Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar, aprovado pela Portaria n.º 1.970/GM do Ministério da Saúde, em 25/10/2001, passou por diversas revisões posteriores, realizadas pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que foi reconhecida pelo Ministério da Saúde como organização oficial para esse fim, conforme Portaria n.º 538/GM, de 17/4/2001. Nesse manual, encontra-se toda a orientação técnica relativa às boas práticas de administração hospitalar, que são classificadas em três níveis crescentes de qualidade. A respeito desse tema, julgue os seguintes itens.
Deve haver controle de circulação em áreas restritas do hospital, onde o acesso aos usuários não pode ser integralmente liberado.
Um homem de 40 anos de idade apresenta um adenocarcinoma do terço inferior do reto, com invasão do canal anal e exteriorização pelo orifício anal. A tomografia do abdome revela que o tumor atinge a gordura perirretal e não invade os órgãos vizinhos. O fígado está normal ao exame tomográfico, bem como a radiografia do tórax. A dosagem do antígeno carcinoembrionário (CEA) é de 96 ng/mL.
Julgue os itens seguintes, referentes a esse caso clínico.
A demarcação do local do estoma deve ser realizada no período pré-operatório, com o paciente colocando-se em diferentes posições, em pé, deitado e sentado.
Um escolar de 7 anos de idade vem apresentando febre moderada, intermitente, há 3 meses. Acompanhando o quadro, a mãe relatou astenia, anorexia e perda de peso. Atualmente, está com tosse e dificuldade para respirar. No exame físico, o médico observou febre, taquipnéia e taquicardia, sinais de desnutrição aguda, palidez cutaneomucosa, linfonodomegalia submandibular e axilar de pequeno tamanho e consistência elástica, retrações intercostais e hepatosplenomegalia. A mãe procurou assistência médica em várias ocasiões, tendo tratado a criança com antibióticos. Uma radiografia do tórax mostrou condensação no lobo superior direito, com nível hidroaéreo.
Com base nesse quadro clínico, julgue os itens a seguir.
Caso o exame do aspirado da medula óssea (mielograma) tenha mostrado paucicelularidade e não tenham sido encontradas formas amastigotas de leishmânia, poder-se-á descartar o diagnóstico de calazar.
Com relação às emergências em ginecologia e obstetrícia, julgue os itens a seguir.
A placenta prévia é uma das causas de hemorragia obstétrica verificada no segundo e terceiro trimestres e tem como exemplos de causas: a hipertensão arterial, a multiparidade, a corioamnionite, o leiomioma uterino e a desnutrição, entre outras.
Quanto à anatomia e ao desenvolvimento ocular, julgue os itens a seguir.
Indivíduos com alto grau de miopia têm o mesmo risco de descolamento de retina quando comparados a indivíduos normais.
Um senhor com 62 anos de idade, vítima de politrauma, submetido a laparotomia em que se encontrou hemoperitônio decorrente de lesão hepática por trauma, foi admitido em unidade de terapia intensiva. Após reposição volêmica, o paciente apresentou pressão arterial de 143 mmHg × 84 mmHg e freqüência cardíaca de 116 bpm. A respiração foi mantida assistida, com ventilação mecânica sob TOT com SpO2 de 96%. Exames laboratoriais mostraram uréia de 34 mg%, creatinina de 0,9 mg% e glicose 102 mg%. O exame físico mostrou abdome plano, depressível, peristalse inaudível, drenos com secreções sanguinolentas residuais. Débito urinário e função renal foram considerados normais.
Considerando o quadro clínico acima e a aspectos a ele correlacionados, julgue os itens a seguir.
Na vigência de estabilidade cardiocirculatória, terapia nutricional parenteral com 15% de aminoácidos totais a 20%, 30% de lipídios em triglicerídios de cadeia longa e média e 55% de carboidratos é uma opção válida de terapia nutricional.
A síndrome de Guillain-Barré (SGB) é uma polineuropatia pósinfecciosa que compromete principalmente os nervos motores, mas também os sensoriais e autonômicos; pode ocorrer em todos os grupos etários e não se caracteriza como doença hereditária. As manifestações clínicas e as provas laboratoriais permitem ampla margem de segurança no diagnóstico dessa síndrome. Julgue os itens subseqüentes, relativos à SGB.
A maioria dos portadores de SGB desenvolve uma neuropatia desmielinizante.
Julgue os itens que se seguem, que versam acerca de neurologia geral.
Anticorpos anti-receptor de acetilcolina são encontrados em 80% a 90% das formas oculares de miastenia grave.
A doença cardiovascular é a causa principal de morbidade e mortalidade entre indivíduos diabéticos. Estima-se que complicações cardiovasculares são responsáveis por até 75% das mortes em pacientes com diabetes melito do tipo 2. A incidência de dislipidemia é elevada em pacientes com diabetes e também contribui para o aumento do risco cardiovascular desses pacientes. Assim, a identificação precoce e o manejo da dislipidemia no diabetes é fundamental. Acerca da dislipidemia no diabetes melito, julgue os itens a seguir.
Segundo a American Diabetes Association (ADA), em pacientes diabéticos, os níveis desejáveis de LDL-colesterol, HDL-colesterol e triglicerídios são os seguintes: LDL-colesterol: menor que 130 mg/dL para ambos os sexos HDL-colesterol: maior que 40 mg/dL para homens e maior que 50 mg/dL para mulheres; triglicerídios: menor que 150 mg/dL para ambos os sexos.
Um paciente do sexo feminino, 28 anos de idade, procura serviço de emergência médica devido a dispnéia e palpitações. Ao exame físico, observa-se bócio difuso e exoftalmia, além de creptações inspiratórias em bases pulmonares. FR: 30 IRM. ACV: RC irregular, com freqüência ventricular média de 150 BPM. Apresenta-se ainda com tremores de extremidades e sudorese excessiva.
Com base no quadro clínico acima, julgue os itens seguintes.
A utilização de ß-bloqueadores é medida terapêutica formalmente contra-indicada, já que essa paciente apresenta evidências de descompensação cardíaca.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...