Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A perícia é conceituada como o meio de prova realizada por técnicos ou doutos, promovida por autoridade judicial ou policial e que tem por fim esclarecer a justiça acerca de fato de natureza duradoura ou permanente. Quando, na perícia, há uma questão médica, ocorre a chamada perícia médica, feita pelo perito médico — que deve sempre ter em mente os aspectos éticos envolvidos nessa atividade. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.
Quando for devidamente informado por aqueles que realizaram o exame pericial, o médico perito pode assinar laudos periciais ou de verificação médico-legal mesmo não tendo realizado essa avaliação ou participado pessoalmente dela.
Um paciente de 38 anos de idade, lavrador, buscou atendimento médico com quadro clínico caracterizado por disfagia, trismo e riso sardônico, rigidez de nuca, contratura muscular da região dorsal (opistótono) e rigidez muscular progressiva, atingindo os músculos retoabdominais (abdome em tábua) e o diafragma, que evoluíram para contraturas generalizadas desencadeadas por estímulos diversos, luminosos e sonoros, por exemplo. Apresentava lesão traumática no primeiro pododáctilo direito, com tecido necrosado, que ocorreu há 12 dias.
Com referência a esse quadro clínico, julgue os itens que se seguem.
A principal hipótese diagnóstica é tétano acidental.
Quanto aos glaucomas, julgue os itens seguintes.
O uso de corticóides deve sempre ser acompanhado pela avaliação da pressão ocular, pois alguns pacientes podem apresentar aumento da pressão ocular mesmo com uso de pequenas doses por períodos curtos de tempo.
Com base no quadro clínico acima apresentado, julgue os itens de 74 a 85.
São exemplos de afecções que devem ser consideradas no diagnóstico diferencial desse caso clínico: úlcera gastroduodenal perfurada, colecistite aguda e isquemia mesentérica.
Um paciente com 24 anos de idade deu entrada na emergência de um hospital público com quadro de início súbito há 1 hora de perda de força muscular em dimídio esquerdo. O exame neurológico evidenciou hemiplegia, hemihipoestesia e hemianopsia esquerdas com rebaixamento do nível de consciência. Foi submetido a tomografia computadorizada do crânio. A respeito do caso clínico acima e de temas a ele relacionados, julgue os próximos itens.
A doença de Chagas é uma causa freqüente de AVCI em pacientes jovens no Brasil.
Julgue os itens a seguir, acerca de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
Não existe evidência de transmissão ocupacional de herpes simples.
Uma senhora com 53 anos de idade, com quadro clínico sugestivo de tireotoxicose, apresenta bócio difuso e os seguintes exames complementares. TSH: 4,0 mUI/mL T
captação de 24 horas de 131I: 60%
Com relação a esse quadro clínico, julgue os itens subseqüentes.
Essa paciente pode apresentar hipopituitarismo.
O diabetes mellitus tipo 2 é uma síndrome clínica caracterizada por hiperglicemia e cuja morte precoce por eventos cardiovasculares é final comum. Nos últimos vinte anos, vários ensaios clínicos demonstraram, de forma inequívoca, técnicas que reduzem o risco de eventos cardiovasculares em pacientes diabéticos. Esses ensaios formam a base de diretrizes correntes em relação ao manejo dos pacientes diabéticos, especialmente nas áreas de redução da pressão arterial, lipídeos, modulação do sistema renina-angiotensina, terapia antiplaquetária e procedimentos invasivos de revascularização. Quanto à relação entre diabetes mellitus e doença cardiovascular, julgue os itens a seguir.
Hipertensão arterial e idade avançada mais de 70 anos não constituem fatores de risco para disfunção cardiovascular em pacientes tratados com tiazolidinedionas.
A classificação do quadro do paciente vitimado por queimadura bem como o conhecimento a respeito das respostas do organismo nessa condição clínica são fundamentais para se determinar a forma de tratamento desse tipo de paciente. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
Em relação à resposta local à queimadura são descritas três zonas: de coagulação, de estase e de hiperemia, sendo que, na primeira, a perda tecidual é irreversível.
Acerca de feridas, julgue os itens seguintes.
Uso de corticosteróides, nutrição, oxigenação e status imunológico são exemplos de fatores que influenciam a cicatrização das feridas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...