Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere que uma paciente com 40 anos de idade tenha crises de zumbido no ouvido direito, pressão nesse ouvido, vertigens fortes com duração de 2 horas a 2 dias e perda de audição durante as crises. Em face dessas considerações, julgue os itens subseqüentes.
A audiometria dessa paciente mostrará perda condutiva moderada no ouvido direito.
Um paciente com 46 anos de idade começou a sentir dor no ouvido esquerdo pela manhã. Ao meio-dia, notou dormência e dificuldade para fechar o olho esquerdo e a boca. No fim do dia, ele estava com paralisia facial de todos os ramos do nervo à esquerda. Há registro de um episódio semelhante no passado.
Considerando esse quadro clínico, julgue os itens a seguir.
Esse quadro não é de paralisia de Bell porque esta somente ocorre uma vez.
Acerca das doenças osteometabólicas, julgue os itens subseqüentes.
A osteomalacia é caracterizada por uma alteração da mineralização da matriz osteóide do osso esponjoso.
Julgue os itens a seguir, a respeito de tumores ósseos.
O cisto ósseo aneurismático é um tumor osteoblástico e expansível.
No exame de fundo de olho de paciente de 40 anos de idade, foi observado, em ambos os olhos, aumentado da escavação da papila do nervo óptico, o que levou o oftalmologista a suspeitar de glaucoma. Considerando essa situação clínica, julgue os itens que se seguem.
O tratamento é cirúrgico para a maior parte dos portadores de glaucoma primário de ângulo aberto porque a maioria desses casos não responde bem aos colírios que atuam baixando a pressão intra-ocular.
Prevenir o parto prematuro ou os efeitos maléficos da prematuridade requer o adequado conhecimento do arsenal terapêutico disponível para esse fim. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.
O diagnóstico de corioamnionite representa contra-indicação relativa para o uso de drogas útero-inibidoras.
Um bebê de 5 meses de idade, do sexo masculino, foi levado ao seu pediatra pela genitora; esta informou que a criança estava doente, mas não sabia explicar claramente o problema. Dizia que, desde que o bebê começara a ter "sustos" várias vezes ao dia, tinha ficado mais "molinho", apático e chorava bastante. Negou sinais e sintomas que sugerissem doenças infecciosas. O quadro havia iniciado fazia quatro semanas, e a criança já tinha sido levada à emergência duas vezes, onde a mãe recebeu orientação dietética e receita de medicação para cólica. Esta seguiu as orientações, mas nada fez efeito. Enquanto conversava com a mãe, o pediatra observou as alterações citadas e, em 20 minutos, o médico identificou mais de trinta movimentos que pareciam espasmos.
Acerca desse quadro clínico e de aspectos relacionados ao tema nele tratado, julgue os itens que se seguem.
Eletroencefalograma evidenciando um ritmo de base de alta amplitude, continuamente anormal e caótico, com descargas epileptiformes multifocais e generalizadas não é comum na epilepsia mioclônica benigna.
Acerca do tema tratado no fragmento de texto acima, julgue os próximos itens.
Caso um médico dê alta hospitalar a um paciente com dor torácica, sem realizar os exames complementares que, estando disponíveis no pronto-socorro do hospital, sejam necessários para afastar o diagnóstico de infarto do miocárdio, e o paciente morra por causa dessa doença, será correto suspeitar de erro médico por imprudência.
Um entregador de pizzas com 19 anos de idade foi vítima de acidente de trânsito, quando a motocicleta que dirigia foi atingida por um ônibus. O paciente foi arremessado a uma distância considerável, perdendo a consciência. Deu entrada no pronto-socorro somando nove pontos na escala de coma de Glasgow, sem alterações pupilares, porém hemiparético à esquerda. Não houve traumatismo em outros sistemas. A tomografia computadorizada de crânio evidenciou lesão hiperdensa, em forma de lente côncavo-convexa, hemisférica direita, mais espessa do que a tábua óssea e com desvio de linha média. Após estabilização do quadro, o paciente foi levado a tratamento cirúrgico.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens subseqüentes.
O tratamento cirúrgico indicado para o paciente considerado consta apenas da colocação de um cateter para monitorização da pressão intracraniana.
Com relação a tumores de esôfago e estômago, julgue os itens que se seguem.
Mesmo nos estágios iniciais, o câncer de estômago provoca sintomas. No entanto, habitualmente, esses sintomas são inespecíficos, dificultando o diagnóstico precoce.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...