Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens que se seguem, acerca das arterites e arteriopatias funcionais.
A arterite de Takayasu afeta comumente a circulação cerebral e a dos membros superiores, sendo freqüente a lesão das artérias das mãos.
Uma senhora com 46 anos de idade, hipertensa, tabagista e obesa, submeteu-se a reconstrução imediata de mama direita com retalho musculocutâneo do reto abdominal (TRAM) ipsilateral, previamente autonomizado. A paciente encontra-se em seu primeiro dia pós-operatório e apresenta-se ansiosa e dispnéica
Julgue os seguintes itens, relativos ao quadro clínico acima e à reconstrução mamária. Se, no exame físico da paciente em questão, constatar-se diminuição do murmúrio vesicular em bases, associada à queixa de dispnéia no primeiro dia pós-operatório, esse achado dará ao clínico a certeza do diagnóstico de pneumonia bilateralCom relação à intubação traqueal e à traqueostomia, considerados procedimentos emergenciais invasivos, julgue os próximos itens.
Verificação da expansão bilateral do tórax e ausculta do epigástrio e dos campos pulmonares bilateralmente são formas clínicas de se avaliar o adequado posicionamento do tubo endotraqueal após procedimento de intubação.
A respeito da CCIH, definida pela Portaria n.º 2.616/GM, do Ministério da Saúde, de 12/5/1998, julgue os seguintes itens.
A CCIH é órgão de assessoria dos centros de clínicas médicas e, como tal, executa as ações de controle de infecções hospitalares.
Uma mulher com 70 anos de idade apresentou um episódio de enterorragia maciça com choque hipovolêmico. Ela foi admitida na unidade de terapia intensiva e, após as medidas de reanimação, houve normalização dos sinais vitais e parada espontânea do sangramento. No dia seguinte, após preparo intestinal com solução de manitol a 10% por via oral, a paciente submeteu-se à colonoscopia total até o íleo terminal. Os achados endoscópicos foram de múltiplos divertículos de colos largos distribuídos em todos os segmentos colônicos, porém mais numerosos no cólon esquerdo. Não havia sinais inflamatórios nem sangramento, e o padrão vascular submucoso era normal.
Acerca desse caso clínico, julgue os itens subseqüentes.
O tratamento indicado para essa paciente é uma colectomia subtotal com ileorretoanastomose para evitar recidivas de sangramento e prevenir câncer colorretal.
A perícia é conceituada como o meio de prova realizada por técnicos ou doutos, promovida por autoridade judicial ou policial e que tem por fim esclarecer a justiça acerca de fato de natureza duradoura ou permanente. Quando, na perícia, há uma questão médica, ocorre a chamada perícia médica, feita pelo perito médico — que deve sempre ter em mente os aspectos éticos envolvidos nessa atividade. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.
Na relação pericial há sempre clima de mútua confiança e de elevada empatia entre o perito e o periciado.
Um paciente de 38 anos de idade, lavrador, buscou atendimento médico com quadro clínico caracterizado por disfagia, trismo e riso sardônico, rigidez de nuca, contratura muscular da região dorsal (opistótono) e rigidez muscular progressiva, atingindo os músculos retoabdominais (abdome em tábua) e o diafragma, que evoluíram para contraturas generalizadas desencadeadas por estímulos diversos, luminosos e sonoros, por exemplo. Apresentava lesão traumática no primeiro pododáctilo direito, com tecido necrosado, que ocorreu há 12 dias.
Com referência a esse quadro clínico, julgue os itens que se seguem.
Nesse caso, a confirmação diagnóstica depende da realização de testes sorológicos específicos.
Quanto ao aparelho lacrimal, julgue os itens subseqüentes.
A glândula lacrimal é a principal glândula responsável pela secreção basal da lágrima.
Com base no quadro clínico acima apresentado, julgue os itens de 74 a 85.
O tratamento inicial do paciente em questão é essencialmente cirúrgico, visando-se à ressecção e ao desbridamento do órgão lesado.
Um paciente com 24 anos de idade deu entrada na emergência de um hospital público com quadro de início súbito há 1 hora de perda de força muscular em dimídio esquerdo. O exame neurológico evidenciou hemiplegia, hemihipoestesia e hemianopsia esquerdas com rebaixamento do nível de consciência. Foi submetido a tomografia computadorizada do crânio. A respeito do caso clínico acima e de temas a ele relacionados, julgue os próximos itens.
A verificação de VDRL positivo no sangue do paciente em questão pode indicar a presença de síndrome de anticorpo antifosfolipídeo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...