Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação à artrite gotosa, julgue os itens que se subseguem.
O uso de diuréticos de alça (ou os tiazídicos) é recomendado após o ataque agudo de gota, pois esses medicamentos promovem importante aumento na excreção renal de ácido úrico.
Acerca de hemorragias ginecológicas, julgue os itens subseqüentes.
A hemorragia obstétrica constatada no terceiro trimestre da gestação por descolamento prematuro de placenta freqüentemente decorre de placenta percreta.
Com relação às complicações cirúrgicas, julgue os próximos itens.
O uso de manitol intravenoso é a medida mais efetiva para a prevenção de nefropatia induzida por contraste.
Uma senhora com 46 anos de idade, hipertensa, tabagista e obesa, submeteu-se a reconstrução imediata de mama direita com retalho musculocutâneo do reto abdominal (TRAM) ipsilateral, previamente autonomizado. A paciente encontra-se em seu primeiro dia pós-operatório e apresenta-se ansiosa e dispnéica
Julgue os seguintes itens, relativos ao quadro clínico acima e à reconstrução mamária. Nas pacientes que realizaram abdominoplastia prévia, a reconstrução mamária com o retalho musculocutâneo do grande dorsal constitui uma boa indicação, visto que o retalho TRAM é contra-indicado.Texto para os itens de 96 a 104
Uma mulher de 48 anos de idade foi admitida na sala de emergência de um hospital, com queixas de que há 6 horas iniciou súbita cefaléia, de forte intensidade e holocraniana, associada a naúseas, vômitos e embaçamento visual. A paciente queixou-se, ainda, de que, há 2 horas, passou a apresentar hemiplegia direita. Relatou, também, ser portadora de hipertensão arterial sistêmica, constatada há oito anos, quando estava grávida. Nos últimos dois anos, necessitou de várias internações por crises hipertensivas. Nesse período, a hipertensão tem sido de difícil controle. Devido a esse quadro, a paciente está em uso ambulatorial, mas irregular, de várias medicações anti-hipertensivas. Na admissão na emergência, o exame físico revelou que a paciente estava sonolenta, torporosa, com perda da marcha, hemiplegia direita, pupilas isocóricas e fotorreagentes. Sua freqüência cardíaca era de 100 bpm, a pressão arterial, de 200 mmHg × 120 mmHg, e seus pulmões estavam limpos. O exame de fundo de olho evidenciou cruzamentos arteriovenulares patológicos e ausência de papiledema bilateralmente. No eletrocardiograma, havia sinais de sobrecarga de câmaras esquerdas. Após aprofundamento da investigação, fez-se o diagnóstico de acidente vascular cerebral por hemorragia intraparenquimatosa.
Com base nas informações apresentadas no texto, julgue os itens a seguir.
Perda da auto-regulação cerebral, com importante aumento do fluxo sanguíneo cerebral, e ruptura da barreira hematoencefálica, decorrente da elevação brusca da pressão arterial, é a base fisiopatológica mais provável da condição clínica apresentada pela paciente.
A Portaria n.º 675 do Ministério da Saúde, de 30/3/2006, também chamada de Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde, define seis princípios básicos. Com relação a esses princípios, julgue os itens subseqüentes.
Configura-se descumprimento de um desses princípios o atendimento em serviço de saúde que não tem ordem definida, com priorização dos casos mais graves e sem organização formal da demanda.
Uma paciente de 19 anos de idade, anteriormente hígida, passou a apresentar diarréia com muco, sangue e secreção purulenta. A paciente submeteu-se a uma colonoscopia, que revelou um processo inflamatório contínuo do reto até o ceco, mais intenso no reto e no cólon esquerdo. Havia friabilidade, eritema difuso, apagamento do padrão vascular submucoso, sangramento ao toque do aparelho, múltiplas úlceras e pseudopólipos.
Julgue os itens seguintes, acerca desse caso clínico.
O tratamento clínico para retocolite ulcerativa está indicado antes do resultado do exame histopatológico.
Uma criança com seis meses de vida foi levada, pela primeira vez, a uma unidade básica de saúde. A mãe informou ao pediatra que ela nasceu com 40 semanas gestacionais, após uma gestação sem intercorrências. Ao nascer, pesou 3.300 g, mediu 50 cm, e o perímetro cefálico era de 34 cm. O "cartão da criança" registra que recebeu a primeira dose da vacina contra hepatite B nas primeiras 24 horas de vida. Na história alimentar, a mãe informou que a amamentou exclusivamente ao seio materno por 15 dias e que, após esse período, a dieta foi complementada com leite de vaca diluído em água, amido derivado de arroz e açúcar. O desmame ocorreu com 30 dias de vida. Revendo-se a história pregressa, observou-se que a criança foi acometida por diarréia, febre e vômitos, seguidos de fezes líquidas e explosivas, com intensa hiperemia perianal durante sete dias, além de doença respiratória febril, necessitando usar antibiótico. No exame físico, pesava 5.500 g, media 63 cm de comprimento, e o perímetro cefálico media 42 cm. Estava apática, não se mantinha sentada, mesmo com apoio, pouco interagia com a mãe, tinha palidez palmar e o abdome era globoso.
Com relação a esse quadro clínico, julgue os seguintes itens.
O desenvolvimento neuropsicomotor dessa criança está retardado, de acordo com a escala de Gesell.
Acerca das emergências oftalmológicas, relativamente freqüentes em unidades de pronto-socorro, julgue os itens subseqüentes.
Na presença de queixas de dor ocular intensa e súbita, diminuição da acuidade visual, presença de hiperemia ocular difusa, ausência de secreções, edema de córnea, pupilas moderadamente midriáticas (sem resposta à luz) e pressão intra-ocular igual a 45 mmHg (tonometria de aplanação), deve-se considerar o diagnóstico de glaucoma agudo.
Quanto às ametropias, julgue os próximos itens.
Os míopes necessitam de lentes divergentes para correção adequada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...