Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As parasitoses intestinais acometem todas as regiões do Brasil. As taxas de acometimento da população brasileira variam entre 23% e 70%, dependendo das diferenças sanitárias da região analisada. A estrongiloidíase é uma helmintose intestinal causada principalmente pelo Strongyloides stercoralis, apresentando uma prevalência média de 20%. Considerando essas informações, julgue os itens a seguir.
O diagnóstico pode ser realizado pelo método de Baerman- Moraes em amostras de fezes sem conservantes, de escarro ou de lavado broncoalveolar.
O termo medicina baseada em evidências refere-se ao uso consciente, explícito e judicioso das melhores evidências científicas disponíveis com vistas à tomada de decisões (propedêuticas ou terapêuticas) relacionadas com o ato de cuidar dos pacientes. Com referência a esse tema, julgue os itens subseqüentes.
A sensibilidade de um teste diagnóstico é definida como a probabilidade de o teste gerar um resultado positivo, dado que o indivíduo é portador da doença, ou seja, é a capacidade que determinado teste diagnóstico tem de detectar os casos positivos da doença.
Uma paciente com 32 anos de idade queixa-se de zumbido e perda de audição no ouvido direito. Tem sensação de desequilíbrio constante tanto ao movimentar em uma mesma posição quanto ao deslocar-se. A perda de audição tem piorado ao longo do tempo. Ela teve perda súbita de audição no ouvido direito uma vez e a perda súbita foi revertida por corticóides em altas doses. Audiometria mostrou perda neurossensorial moderada a severa à direita, com audição normal no ouvido esquerdo. Com relação a essa situação clínica, julgue os itens seguintes.
Ressonância magnética de condutos auditivos internos e ângulos cerebelopontinos com injeção de contraste paramagnético é o exame decisivo nesta paciente.
A respeito dos tumores ósseos, julgue os itens seguintes.
No tumor de Ewing, a amputação ou desarticulação está indicada nos casos sem metástase, estadiamento II B, que não respondam à quimioterapia e ao controle por radioterapia.
Julgue os seguintes itens, relativos à retinopatia diabética.
Hemorragia vítrea densa que não é reabsorvida e descolamento tradicional de retina envolvendo a mácula, em diabéticos, excluem a indicação tradicional para vitrectomia via
Considerando esse quadro clínico, julgue os itens a seguir.
A peritonite primária, a diverticulite de Meckel e a adenite mesentérica são exemplos de doenças que devem ser consideradas no diagnóstico diferencial da emergência médica descrita.
Um senhor de 58 anos de idade foi encaminhado ao neurologista de sua cidade, com quadro demencial e indicação para investigação de doença de Alzheimer (DA). Terminado o atendimento, concluiu-se que o quadro não era típico de DA. O paciente apresentava, no exame físico, dificuldade para andar e instabilidade ortostática com olhos fechados, pupilas de Argyll Robertson, papilas sutilmente pálidas, hiper-reflexia osteotendínea global e sinal de Babinski bilateral. A avaliação sensitiva era dificultada pela alteração mental — logorréico com quadro megalomaníaco e delírios paranóides. Minimental: 12/30. Paciente com nível superior.
Considerando o quadro clínico acima apresentado, julgue os seguintes itens.
Se o paciente possuir quadro de incontinência urinária associado, a síndrome de Hakim-Adams pode estar entre as possibilidades diagnósticas.
Uma paciente de 46 anos de idade, hipertensa, tabagista, apresentou cefaléia súbita seguida de perda da consciência. O primeiro exame físico revelou paciente sonolenta, com rigidez de nuca e paralisia completa do III nervo à direita. TC de crânio evidenciou imagem hiperdensa nas cisternas quiasmática, ambiens e silviana, esta mais evidente à direita.
Aceca desse quadro clínico, julgue os itens subseqüentes.
A paciente pode ser classificada no grau 5 pela escala de Hunt e Hess, levando-se em conta o comprometimento do nervo oculomotor.
A ruptura e o conseqüente sangramento de varizes esofágicas é uma complicação maior da hipertensão portal, acompanhada de alta mortalidade. Acerca do sangramento digestivo alto, julgue os próximos itens.
No momento do diagnóstico de um paciente com cirrose hepática, a possibilidade de encontrar varizes esofágicas não alcança 5%.
Quanto a hemorragia digestiva alta, julgue os próximos itens.
A úlcera duodenal é a principal causa de HDA não-varicosa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...