Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à intubação traqueal e à traqueostomia, considerados procedimentos emergenciais invasivos, julgue os próximos itens.
As situações de assistência respiratória prolongada em paciente com traumatismo craniano grave, de anafilaxia com edema de glote sem resposta ao tratamento e de paralisia dos músculos respiratórios por miastenia grave requerem a realização de traqueostomia.
A respeito da CCIH, definida pela Portaria n.º 2.616/GM, do Ministério da Saúde, de 12/5/1998, julgue os seguintes itens.
À CCIH cabe fazer recomendações para áreas como central de material, higiene ambiental, gerenciamento de resíduos, controle de vetores, nutrição, arquitetura, engenharia, controle de qualidade da água, entre outras, além da realização de atividades de educação permanente para os profissionais da instituição.
Uma paciente de 19 anos de idade, anteriormente hígida, passou a apresentar diarréia com muco, sangue e secreção purulenta. A paciente submeteu-se a uma colonoscopia, que revelou um processo inflamatório contínuo do reto até o ceco, mais intenso no reto e no cólon esquerdo. Havia friabilidade, eritema difuso, apagamento do padrão vascular submucoso, sangramento ao toque do aparelho, múltiplas úlceras e pseudopólipos.
Julgue os itens seguintes, acerca desse caso clínico.
O diagnóstico anatomopatológico de retocolite, nessa paciente, será confirmado caso haja granuloma sarcóide à microscopia.
Uma criança com seis meses de vida foi levada, pela primeira vez, a uma unidade básica de saúde. A mãe informou ao pediatra que ela nasceu com 40 semanas gestacionais, após uma gestação sem intercorrências. Ao nascer, pesou 3.300 g, mediu 50 cm, e o perímetro cefálico era de 34 cm. O "cartão da criança" registra que recebeu a primeira dose da vacina contra hepatite B nas primeiras 24 horas de vida. Na história alimentar, a mãe informou que a amamentou exclusivamente ao seio materno por 15 dias e que, após esse período, a dieta foi complementada com leite de vaca diluído em água, amido derivado de arroz e açúcar. O desmame ocorreu com 30 dias de vida. Revendo-se a história pregressa, observou-se que a criança foi acometida por diarréia, febre e vômitos, seguidos de fezes líquidas e explosivas, com intensa hiperemia perianal durante sete dias, além de doença respiratória febril, necessitando usar antibiótico. No exame físico, pesava 5.500 g, media 63 cm de comprimento, e o perímetro cefálico media 42 cm. Estava apática, não se mantinha sentada, mesmo com apoio, pouco interagia com a mãe, tinha palidez palmar e o abdome era globoso.
Com relação a esse quadro clínico, julgue os seguintes itens.
De acordo com o Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde do Brasil, a criança em questão deve receber, ao final do atendimento, as seguintes vacinas: BCG intradérmico, segunda dose anti-hepatite B, primeira dose contra tétano, difteria, coqueluche, hemófilos B, poliomielite e rotavírus.
A perícia é conceituada como o meio de prova realizada por técnicos ou doutos, promovida por autoridade judicial ou policial e que tem por fim esclarecer a justiça acerca de fato de natureza duradoura ou permanente. Quando, na perícia, há uma questão médica, ocorre a chamada perícia médica, feita pelo perito médico — que deve sempre ter em mente os aspectos éticos envolvidos nessa atividade. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.
Para preservar sua independência no julgamento pericial e na atividade técnica, o perito médico tem autonomia técnica e ética em relação aos setores aos quais estiver subordinado, segundo o Código de Ética Médica.
Um paciente de 38 anos de idade, lavrador, buscou atendimento médico com quadro clínico caracterizado por disfagia, trismo e riso sardônico, rigidez de nuca, contratura muscular da região dorsal (opistótono) e rigidez muscular progressiva, atingindo os músculos retoabdominais (abdome em tábua) e o diafragma, que evoluíram para contraturas generalizadas desencadeadas por estímulos diversos, luminosos e sonoros, por exemplo. Apresentava lesão traumática no primeiro pododáctilo direito, com tecido necrosado, que ocorreu há 12 dias.
Com referência a esse quadro clínico, julgue os itens que se seguem.
Sob condições específicas, o agente etiológico dessa doença produz uma toxina que interfere na neurotransmissão de neurônios inibitórios em sinapses espinhais e leva às manifestações clínicas apresentadas pelo paciente.
Quanto ao aparelho lacrimal, julgue os itens subseqüentes.
Lacrimejamento pode ser sinal de outras patologias oculares além de alteração das vias lacrimais, tais como: olho seco, alguns tipos de glaucoma e corpo estranho ocular.
Acerca da vigilância sanitária no setor de produção e(ou) processamento de alimentos em hospitais, julgue os itens a seguir.
É obrigatória a utilização de água potável para todas as finalidades nas áreas do processamento de alimentos.
Um paciente com 24 anos de idade deu entrada na emergência de um hospital público com quadro de início súbito há 1 hora de perda de força muscular em dimídio esquerdo. O exame neurológico evidenciou hemiplegia, hemihipoestesia e hemianopsia esquerdas com rebaixamento do nível de consciência. Foi submetido a tomografia computadorizada do crânio. A respeito do caso clínico acima e de temas a ele relacionados, julgue os próximos itens.
A lesão associada a hemicoréia e ao hemibalismo localiza-se no núcleo de Luys ou em suas conexões com o globo pálido.
Julgue os itens a seguir, acerca de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
As síndromes mielodisplásicas são caracterizadas pela presença de hematopoiese ineficaz, geralmente expressa por citopenia periférica e medula hipercelular.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...