Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca das diversas situações clínicas que o pediatra enfrenta, cada um dos itens subseqüentes apresenta um quadro clínico, seguido de uma assertiva a ser julgada.
Um lactente com 30 dias de vida, nascido de parto vaginal, em amamentação exclusiva, apresenta, há uma semana, obstrução nasal, coriza e tosse seca, de evolução progressiva. A mãe informou que a criança esteve afebril durante todo o período da doença e que, nos primeiros dias após o nascimento, a criança teve um quadro caracterizado como conjuntivite. No exame físico, observou-se taquipnéia e crepitações à ausculta. Uma radiografia do tórax revelou um infiltrado intersticial com hiperinsuflação difusa. Nesse quadro clínico, o diagnóstico clínico é de pneumonia por clamídia.
A regeneração e a cicatrização fazem parte do processo de reparo celular que se segue à ocorrência de uma ferida. Com relação à cicatrização, julgue os itens seguintes.
No processo de cicatrização denominado de terceira intenção, a ferida é deixada aberta e a cicatrização ocorre por meio de processos naturais.
Quanto a emergências oftalmológicas, julgue os itens que se seguem.
A laceração palpebral que afeta o canalículo deverá ser corrigida com a intubação do mesmo para cicatrização adequada.
Um senhor com 62 anos de idade, vítima de politrauma, submetido a laparotomia em que se encontrou hemoperitônio decorrente de lesão hepática por trauma, foi admitido em unidade de terapia intensiva. Após reposição volêmica, o paciente apresentou pressão arterial de 143 mmHg × 84 mmHg e freqüência cardíaca de 116 bpm. A respiração foi mantida assistida, com ventilação mecânica sob TOT com SpO2 de 96%. Exames laboratoriais mostraram uréia de 34 mg%, creatinina de 0,9 mg% e glicose 102 mg%. O exame físico mostrou abdome plano, depressível, peristalse inaudível, drenos com secreções sanguinolentas residuais. Débito urinário e função renal foram considerados normais.
Considerando o quadro clínico acima e a aspectos a ele correlacionados, julgue os itens a seguir.
O paciente em questão deve ser submetido a reposição de vitamina B12 precocemente, em virtude da lesão hepática e devido a suas escassas reservas orgânicas.
A síndrome de Guillain-Barré (SGB) é uma polineuropatia pósinfecciosa que compromete principalmente os nervos motores, mas também os sensoriais e autonômicos; pode ocorrer em todos os grupos etários e não se caracteriza como doença hereditária. As manifestações clínicas e as provas laboratoriais permitem ampla margem de segurança no diagnóstico dessa síndrome. Julgue os itens subseqüentes, relativos à SGB.
A paralisia muscular que faz parte da SGB instala-se nas primeiras 72 horas após um quadro de infecção viral inespecífica.
Julgue os itens que se seguem, que versam acerca de neurologia geral.
O anel de Kayser Fleyscher, presente na doença de Wilson, ocorre com maior freqüência no estágio hepático puro do que na forma neurológica da doença.
Uma mulher de 38 anos de idade, com antecedente de gastrite crônica queixa-se, há 8 meses, de fadiga e dispnéia progressivas ao realizar esforço. Não há alterações significativas no exame físico. A avaliação laboratorial revela hematócrito 26%, hemoglobina 8,4 g/dL, VCM 102 fL (normal 80 96 fL), HCM 21 pg (normal 26 32 pg), leucócitos 4.200/mm3 e plaquetas 150.000/mm3.
Com base no quadro clínico acima apresentado, julgue os itens que se seguem.
O achado de VCM aumentado afasta completamente a possibilidade de carência de ferro nesse caso.
A doença cardiovascular é a causa principal de morbidade e mortalidade entre indivíduos diabéticos. Estima-se que complicações cardiovasculares são responsáveis por até 75% das mortes em pacientes com diabetes melito do tipo 2. A incidência de dislipidemia é elevada em pacientes com diabetes e também contribui para o aumento do risco cardiovascular desses pacientes. Assim, a identificação precoce e o manejo da dislipidemia no diabetes é fundamental. Acerca da dislipidemia no diabetes melito, julgue os itens a seguir.
A ADA sugere que todos os pacientes diabéticos que apresentem níveis de LDL-colesterol maiores ou iguais a 130 mg/dL são candidatos à terapia farmacológica com estatinas.
Em relação ao hipotireoidismo, julgue os itens a seguir.
A passagem transplacentária de anticorpos antitireoidianos é a causa mais freqüente de hipotireoidismo congênito.
Julgue os seguintes itens relativos a alguns conceitos elementares de epidemiologia clínica que norteiam certas ações e estudos da medicina preventiva.
Para reduzir a prevalência de um agravo à saúde, é necessário diminuir o aparecimento de novos casos (prevenção primária) ou encurtar a duração da doença (prevenção secundária).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...