Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca dos acidentes vasculares cerebrais (AVCs), julgue os itens a seguir.
A presença de deficit motor, deficit sensitivo, dificuldade na articulação da fala, alterações de coordenação motora e distúrbios nos nervos cranianos localizados no tronco cerebral (com nistagmo e paralisia facial periférica, por exemplo) fazem suspeitar de acometimento do território vascular vertebrobasilar.
Em populações submetidas a situações de emergência, a segurança nutricional é foco de interesse. Utilizam-se mecanismos de triagem populacional que caracterizam níveis de carência de macronutrientes e micronutrientes para sua devida assistência imediata. Julgue os itens a seguir, relacionados à identificação de carências nutricionais.
A deficiência de iodo ainda é considerada uma das principais causas de malformações congênitas envolvendo o sistema osteomuscular.
A esclerose múltipla (MS) é doença crônica, remitente, caracterizada por lesões múltiplas da substância branca do sistema nervoso central, que são separadas quanto ao tempo de ocorrência e localização. A causa da MS é desconhecida, mas sabe-se que há interação de fatores genéticos, imunológicos e infecciosos na origem da doença. A respeito dessa enfermidade, julgue os itens a seguir.
A natureza patológica das lesões da MS consiste no processo de desmielinização com formação de placas.
Um homem com 35 anos de idade está em programa de hemodiálise crônica há 5 anos. A insuficiência renal foi devida a uma glomerulonefrite diagnosticada por meio de biópsia renal feita há 9 anos, com laudo de glomerulosclerose segmentar e focal (GESF). Atualmente, ele está recebendo 3 sessões semanais de 4 horas de hemodiálise, acesso vascular por fístula arteriovenosa, dialisador de polissulfona. Está em uso de eritropoetina humana recombinante (4.000 ui por semana), hidróxido de ferro (100 mg IV por semana), carbonato de cálcio (3,0 g por dia) e calcitriol (0,50 :g por dia). Os exames realizados esta semana mostraram índices de hemoglobina de 11,5 g/dL, ferritina de 850 0g/mL e saturação de transferrina de 55%. O cálcio sérico total foi de 10 mg/dL, o fósforo, de 7,0 mg/dL e o PTH sérico, de 420 pg/mL. A adequação da diálise aferida pelo índice de remoção da uréia foi de 55%.
Com relação ao quadro clínico apresentado acima, julgue os itens que se seguem.
As concentrações de hemoglobina e ferritina e a saturação de transferrina indicam a necessidade de suspender temporariamente a administração de ferro parenteral até novas avaliações laboratoriais.
Julgue os itens subseqüentes, que versam sobre a utilização e conservação de hemocomponentes.
Concentrados de hemácias armazenadas por longos períodos sofrem redução dos níveis de 2,3 difosfoglicerato, com conseqüente desvio da curva de dissociação da hemoglobina para a direita.
Julgue os itens subseqüentes, relativos as leucemias agudas.
O diagnóstico diferencial entre leucemia mielóide aguda e leucemia linfóide aguda somente é possível por meio da imunofenotipagem.
Considere uma paciente de 23 anos de idade, com diagnóstico de hipotireoidismo primário (tireoidite de Hashimoto) há 2 anos, em uso regular de hormônio tireoidiano na dose de 100 :g/dia. Atualmente, está na décima quarta semana de gestação tópica e com TSH plasmático de 4,0 mUI/mL (valores de referência do laboratório: 0,3 a 5,5 mUI/mL). A conduta mais adequada, diante desse quadro clínico, consiste em
manter a dose do hormônio tireoidiano.
aumentar a dose do hormônio tireoidiano
diminuir a dose do hormônio tireoidiano.
suspender o uso de hormônio tireoidiano.
Existem relatos da ocorrência de dengue no mundo há mais de 200 anos. Esse problema, que o Brasil vem enfrentando com maior intensidade a partir de 1980, atinge, hoje, o grau de epidemia em várias regiões do país. O conhecimento dos aspectos clínicos da doença é de fundamental importância para a contenção do problema. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
Febre de baixa intensidade, tosse produtiva e mialgia generalizada caracterizam o diagnóstico de dengue clássica.
Julgue os itens a seguir, relativos a colelitíase.
A rápida perda de peso corporal que ocorre após a realização de cirurgia bariátrica está associada a maior risco de formação de cálculos biliares sintomáticos.
Um homem de 45 anos de idade, procurou atendimento médico de emergência, onde recebeu o diagnóstico de oclusão arterial aguda do antebraço direito. Informou ter diagnóstico de arritmia cardíaca. Com relação a essa situação clínica, julgue os itens que se seguem.
O método diagnóstico mais útil para a confirmação diagnóstica dessa doença arterial é a cintilografia com radionuclídeos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...