Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca de pacientes com distúrbios de hemostasia, julgue os itens seguintes.
Do ponto de vista clínico, a doença de vonWillebrand tipo 1 não se distingue da hemofilia A.
Os eletrólitos estão envolvidos em várias funções fisiológicas, metabólicas e homeostáticas. As alterações decorrentes de variações nos seus níveis sanguíneos ou intracelulares podem levar a várias manifestações clínicas e inclusive à morte. Julgue os itens seguintes, com relação aos distúrbios eletrolíticos.
Complexos QRS alargados e ondas T apiculadas e com grande amplitude são exemplos de alterações eletrocardiográficas tipicamente encontradas em um paciente com hipopotassemia importante devido a diarréia grave.
Uma menina de 6 anos de idade apresenta polaciúria, enurese, infecções urinárias de repetição, urgência para urinar e perdas urinárias involuntárias durante o dia. O exame físico é inteiramente normal e os exames de urodinâmica sugerem o diagnóstico de instabilidade vesical. A cistouretrografia não mostrou refluxo vesicoureteral.
Com referência a esse caso clínico, julgue os próximos itens.
Crianças com disfunção miccional por instabilidade vesical e(ou) hipercontratilidade do detrusor ficam predispostas à colonização de bactérias na bexiga, assim como ao aparecimento ou à perpetuação do refluxo vesicoureteral.
Em relação à anatomia cardíaca e à classificação morfológica das cardiopatias congênitas, julgue os itens a seguir.
Na transposição corrigida das grandes artérias, observa-se uma discordância atrioventricular associada a uma concordância ventrículo-arterial.
Uma mulher com 55 anos de idade, etilista, apresenta-se com dor abdominal em faixa. À laparoscopia, observaram-se vários pontos de necrose do tecido adiposo peripancreático e no omento.
Acerca da situação clínica acima apresentada e de assuntos a ela correlacionados, julgue os próximos itens.
O diagnóstico mais provável para o quadro descrito é o de pancreatite crônica.
Os antigos médicos tradicionais chineses utilizavam uma linguagem metafórica e simbólica oriunda do discurso característico da filosofia clássica chinesa, taoísta sobretudo, que era, então, aplicada para justificar os fenômenos fisiológicos e patológicos do corpo humano. À luz das conceituações oriundas desse discurso peculiar de época, julgue os itens a seguir.
O sabor amargo, o vento, a primavera e a raiva pertencem, por definição, ao Elemento Madeira.
Inúmeras técnicas diagnósticas que se utilizam de diferentes métodos de formação de imagem exigem cuidados quanto a aspectos relativos ao controle de qualidade. Em relação aos fundamentos da formação da imagem, ao controle de qualidade e aos demais aspectos técnicos, julgue os seguintes itens.
No ser humano, o T2 dos tecidos é, geralmente, 10 vezes mais longo que o T1.
O sangue de um paciente que, devido a sangramentos freqüentes, tornou-se anêmico foi enviado ao laboratório para a realização de diversas análises. Considerando que, nessa situação, haveria a necessidade de preparo de material, no banco de sangue, para eventual transfusão, julgue os seguintes itens
O preparo adequado de um esfregaço de sangue é aquele que efetua a cobertura de toda a lâmina com a mesma espessura do esfregaço, permitindo a presença de uma única camada de células em toda sua extensão.
Vitorino, criança com 12 meses de idade, nasceu de parto prematuro, às 36 semanas de gestação, pesando 2.000 g e medindo 33 cm. Vitorino chorou ao nascer, não apresentou intercorrências no período perineonatal; mamou no peito até seis meses de idade e recebeu a alimentação de transição de forma correta. Preocupada com o desenvolvimento do filho, a mãe levou-o ao pediatra. Durante a consulta, relatou que o menino só engatinhou no sexto mês de vida e que ainda não andava sem auxílio. Além disso, não formava frases, apenas murmurava duas a três palavras, e dormia muito, cerca de 10 horas por dia. O pediatra, ao examinar a criança, constatou, à avaliação neurológica, que o reflexo de Babinski ainda estava presente. Com base nas informações dadas pela mãe e na presença desse reflexo, o pediatra concluiu que a criança apresentava retardo do desenvolvimento neurológico.
Considerando essa situação hipotética, julgue os seguintes itens, relativamente ao diagnóstico proposto pelo pediatra.
O reflexo de Babinski deveria ter desaparecido no quarto mês de vida.
Marcos, de 13 anos de idade, retornou ao hebiatra porque, mesmo depois de medicado por uma semana, permanecia com febre, que se acentuou nos últimos dois dias, com calafrios, falta de apetite e tosse incessante, durante o dia e a noite. A casa onde mora é pequena, úmida e está em obras para a construção de um novo quarto. Todos os irmãos, que são mais três, dormem no mesmo quarto. O médico percebeu ainda que, além dos sintomas respiratórios, o adolescente apresenta gagueira. O menino está na 4.a série, tendo repetido uma vez a 2.a série e uma vez a 3.a série. Marcos relatou que não gosta da escola, porque, quando a professora pede que leia em voz alta, sente a respiração presa, fica nervoso e tenso, o que provoca muitos risos na turma. Marcos não sabe precisar o início da gagueira. Ao exame físico, observou-se febre de 38,5 ºC, discreta dispnéia e estertores crepitantes em ambas as bases pulmonares, com ausência de broncoespasmos.
Considerando o caso clínico acima, julgue os próximos itens.
Marcos apresenta sintomas de pneumonia, que, na adolescência, pode ser causada por vírus, bactérias e fungos. O pneumococo é a bactéria responsável pela maioria das pneumonias. Os sintomas são febre, calafrios, dor torácica e tosse com expectoração. A maioria dos casos pode ser tratada ambulatorialmente, com antibióticos e controle ambiental como ponto fundamental para os pacientes alérgicos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...