Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com base nessas informações, julgue os próximos itens.
As alterações radiológicas descritas são precocemente constatadas em quase todos os pacientes com essa condição emergencial.
Acerca de hemorragias ginecológicas, julgue os itens subseqüentes.
Em mulheres que apresentam sangramento transvaginal antes da menopausa, deve-se considerar como causas: o sangramento uterino por disfunção hormonal, os miomas submucosos e o abortamento precoce, entre outras.
Com relação às complicações cirúrgicas, julgue os próximos itens.
O edema pós-revascularização observado em um determinado membro operado é causado, com maior freqüência, pelo maior fluxo capilar decorrente desse procedimento.
Uma senhora com 46 anos de idade, hipertensa, tabagista e obesa, submeteu-se a reconstrução imediata de mama direita com retalho musculocutâneo do reto abdominal (TRAM) ipsilateral, previamente autonomizado. A paciente encontra-se em seu primeiro dia pós-operatório e apresenta-se ansiosa e dispnéica
Julgue os seguintes itens, relativos ao quadro clínico acima e à reconstrução mamária. Os vasos toracodorsais são os principais receptores na realização da anastomose de um retalho de TRAM livre.Com relação à intubação traqueal e à traqueostomia, considerados procedimentos emergenciais invasivos, julgue os próximos itens.
A cricotireotomia é a forma mais eficiente de traqueostomia, pois permite adequado acesso à via aérea por longos períodos de tempo e com baixo risco de fibrose da laringe.
A respeito da CCIH, definida pela Portaria n.º 2.616/GM, do Ministério da Saúde, de 12/5/1998, julgue os seguintes itens.
Entre as doenças de notificação compulsória à CCIH, incluem-se diarréias por Clostridium difficile, infecções de pele como impetigo, abcesso, celulite e úlcera de decúbito infectada — quando o curativo não contém a drenagem adequada —, escabiose e pediculose.
Uma paciente de 19 anos de idade, anteriormente hígida, passou a apresentar diarréia com muco, sangue e secreção purulenta. A paciente submeteu-se a uma colonoscopia, que revelou um processo inflamatório contínuo do reto até o ceco, mais intenso no reto e no cólon esquerdo. Havia friabilidade, eritema difuso, apagamento do padrão vascular submucoso, sangramento ao toque do aparelho, múltiplas úlceras e pseudopólipos.
Julgue os itens seguintes, acerca desse caso clínico.
Os dados clínicos e os achados endoscópicos são indicativos de retocolite ulcerativa em atividade.
Uma criança com seis meses de vida foi levada, pela primeira vez, a uma unidade básica de saúde. A mãe informou ao pediatra que ela nasceu com 40 semanas gestacionais, após uma gestação sem intercorrências. Ao nascer, pesou 3.300 g, mediu 50 cm, e o perímetro cefálico era de 34 cm. O "cartão da criança" registra que recebeu a primeira dose da vacina contra hepatite B nas primeiras 24 horas de vida. Na história alimentar, a mãe informou que a amamentou exclusivamente ao seio materno por 15 dias e que, após esse período, a dieta foi complementada com leite de vaca diluído em água, amido derivado de arroz e açúcar. O desmame ocorreu com 30 dias de vida. Revendo-se a história pregressa, observou-se que a criança foi acometida por diarréia, febre e vômitos, seguidos de fezes líquidas e explosivas, com intensa hiperemia perianal durante sete dias, além de doença respiratória febril, necessitando usar antibiótico. No exame físico, pesava 5.500 g, media 63 cm de comprimento, e o perímetro cefálico media 42 cm. Estava apática, não se mantinha sentada, mesmo com apoio, pouco interagia com a mãe, tinha palidez palmar e o abdome era globoso.
Com relação a esse quadro clínico, julgue os seguintes itens.
O tempo de amamentação foi suficiente para prevenir as doenças mais comuns nos primeiros seis meses de vida.
A perícia é conceituada como o meio de prova realizada por técnicos ou doutos, promovida por autoridade judicial ou policial e que tem por fim esclarecer a justiça acerca de fato de natureza duradoura ou permanente. Quando, na perícia, há uma questão médica, ocorre a chamada perícia médica, feita pelo perito médico — que deve sempre ter em mente os aspectos éticos envolvidos nessa atividade. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.
No momento da decisão pericial, o perito médico deve considerar o relacionamento interprofissional com o médico que acompanha o periciado.
Um paciente de 38 anos de idade, lavrador, buscou atendimento médico com quadro clínico caracterizado por disfagia, trismo e riso sardônico, rigidez de nuca, contratura muscular da região dorsal (opistótono) e rigidez muscular progressiva, atingindo os músculos retoabdominais (abdome em tábua) e o diafragma, que evoluíram para contraturas generalizadas desencadeadas por estímulos diversos, luminosos e sonoros, por exemplo. Apresentava lesão traumática no primeiro pododáctilo direito, com tecido necrosado, que ocorreu há 12 dias.
Com referência a esse quadro clínico, julgue os itens que se seguem.
Disfunção autonômica, hemorragias digestiva e intracraniana, edema cerebral, crise hipertensiva e insuficiência respiratória são exemplos de complicações associadas a essa condição clínica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...