Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma mulher de 38 anos de idade, com antecedente de gastrite crônica queixa-se, há 8 meses, de fadiga e dispnéia progressivas ao realizar esforço. Não há alterações significativas no exame físico. A avaliação laboratorial revela hematócrito 26%, hemoglobina 8,4 g/dL, VCM 102 fL (normal 80 96 fL), HCM 21 pg (normal 26 32 pg), leucócitos 4.200/mm3 e plaquetas 150.000/mm3.
Com base no quadro clínico acima apresentado, julgue os itens que se seguem.
Os dados clínicos e laboratoriais descritos podem ser encontrados em pacientes com quadro de hipotireoidismo.
A doença cardiovascular é a causa principal de morbidade e mortalidade entre indivíduos diabéticos. Estima-se que complicações cardiovasculares são responsáveis por até 75% das mortes em pacientes com diabetes melito do tipo 2. A incidência de dislipidemia é elevada em pacientes com diabetes e também contribui para o aumento do risco cardiovascular desses pacientes. Assim, a identificação precoce e o manejo da dislipidemia no diabetes é fundamental. Acerca da dislipidemia no diabetes melito, julgue os itens a seguir.
O tratamento farmacológico combinado com estatinas e fibratos deve ser usado com cautela, principalmente em pacientes com disfunção renal, devido ao risco de miopatia e rabdomiólise.
Em relação ao hipotireoidismo, julgue os itens a seguir.
Atraso da idade óssea é manifestação de hipotireoidismo na criança.
Julgue os seguintes itens relativos a alguns conceitos elementares de epidemiologia clínica que norteiam certas ações e estudos da medicina preventiva.
Quanto maior for a especificidade de um teste, maior será a chance de ele detectar a presença da doença.
A artrite gotosa é uma causa freqüente de consulta em prontosocorros. Com base nessa emergência reumatológica, julgue os itens seguintes.
A podagra — processo inflamatório que acomete a primeira articulação metatarsofalangeana — é uma forma de expressão clínica inicial comum nessa doença.
Um paciente com 65 anos de idade e fumante (30 anos/maço) foi submetido a lobectomia superior direita para retirada de lesão espiculada de 2,5 cm. No segundo dia pósoperatório (DPO), ele encontrava-se sem dor importante e alimentando-se bem, com sinais vitais normais e sem fuga aérea, com drenagem de 150 mL nas últimas 12 h e radiografia de tórax mostrando expansão total do pulmão.
Considerando o caso clínico acima apresentado, julgue os itens a seguir.
O dreno pode ser retirado e o paciente liberado para casa, mesmo sendo o segundo DPO.
Medicina - Cirurgia de Cabeça e Pescoço - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca dos tumores benignos que ocorrem na cavidade nasal, julgue os seguintes itens.
A principal nutrição arterial do angiofibroma juvenil provém da artéria faríngea inferior.
Um paciente de 28 anos de idade foi admitido na sala de emergência em decorrência de hematêmese. No exame clínico, o paciente mostrou-se ansioso e sonolento, apresentando, ainda, palidez cutaneomucosa. Sua freqüência cardíaca (FC) era de 120 bpm, a pressão arterial (PA), de 90 mmHg × 50 mmHg, em posição supina, e de 75 mmHg × 40 mmHg, quando ficava de pé, com FC, nessa posição, de 140 bpm, com extremidades frias e úmidas.
A partir dessa emergência gastrintestinal, julgue os itens que se seguem.
Evidências científicas atuais demonstram que, independentemente da etiologia do sangramento, a prioridade inicial do tratamento desse paciente deve consistir na infusão intravenosa de octreotídeo.
O Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar, aprovado pela Portaria n.º 1.970/GM do Ministério da Saúde, em 25/10/2001, passou por diversas revisões posteriores, realizadas pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que foi reconhecida pelo Ministério da Saúde como organização oficial para esse fim, conforme Portaria n.º 538/GM, de 17/4/2001. Nesse manual, encontra-se toda a orientação técnica relativa às boas práticas de administração hospitalar, que são classificadas em três níveis crescentes de qualidade. A respeito desse tema, julgue os seguintes itens.
Para atingir o padrão de nível 3 de acreditação, o hospital deve possuir um sistema de planejamento e melhoria contínua, em termos de estrutura, novas tecnologias, atualização técnico-profissional e procedimentos correspondentes.
Um homem de 40 anos de idade apresenta um adenocarcinoma do terço inferior do reto, com invasão do canal anal e exteriorização pelo orifício anal. A tomografia do abdome revela que o tumor atinge a gordura perirretal e não invade os órgãos vizinhos. O fígado está normal ao exame tomográfico, bem como a radiografia do tórax. A dosagem do antígeno carcinoembrionário (CEA) é de 96 ng/mL.
Julgue os itens seguintes, referentes a esse caso clínico.
O antígeno carcinoembrionário está elevado, e esse achado aumenta a suspeita de doença metastática.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...