Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma paciente de 34 anos de idade, com 54 kg, saudável, caminha cerca de 5 km a 6 km, cinco vezes por semana, e se utiliza de contraceptivos esteróides orais freqüentemente. Ela submete-se à avaliação ambulatorial e à orientação quanto à dieta adequada para sua rotina.
Com referência a esse quadro clínico e a aspectos a ele correlacionados, julgue os seguintes itens.91
Segundo a OMS (1985), a taxa metabólica basal depende diretamente da faixa etária e do peso corporal, não tendo a estatura influência sobre seu cálculo.
A respeito das infecções do SNC, julgue os itens seguintes.
A meningite crônica pode ser causada por uso de antiinflamatórios não-esteroidais.
De um lado, o grande número de acidentes do trabalho é grave problema social em nosso país. De outro, os estudiosos do tema no Brasil e no mundo têm criticado fortemente as conclusões de várias análises de acidentes conduzidas no âmbito de empresas e de algumas instâncias governamentais e as concepções teóricas e metodológicas que lhes dão suporte.
Ildeberto M. de Almeida e José M. J. Filho. Acidentes e sua prevenção.
RBSO, v. 32, n.º 115, jan./jun./2007, p. 8. Internet: <www.bvsms.saude.gov.br>.
Tendo como referência o texto acima, julgue os itens que se seguem.
A teoria de propensão ao acidente, proposta por pesquisadores franceses na década passada, utiliza ferramentas qualitativas para demonstrar que alguns trabalhadores são mais suscetíveis a acidentes de trabalho que outros.
Uma paciente com 28 anos de idade percebeu um nódulo na região cervical durante a escovação do cabelo. Não apresentava quadro clínico sugestivo de disfunção tireoidiana. No exame físico, evidenciou-se nódulo na base do lobo direito da tireóide, com 2 cm de diâmetro, sem adenomegalias cervicais. A respeito desse caso clínico e de aspectos a ele relacionados, julgue os próximos itens.
Uma ampola de gluconato de cálcio a 10% com 10 mL contém 0,1 g de cálcio.
Paciente do sexo masculino, 22 anos de idade, há três meses apresenta fraqueza, inapetência, náuseas e perda de peso. Ao exame físico, evidencia-se pele de tonalidade escurecida e hipotensão postural.
Em relação a esse quadro clínico, julgue os próximos itens.
Espera-se que a concentração sérica de cortisol esteja baixa.
Acerca de documentos médicos comumente utilizados, julgue os itens seguintes.
Proposta de aposentadoria por invalidez e laudo médicopericial são exemplos de documentos emitidos por junta de médicos peritos em caso de aposentadoria decorrente de doenças incapacitantes.
Uma mulher de 35 anos de idade e com 36 semanas de gestação, durante consulta de emergência, relatou cefaléia intensa e persistente, dor epigástrica, náuseas e vômitos. No exame clínico, constatou-se edema de membros inferiores, mãos e face, pressão arterial de 172 mmHg × 113 mmHg (sem antecedentes prévios de hipertensão arterial) e cujos exames laboratoriais evidenciaram: proteinúria (+3) no exame sumário de urina (EAS), hemólise microangiopática e trombocitopenia no hemograma, elevação dos níveis séricos de transaminases (TGO e TGP) e de ácido úrico. Considerando as informações clínicas apresentadas, julgue os itens a seguir.
A principal hipótese diagnóstica é eclâmpsia grave.
Com relação às complicações cirúrgicas, julgue os próximos itens.
A causa mais comum de infecção de prótese é a contaminação bacteriana que ocorre durante sua implantação, a partir da pele ou de linfonodos adjacentes, devendo os antibióticos serem administrados imediatamente antes da incisão da pele.
Uma menina, com 6 semanas de vida, apresentou história de aparecimento de um pequeno ponto vermelho na face, que cresceu rapidamente. A criança, atualmente, está com 4 meses de vida e existem duas tumorações na face, sendo uma localizada na pálpebra superior esquerda, com 3 cm de diâmetro, e a segunda, na região pré-auricular esquerda, com 2 cm de diâmetro
Acerca desse caso clínico e dos hemangiomas, julgue os itens que se seguem No caso descrito, o diagnóstico mais provável é o de hemangioma tuberoso, por apresentar tumoração com mais de 2 cm de diâmetroTexto para os itens de 96 a 104
Uma mulher de 48 anos de idade foi admitida na sala de emergência de um hospital, com queixas de que há 6 horas iniciou súbita cefaléia, de forte intensidade e holocraniana, associada a naúseas, vômitos e embaçamento visual. A paciente queixou-se, ainda, de que, há 2 horas, passou a apresentar hemiplegia direita. Relatou, também, ser portadora de hipertensão arterial sistêmica, constatada há oito anos, quando estava grávida. Nos últimos dois anos, necessitou de várias internações por crises hipertensivas. Nesse período, a hipertensão tem sido de difícil controle. Devido a esse quadro, a paciente está em uso ambulatorial, mas irregular, de várias medicações anti-hipertensivas. Na admissão na emergência, o exame físico revelou que a paciente estava sonolenta, torporosa, com perda da marcha, hemiplegia direita, pupilas isocóricas e fotorreagentes. Sua freqüência cardíaca era de 100 bpm, a pressão arterial, de 200 mmHg × 120 mmHg, e seus pulmões estavam limpos. O exame de fundo de olho evidenciou cruzamentos arteriovenulares patológicos e ausência de papiledema bilateralmente. No eletrocardiograma, havia sinais de sobrecarga de câmaras esquerdas. Após aprofundamento da investigação, fez-se o diagnóstico de acidente vascular cerebral por hemorragia intraparenquimatosa.
Com base nas informações apresentadas no texto, julgue os itens a seguir.
Na paciente em questão, o exame do fundo de olho apresenta alterações indicativas da associação entre o acidente vascular hemorrágico e a encefalopatia hipertensiva.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...