Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma paciente com 28 anos de idade percebeu um nódulo na região cervical durante a escovação do cabelo. Não apresentava quadro clínico sugestivo de disfunção tireoidiana. No exame físico, evidenciou-se nódulo na base do lobo direito da tireóide, com 2 cm de diâmetro, sem adenomegalias cervicais. A respeito desse caso clínico e de aspectos a ele relacionados, julgue os próximos itens.
Carcinoma papilífero é a neoplasia maligna primária de tireóide mais comum.
Em relação a cetoacidose diabética, julgue os itens que se seguem.
Hidratação venosa vigorosa e insulinoterapia constituem a base do tratamento dessa enfermidade.
Com base nessas informações, julgue os próximos itens.
A gasometria arterial permite concluir que há uma acidose metabólica, parcialmente compensada por uma alcalose respiratória.
Com respeito às lesões traumáticas da coluna vertebral e da pelve, julgue os próximos itens.
A ausência de melhora do deficit neurológico decorrente do traumatismo raquimedular após as primeiras 24 horas não apresenta qualquer correlação com o prognóstico de longo prazo.
Com relação às complicações cirúrgicas, julgue os próximos itens.
No caso de um paciente que, submetido a ponte femoropoplítea in situ, apresente estenose do enxerto e seja submetido à reintervenção, com novo procedimento que garanta a manutenção da patência do enxerto, tal patência é denominada patência secundária.
Uma senhora com 46 anos de idade, hipertensa, tabagista e obesa, submeteu-se a reconstrução imediata de mama direita com retalho musculocutâneo do reto abdominal (TRAM) ipsilateral, previamente autonomizado. A paciente encontra-se em seu primeiro dia pós-operatório e apresenta-se ansiosa e dispnéica
Julgue os seguintes itens, relativos ao quadro clínico acima e à reconstrução mamária. No quadro clínico considerado, o TRAM realizado poderia ter sido contralateral ou bilateralCom relação à intubação traqueal e à traqueostomia, considerados procedimentos emergenciais invasivos, julgue os próximos itens.
A intubação nasotraqueal com abordagem às cegas é uma técnica adequada para a manutenção das vias aéreas antes da realização de radiografia da coluna cervical. Durante a realização desse exame, o paciente deve estar em apnéia.
A respeito da CCIH, definida pela Portaria n.º 2.616/GM, do Ministério da Saúde, de 12/5/1998, julgue os seguintes itens.
O programa de controle de infecção hospitalar compreende um conjunto de ações que deve viger por período mínimo de um ano, não podendo ser reconsiderado antes desse prazo.
Uma paciente de 19 anos de idade, anteriormente hígida, passou a apresentar diarréia com muco, sangue e secreção purulenta. A paciente submeteu-se a uma colonoscopia, que revelou um processo inflamatório contínuo do reto até o ceco, mais intenso no reto e no cólon esquerdo. Havia friabilidade, eritema difuso, apagamento do padrão vascular submucoso, sangramento ao toque do aparelho, múltiplas úlceras e pseudopólipos.
Julgue os itens seguintes, acerca desse caso clínico.
Os achados endoscópicos são sugestivos de doença intestinal inflamatória inespecífica.
Uma criança com seis meses de vida foi levada, pela primeira vez, a uma unidade básica de saúde. A mãe informou ao pediatra que ela nasceu com 40 semanas gestacionais, após uma gestação sem intercorrências. Ao nascer, pesou 3.300 g, mediu 50 cm, e o perímetro cefálico era de 34 cm. O "cartão da criança" registra que recebeu a primeira dose da vacina contra hepatite B nas primeiras 24 horas de vida. Na história alimentar, a mãe informou que a amamentou exclusivamente ao seio materno por 15 dias e que, após esse período, a dieta foi complementada com leite de vaca diluído em água, amido derivado de arroz e açúcar. O desmame ocorreu com 30 dias de vida. Revendo-se a história pregressa, observou-se que a criança foi acometida por diarréia, febre e vômitos, seguidos de fezes líquidas e explosivas, com intensa hiperemia perianal durante sete dias, além de doença respiratória febril, necessitando usar antibiótico. No exame físico, pesava 5.500 g, media 63 cm de comprimento, e o perímetro cefálico media 42 cm. Estava apática, não se mantinha sentada, mesmo com apoio, pouco interagia com a mãe, tinha palidez palmar e o abdome era globoso.
Com relação a esse quadro clínico, julgue os seguintes itens.
O crescimento intra-uterino dessa criança foi adequado, devendo estar entre os percentis 10 e 90 da curva peso para idade gestacional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...