Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente com 65 anos de idade, fumante de 40 maços/ano, fez radiografia de tórax em avaliação cardiológica de rotina na qual foi diagnosticada lesão no lobo superior direito, arredondada. A tomografia computadorizada de tórax mostrou lesão espiculada de 2,5 cm no segmento anterior do lobo superior direito, com linfonodos paratraqueais à direita de 1 cm de diâmetro. O paciente é hipertenso, faz uso de medicação específica e não apresenta outras comorbidades, e seu IMC é igual a 29.
Nessa situação clínica,
o paciente tem indicação de lobectomia com linfadenectomia e terapia adjuvante.
Levando em conta a paciente apresentada no texto, julgue os próximos itens, acerca dos aspectos envolvidos na radiografia de tórax em posições póstero-anterior (PA) e perfil, com o uso de bário para contrastar o esôfago o chamado RCVB.
Tendo em vista os achados semiológicos observados, é de se esperar que, na projeção PA, o índice cardiotorácico seja menor ou igual a 0,50.
Acerca da anestesia venosa, julgue os itens que se seguem.
Entre os hipnóticos, a cetamina é o mais freqüentemente indicado em neurocirurgia, devido à sua propriedade de aumentar o fluxo sanguíneo cerebral, o metabolismo cerebral e a pressão intracraniana.
Em determinado laudo de necropsia, constavam os seguintes diagnósticos: bronquiectasia; nefrosclerose benigna; leiomiomas uterinos; aterosclerose na aorta; esplenomegalia congestiva. Tendo essas informações como referência inicial, julgue os itens subseqüentes.
Os leiomiomas uterinos freqüentemente sofrem transformação maligna.
Um paciente de 45 anos de idade acordou com sensação de formigamento do lado esquerdo da face e notou dificuldade para piscar o olho esquerdo e para fechar a boca de modo efetivo. O otorrinolaringologista diagnosticou paralisia facial periférica total e fez um teste de Schirmer.
Acerca desse teste na situação descrita, assinale a opção correta.
Se o teste de Schirmer for normal, a lesão do nervo situa-se após a emergência do nervus intermedius.
O teste de Schirmer não é confiável e é muito difícil de ser feito.
Se o teste de Schirmer for anormal, a lesão é no tronco cerebral.
O teste de Schirmer não tem valor para localização topográfica da lesão no nervo facial.
Julgue os itens subseqüentes, relativos a tumores do sistema musculoesquelético.
O cisto ósseo aneurismático, o granuloma eosinófilo e o fibroma não-ossificante são consideradas lesões pseudotumorais.
De acordo com o Manual de Diagnóstico e Estatística em Transtornos Mentais (DSM-IV), os critérios diagnósticos de demência incluem comprometimento progressivo afetando a memória e pelo menos outra área da cognição (linguagem, praxia, gnosia ou função executiva). Essas alterações repercutem no dia-a-dia do paciente e não devem fazer parte de um quadro delirante (também chamado de estado confusional agudo). Em relação a esse tema, julgue os itens a seguir.
A doença de Alzheimer requer, para diagnóstico, estudo histopatológico confirmatório com a presença de alterações tais como emaranhados neurofibrilares, placas senis e degeneração granulovacuolar para o início do tratamento específico.
Uma menina de três anos de idade deu entrada no pronto-socorro com história maldefinida de queda do sofá. A paciente somou oito pontos na escala de Glasgow, e a tomografia computadorizada de crânio mostrou edema cerebral. Exame de fundo de olho revelou hemorragia retiniana bilateral.
Em relação ao caso clínico acima, julgue os seguintes itens.
A formação do edema cerebral, nesse caso, não resulta da perda da auto-regulação cerebral.
Um homem com 35 anos de idade está em programa de hemodiálise crônica há 5 anos. A insuficiência renal foi devida a uma glomerulonefrite diagnosticada por meio de biópsia renal feita há 9 anos, com laudo de glomerulosclerose segmentar e focal (GESF). Atualmente, ele está recebendo 3 sessões semanais de 4 horas de hemodiálise, acesso vascular por fístula arteriovenosa, dialisador de polissulfona. Está em uso de eritropoetina humana recombinante (4.000 ui por semana), hidróxido de ferro (100 mg IV por semana), carbonato de cálcio (3,0 g por dia) e calcitriol (0,50 :g por dia). Os exames realizados esta semana mostraram índices de hemoglobina de 11,5 g/dL, ferritina de 850 0g/mL e saturação de transferrina de 55%. O cálcio sérico total foi de 10 mg/dL, o fósforo, de 7,0 mg/dL e o PTH sérico, de 420 pg/mL. A adequação da diálise aferida pelo índice de remoção da uréia foi de 55%.
Com relação ao quadro clínico apresentado acima, julgue os itens que se seguem.
As concentrações de hemoglobina e ferritina e a saturação de transferrina indicam a necessidade de suspender temporariamente a administração de ferro parenteral até novas avaliações laboratoriais.
Com referência a doenças de origem ocupacional, julgue os itens que se seguem.
Níquel, cromo e poeira de madeira são substâncias com evidências epidemiológicas de potencial cancerígeno para humanos e acometem a cavidade nasal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...