Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A endocardite infecciosa é uma condição grave e quase sempre fatal quando não tratada adequadamente. As possíveis complicações associadas a essa endocardiopatia incluem

I aneurisma micótico.

II infarto do miocárdio.

III endocardite de Libman-Sacks.

IV embolização sistêmica.

V pericardite purulenta.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 1
  • B. 2
  • C. 3
  • D. 4
  • E. 5

Na maioria dos países em desenvolvimento, a tuberculose é uma doença endêmica com elevada incidência anual. O pediatra tem papel importante na suspeição, diagnóstico e encaminhamento para o tratamento dessa doença. Considerando essas informações, julgue os próximos itens.

As pneumonias de evolução lenta ou que não melhoram com o uso correto de antibióticos para germes comuns levantam a suspeita de tuberculose.

  • C. Certo
  • E. Errado

O cadáver de uma adolescente foi encontrado na margem de um rio, com os pés dentro d’água. O corpo apresentava mancha verde abdominal, circulação de póstuma, distensão torácica e abdominal, rigidez cadavérica desfeita e livores vinhosos somente em dorso, mais nítidos nas extremidades inferiores. Na roupa íntima, na parte em contato com a região perineal, havia sangue e na região perianal havia fezes. O orifício anal estava dilatado. No pé havia ferida com perda de substância sem edema nas bordas. Durante a necropsia, foram constatados: edema de laringe, edema e hemorragias pulmonares, certo grau de distensão pulmonar, dilatação das câmaras direitas do coração; além disso, exames complementares mostraram eosinofilia.

Com relação ao quadro hipotético acima descrito, julgue os itens seguintes.

Trata-se de morte violenta.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em cada um dos seguintes itens, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Uma adolescente de 12 anos de idade, procedente de zona periurbana, há 9 meses vem apresentando diariamente cefaléia de início occipital, sem lado preferencial, com piora progressiva para cefaléia holocraniana, de predomínio frontal, associada a vômitos. Há dois dias apresentou um episódio de convulsão tônico-clônica generalizada, que se resolveu em cinco minutos. Ao longo desse período, a adolescente procurou assistência médica diversas vezes, recebendo diagnóstico de sinusite. Um irmão tinha sintomas semelhantes. O exame físico revelou que ela estava em bom estado geral, corada, orientada, com pressão arterial igual a 120 mmHg × 80 mmHg e que não apresentava sinais focais. Os demais dados do exame estavam dentro dos limites de normalidade. Os exames complementares apresentaram os seguintes resultados: fundoscopia normal; líquor – 200 células, com eosinofilia; glicose 54 mg/dL (glicemia 80 mg/dL); proteína 9 mg/dL; BAAR, gram e fungos negativos; reação de Weinberg positiva. Uma tomografia do crânio mostrou lesão em lobo frontal, com vesícula contendo um escólex, sem sinais de edema perivesicular e de hipertensão intracraniana. Nessa situação, o diagnóstico clínico mais provável é de neurocisticercose na fase ativa, que deve ser tratado especificamente com albendazol 15 mg/kg/dia, durante 8 dias.

  • C. Certo
  • E. Errado

       Uma criança de 5 anos de idade apresenta quadro de otite média de repetição. Tem tido um episódio a cada dois meses no último ano. Não há evidência de respiração bucal e a radiografia de cavum para aumento de partes moles é normal. Seu perfil imunológico não mostra anormalidades.

Julgue os itens a seguir, considerando esse quadro clínico.

As adenóides só obstruem a trompa de Eustáquio e causam otites médias de repetição se estiverem aumentadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando, hipoteticamente, que uma senhora de 62 anos de idade tenha chegado ao pronto-socorro de oftalmologia apresentando naúseas e vômitos e com olho direito bastante avermelhado e doloroso, julgue os itens a seguir.

Após a prescrição de analgésicos e antieméticos, a paciente pode ser liberada para retornar ao seu domicílio.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de patologias que comprometem os músculos, julgue os itens que se seguem.

O hipotiroidismo, quando leva a uma miopatia, não eleva a enzima CPK.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um jovem de 38 anos de idade, com antecedentes pregressos de asma brônquica, buscou atendimento médico em um serviço de pronto atendimento com queixa de dificuldade respiratória e tosse seca. O exame clínico mostrou paciente dispnéico, com sibilos difusos em ambos os campos pulmonares.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Exaustão, desidratação, infecção das vias aéreas, cor pulmonale e pneumotórax são exemplos de complicações associadas à asma brônquica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma paciente de 40 anos de idade foi a consulta, com queixa de parestesias, cãibras e fraqueza muscular. Na admissão, o exame físico apresentava sinais de Trousseau e Chevosteck presentes, PA = 110 × 70 mmHg, FC = 64 bpm, pele seca. Os exames laboratoriais foram TSH = 6,49 mUI/mL (VR 0,3 a 5); cálcio = 6,9 mg/dL (VR 8,5 a 10,6); fósforo = 5,4 mg/dL (VR 2,7 a 4,5), PTH = 8,9 pg/mL (VR 10 a 65), e glicose de jejum = 106 mg/dL.

A respeito do caso clínico acima, julgue os próximos itens.

O quadro clínico é compatível com pseudohipoparatireoidismo do tipo 1-A.

  • C. Certo
  • E. Errado

              Um paciente, com 60 anos de idade, de cor parda, procedente do DF, procurou assistência médica informando que há 3 anos surgiram-lhe lesões infiltradas nas nádegas, que aos poucos se estenderam a outras regiões do corpo, acompanhadas de prurido ocasional e, às vezes, ligeiro ardor. Informou não ter estado em área rural nos últimos anos. Informou, também, que já estivera em vários dermatologistas com prescrições de vários remédios sem melhora. Quanto aos antecedentes pessoais e familiares, não informou nada digno de nota. Ao exame físico, tinha bom estado geral e ao exame dermatológico apresentou lesões papuloinfiltradas, tubérculos, nódulos que confluíram, formando placas localizadas em regiões glúteas, membros superiores e inferiores, tronco e face.

Considerando o quadro clínico apresentado, julgue os itens seguintes.

Em se tratando de hanseníase virchowiana, espera-se a pesquisa de bacilos ácido-álcool-resistentes (BAAR) em esfregaço, assim como a cultura para Mycobacterium leprae positivos.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...