Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A nefrotoxicidade associada aos exames complementares pode piorar o estado de lesão renal prévio. Com relação à nefropatia associada aos contrastes e ao gadolíneo, julgue os itens que se seguem. Em se tratando de pacientes com alteração da função renal com clearance de creatinina menor que 60 mL/min, a utilização do gadolíneo na ressonância nuclear magnética causa esclerose sistêmica nefrogênica.
Cada um dos itens a seguir apresenta uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada a propósito da fisiopatologia, do diagnóstico precoce e do tratamento de doenças em crianças e adolescentes.
Um lactente de seis meses de idade vem apresentando crises convulsivas espásticas desde os dois meses de vida e há um retardo importante do seu desenvolvimento. O eletroencefalograma apresentou o aspecto seguinte.
Nesse caso, o diagnóstico é de síndrome de West ou hipsiarritmia.
As infecções intra-abdominais primárias ou secundárias ao ato operatório são bastante frequentes na prática médica e representam a segunda causa mais comum de morte em pacientes internados em unidades de tratamento intensivo hospitalares. Com referência a esse assunto, julgue os itens subsequentes. A infecção presente em pacientes com apendicite aguda é considerada uma infecção comunitária.
Com relação à síndrome hepatorrenal, julgue os itens subsequentes. Suspenso diurético, a ausência de melhora da função renal sustentada, após expansão volêmica com cristaloide, sugere presença de síndrome hepatorrenal.
Cada um dos itens a seguir apresenta uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada a propósito da fisiopatologia, do diagnóstico precoce e do tratamento de doenças em crianças e adolescentes. Uma escolar de dez anos de idade, portadora de asma, apresentou, nas últimas quatro semanas, sintomas diurnos em dois dias por semana, com necessidade de medicação de alívio, sem limitação de atividades e sem despertar noturno. Além disso, as medidas do VEF1 sem o uso de broncodilatador foram normais. Nessa situação, a criança apresenta asma parcialmente controlada.
As infecções intra-abdominais primárias ou secundárias ao ato operatório são bastante frequentes na prática médica e representam a segunda causa mais comum de morte em pacientes internados em unidades de tratamento intensivo hospitalares. Com referência a esse assunto, julgue os itens subsequentes. No início do tratamento dessas infecções, a antibioticoterapia pode ser introduzida de forma empírica.
Com relação à síndrome hepatorrenal, julgue os itens subsequentes. Cirrose com ascite e creatinina sérica maior que 1,5 mg/dL devem estar presentes para que se considere o diagnóstico da síndrome hepatorrenal.
Cada um dos itens a seguir apresenta uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada a propósito da fisiopatologia, do diagnóstico precoce e do tratamento de doenças em crianças e adolescentes. No exame de um recém-nascido que apresentou baixo peso ao nascer, o médico observou que os olhos do paciente eram proeminentes e que sua frequência cardíaca era de 200 bpm. Exames laboratoriais demonstraram altos níveis de T4 total e livre, de T3 e de anticorpos receptores de TSH. Nessa situação, a criança deverá ser tratada especificamente com propiltiouracil 5 mg/kg/dia a 10 mg/kg/dia ou metimazole 0,5 mg/kg/dia a 1 mg/kg/dia até que os anticorpos receptores de TSH caiam significativamente.
A infecção em cirurgias sempre foi um desafio para médicos e pacientes ao longo da história, estando relacionada ao ato cirúrgico em si ou a outros procedimentos realizados no paciente. Considerando as informações apresentadas, julgue os itens subsecutivos. A presença de infecção em um local diferente do sítio cirúrgico não é motivo para adiar um procedimento cirúrgico eletivo.
Com relação à síndrome hepatorrenal, julgue os itens subsequentes. A síndrome hepatorrenal tipo 1 está relacionada ao pior prognóstico, à ausência de melhora da função renal após melhora da função hepática e à sobrevida de um mês inferior a 50%.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...