vitamina D ativa e de trocar o quelante de fósforo por outro que não contenha cálcio.
Julgue os itens subseqüentes, que versam sobre a utilização e conservação de hemocomponentes.
O uso de concentrado de hemácias deleucotizadas (filtradas) previne a reação febril não-hemolítica e a transmissão de citomegalovírus.
As anemias hemolíticas resultam de mecanismos hereditários ou adquiridos e são caracterizadas por redução da vida média das hemácias. Com relação a esse grupo de patologias, julgue os itens a seguir.
O estado hemolítico pode ser definido laboratorialmente por níveis reduzidos de haptoglobina e níveis elevados de reticulócitos, desidrogenase láctica e bilirrubina indireta.
Um paciente de 68 anos de idade, apresenta queixa de dor em região de coluna torácica e gradil costal, anorexia, fraqueza, perda de peso e infecções respiratórias recorrentes. Refere, ainda, diminuição do volume urinário nos últimos dias. Ao exame físico, apresenta-se em regular estado geral, emagrecido, descorado ++/4, eupnéico, anictérico e acianótico. Apresenta, ainda, dor à palpação de gradil costal, bilateralmente. Restante do exame sem alterações dignas de nota.
Exames complementares:
hemograma: Hb = 9g/dL, Ht = 29%, leucócitos = 4.000 mm 3 , plaquetas = 150.000 mm 3 . Hemácias em rouleaux
VHS = 90 mm/h
uréia: 180 mg/dL
creatinina: 8 mg/dL.
cálcio sérico: 13,5 mg/dL
fósforo sérico: 4,8 mg/dL
proteínas séricas totais: 10 g/dL
PSA (antígeno prostático específico): 0,2 ng/mL
Rx simples de tórax: lesões líticas em saca-bocado em diversos arcos costais. Fratura compressiva de vértebra T8.
Com base nas informações apresentadas na situação hipotética acima, o diagnóstico mais provável é de
hiperparatireoidismo primário.
hipercalcemia hipocalciúrica familiar.
linfoma de Hodgkin.
mieloma múltiplo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...