Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma criança recém-nascida tem crises de aspiração e cianose ao alimentar-se. Nos intervalos entre as mamadas, ela respira bem. Laringoscopia sob anestesia mostra fenda laríngea posterior do tipo II (Benjamin e Inglis). Com referência a essa situação clínica, julgue os itens a seguir.
A criança em apreço terá alto risco de pneumonia por aspiração se não for tratada logo.
Em relação às fraturas distais do rádio, julgue os itens subseqüentes.
O complexo fibrocartilaginoso triangular é composto pela articulação da cabeça da ulna e a faceta do semilunar.
Julgue os próximos itens, referentes a traumas oculares.
A presença de um círculo de pigmento da íris na cápsula anterior do cristalino sugere trauma ocular prévio suficiente para desencadear uma catarata.
Considerando a situação apresentada, julgue os itens que se seguem.
Nesse caso, o exame ultra-sonográfico do sistema venoso profundo dos membros inferiores é útil para confirmar a principal suspeita clínica.
Em relação ao comprometimento dos músculos da face, julgue os itens a seguir.
A síndrome facioescapuloumeral tem o maior envolvimento na musculatura proximal de membros superiores, mas, quando envolve a face, é sempre de forma unilateral.
Uma paciente de 52 anos de idade, do lar, há três anos com história de depressão de difícil tratamento associada a incontinência urinária, apresentou, ao exame clínico, síndrome frontal, anosmia, atrofia óptica à direita, papiledema à esquerda. TC de crânio evidencia volumosa lesão hiperdensa, bem delimitada, bifrontal, com importante captação de contraste e edema circunjacente.
Com base nesse quadro clínico, julgue os próximos itens.
O tumor mencionado usualmente corresponde a 10% dos meningeomas, tendo origem no sulco olfatório.
Um homem com 30 anos de idade realizou exame endoscópico de rotina por apresentar epigastralgia de forma intermitente há aproximadamente 1 ano. No exame, foi encontrada lesão elevada polipóide, subpediculada, com 5,0 mm no maior diâmetro, superfície lisa, coloração idêntica à da mucosa circundante e localizada no fundo gástrico. O exame clínico não mostrou anormalidades.
Acerca desse quadro clínico, julgue os itens a seguir.
Pela descrição dos achados endoscópicos, é pouco provável a existência de pólipo hiperplásico.
A descoberta do H. pylori mudou a história natural das úlceras pépticas. O diagnóstico e erradicação dessa bactéria, hoje, é de fundamental importância no tratamento das principais doenças dispépticas. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.
O teste respiratório com uréia marcada é útil no controle da erradicação do H. pylori quando não houver indicação de endoscopia.
Texto para as questões de 29 a 31
Ainda em relação ao paciente referido no caso clínico em apreço, a dosagem dos níveis séricos do potássio foi igual a 7,1 mEq/L. Complementarmente, o médico assistente solicitou um eletrocardiograma convencional.
Ainda considerando a alteração eletrolítica em tela, assinale a opção que indica o tratamento mais eficaz para a redução dos níveis séricos do potássio por meio de sua remoção do organismo.
solução polarizante (insulina + glicose), via intravenosa
realização de tratamento hemodialítico
inalação com beta2 agonista (fenoterol, por exemplo)
infusão intravenosa de gluconato de cálcio
A respeito das doenças infectocontagiosas, julgue os itens abaixo. O herpes simples e o herpes zoster são causados pelo mesmo A respeito das doenças infectocontagiosas, julgue os itens abaixo. agente etiológico viral - o Herpesvirus hominus tipo 1.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...