Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Neonato foi levado ao hospital por apresentar dificuldade durante a amamentação, baixo ganho ponderal e dificuldade para respirar. No exame, apresentou-se sudorético, taquipnéico, taquicárdico. Na ausculta cardíaca, notou-se a presença de sopro contínuo, mais evidente em foco pulmonar, hiperfonese de primeira e segunda bulhas. Confirmou-se, ainda, a existência de hepatomegalia e estase jugular. A radiografia de tórax mostrou um grande aumento da área cardíaca. O ecocardiograma foi realizado e mostrou patência do ducto arterial, com grande shunt esquerdo-direito.

Tendo a situação clínica acima descrita como referência inicial, julgue os itens seguintes.

Em casos como o da situação clínica em apreço, a paralisia das cordas vocais, apesar de incomum, pode ser considerada uma complicação do tratamento cirúrgico.

  • C. Certo
  • E. Errado

O registro fonocardiográfico e a ausculta clínica da segunda bulha cardíaca correspondem ao cruzamento de VE com PCP, indicado pela seta III.

  • C. Certo
  • E. Errado

Amiúde, o médico cardiologista é chamado no berçário para avaliar se recém-nascidos (RN) apresentam ou não cardiopatias congênitas. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Em um RN, a presença de um sopro cardíaco intenso (grau 4 ou maior na classificação de Levine) e rude indica, necessariamente, a existência de uma grave cardiopatia congênita.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que uma mulher de 30 anos de idade, com história de litíase urinária recorrente há 13 anos, apresente lombalgia à direita e hematúria microscópica isoladas nos últimos 3 dias, julgue os itens seguintes.

A grande diurese observada após o alívio da obstrução ureteral bilateral, ou mesmo unilateral, nos casos de pacientes monorrenais, se deve, em parte, ao aumento na secreção de peptídio natriurético atrial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em um serviço de imagem, os exames integram um fluxograma técnico-administrativo que envolve múltiplas etapas e vários profissionais. Quanto a esse fluxograma e a aspectos da ética profissional, julgue os próximos itens.

A identidade do paciente deve ser confirmada antes do procedimento, para evitar erros, exposições desnecessárias e fraudes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os problemas relacionados ao sono são uma queixa comum no consultório médico. A partir de uma avaliação adequada, que investiga alterações orgânicas específicas, passando pelos hábitos de vida até transtornos psiquiátricos que alteram o padrão do sono normal, pode-se chegar a um diagnóstico para, então, instituir-se um tratamento efetivo. A respeito das medicações utilizadas no tratamento desse quadro clínico, julgue os itens seguintes.

O clonazepam é amplamente utilizado na prática clínica, pois possui baixo potencial de sonolência no dia seguinte, devido a sua meia-vida de 12 a 20 horas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na prática médica, o pediatra é responsável por terapêuticas diversas, para atenuar o sofrimento do seu pequeno paciente. Em cada um dos próximos itens, é apresentada uma situação clínica hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada, no que se refere a terapêutica.

Um lactente de 3 meses de idade, aparentemente obeso, alimentado com leite de vaca complementado com amido e açúcar, vem apresentando 10 evacuações diarréicas, líquidas, explosivas, com hiperemia perianal. Nessa situação clínica, o pediatra deverá emitir diagnóstico etiológico de erro alimentar e recomendar substituição alimentar por fórmula láctea infantil.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma servidora de uma escola do ensino fundamental, com 32 anos de idade, realizou exames periódicos. Queixava-se de mal-estar, falta de fôlego durante as atividades físicas e perda de peso. O médico percebeu que a paciente estava pálida, com esplenomegalia, e solicitou os exames de rotina. Os resultados dos exames foram Hb = 10 g/dL. leucócitos = 230.000/mm3; basófilos = 3%; plaquetas = 300.000/mm3; presença de metamielócitos e mielócitos no hemograma; ausência de bastões de Auer; ácido úrico de 10 mg/dL. Obtidos esses dados, foi realizada a punção de medula óssea da paciente.

Considerando a situação clínica acima apresentada, julgue os itens de 98 a 104.

A determinação do cromossomo Ph pode ser feita pela técnica RT-PCR (reação em cadeia da polimerase com transcrição reversa) em RNA extraído de células do sangue ou da medula óssea da paciente, mediante identificação da presença do transcrito bcr/abl ou da presença do cromossomo Ph, que resulta da translocação recíproca de material genético entre o braço longo do cromossomo 9 e o braço longo do cromossomo 22.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do uso de imunobiológicos (vacinas), que representa uma das medidas mais relevantes de prevenção em saúde, julgue os itens a seguir.

Em princípio, pacientes com imunodeficiência congênita (ou adquirida) e com neoplasia maligna não devem receber vacinas com componentes vivos atenuados (bactérias ou vírus).

  • C. Certo
  • E. Errado

Caso um paciente com sistema vestibular normal esteja de pé, em um carrossel girando para o lado direito,

os canais semicirculares serão inibidos.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...