Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um jovem de 38 anos de idade, com antecedentes pregressos de asma brônquica, buscou atendimento médico em um serviço de pronto atendimento com queixa de dificuldade respiratória e tosse seca. O exame clínico mostrou paciente dispnéico, com sibilos difusos em ambos os campos pulmonares.
Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.A afecção respiratória relatada é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas.
Um paciente de 38 anos de idade, com diagnóstico de síndrome de imunodeficiência adquirida (SIDA), vem apresentando fraqueza, anorexia, diarréia, perda de 8 kg em 6 meses, hiperpigmentação da pele e hipotensão. Tem antecedente de tuberculose pulmonar há 8 meses, com tratamento irregular. A avaliação laboratorial demonstrou hemoglobina = 11,3 g/dL; hematócrito 35%, leucócitos 8.000, 8 eosinófilos, 1 bastonete; TSH 2,1 mUI/mL (VR 0,3 a 5); T4 livre 0,8 ng/dL; cortisol 8:00 = 5,0 mg/dL (VR = 5-25); ACTH 38 pg/mL (VR = 2-46); DHEA 2,1 ng/mL (VR = 1,4 a 12).
A respeito da investigação diagnóstica do caso clínico acima, julgue os itens subseqüentes.
A tuberculose pode acometer o córtex da supra-renal em pacientes portadores de SIDA.
Um paciente, com 60 anos de idade, de cor parda, procedente do DF, procurou assistência médica informando que há 3 anos surgiram-lhe lesões infiltradas nas nádegas, que aos poucos se estenderam a outras regiões do corpo, acompanhadas de prurido ocasional e, às vezes, ligeiro ardor. Informou não ter estado em área rural nos últimos anos. Informou, também, que já estivera em vários dermatologistas com prescrições de vários remédios sem melhora. Quanto aos antecedentes pessoais e familiares, não informou nada digno de nota. Ao exame físico, tinha bom estado geral e ao exame dermatológico apresentou lesões papuloinfiltradas, tubérculos, nódulos que confluíram, formando placas localizadas em regiões glúteas, membros superiores e inferiores, tronco e face.
Considerando o quadro clínico apresentado, julgue os itens seguintes.
É correto afirmar que, ao se realizar a biópsia da lesão e fazer o exame histopatológico pelo método de imunoistoquímica, o diagnóstico de micose fungóide será confirmado, se for o caso.
Com referência ao quadro clínico de uma paciente de 72 anos de idade, que, há dois dias, passou a ter dor no quadrante inferior esquerdo do abdome e irradiada para o púbis, alteração do ritmo intestinal, febre e calafrios, julgue os itens a seguir.
O quadro clínico descrito pode ser de diverticulite, porém a idade da paciente não corresponde a faixa etária usual dessa doença.
Considerando que a tomografia de abdome realizada em um paciente de 72 anos de idade, encaminhado ao cirurgião com queixas de hematoquesia, tenha acusado lesão hepática de 2 cm no segmento 3 do fígado, julgue os itens a seguir.
A dosagem do antígeno carcinoembrionário poderá ajudar no diagnóstico feito pelo médico.
Medicina - Cirurgia de Cabeça e Pescoço - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com relação aos tumores de pele da região da cabeça e pescoço, julgue os itens subseqüentes.
A característica clínica de um ceratoacantoma é uma lesão que se desenvolve em um período entre 4 e 12 semanas e assume configuração elevada em forma de cúpula.
Texto para as questões de 38 a 40
Moacir, com 18 anos de idade, foi encaminhado para avaliação cardiológica em um centro especializado, por estar apresentando dispnéia, intolerância ao esforço físico (fadiga) e dor torácica atípica. No seu exame físico, verificou-se paciente acianótico, apresentando tórax com abaulamento e pulsação sistólica na borda esternal esquerda baixa, presença de frêmito sistólico (+3/+4) na borda esternal esquerda alta (ao nível dos 2.º e 3.º espaços intercostais esquerdos), irradiado para fossa supraclavicular esquerda, ritmo cardíaco regular, em 2 tempos, com hipofonese de segunda bulha em foco pulmonar, sem desdobramentos, clique protossistólico seguido de sopro sistólico de grau 5 (de Levine), rude, ejetivo, mais bem audível no foco pulmonar, pulsos periféricos palpáveis e simétricos, pressão arterial: de 100 mmHg × 70 mmHg e 105 mmHg × 75 mmHg, medida nos membros superior direito e inferior esquerdo (com manguitos adequados), respectivamente. Sem outras anormalidades clínicas. O eletrocardiograma mostra eixo do QRS a 140º, com sinais de sobrecarga de câmaras direitas. A radiografia de tórax mostra tronco da artéria pulmonar proeminente, sinais de moderada dilatação das câmaras cardíacas direitas e fluxo pulmonar com redução importante.
Considere que o paciente em questão tenha sido submetido a um cateterismo cardíaco que mostrou, entre outros achados, pressão sistólica do ventrículo direito igual a 110 mmHg e gradiente de pico entre o ventrículo direito e a artéria pulmonar igual a 65 mmHg. Nessa situação, a terapêutica de primeira escolha é
O trauma cirúrgico é uma ameaça à homeostase. Com relação às respostas biológicas associadas a esse traumatismo, julgue os próximos itens.
Há redução nas ações da insulina, sua secreção é inibida pelas catecolaminas, sua meia-vida é reduzida e há bloqueio de sua ação periférica.
No Brasil, as infecções respiratórias agudas (IRA) correspondem à primeira causa de internação e segunda causa de óbito em crianças abaixo de cinco anos de idade. Dados da literatura mostram que, nos países em desenvolvimento, cerca de 2% a 3% das IRA evoluem para pneumonias. Com base nessas informações, julgue os itens que se seguem.
Os abscessos são complicações raras das pneumonias adquiridas na comunidade (PAC) cujo tratamento é sempre cirúrgico.
O cadáver de uma adolescente foi encontrado na margem de um rio, com os pés dentro dágua. O corpo apresentava mancha verde abdominal, circulação de póstuma, distensão torácica e abdominal, rigidez cadavérica desfeita e livores vinhosos somente em dorso, mais nítidos nas extremidades inferiores. Na roupa íntima, na parte em contato com a região perineal, havia sangue e na região perianal havia fezes. O orifício anal estava dilatado. No pé havia ferida com perda de substância sem edema nas bordas. Durante a necropsia, foram constatados: edema de laringe, edema e hemorragias pulmonares, certo grau de distensão pulmonar, dilatação das câmaras direitas do coração; além disso, exames complementares mostraram eosinofilia.
Com relação ao quadro hipotético acima descrito, julgue os itens seguintes.
A hipótese de morte súbita por anafilaxia não pode ser descartada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...