Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um famoso recluso do sistema prisional foi encaminhado ao IML, para exame psicopatológico forense, visando estabelecimento de grau de periculosidade. Esteve em estabelecimento prisional psiquiátrico, em regime fechado durante trinta anos, e estava sob tratamento médico e medicamentoso. Cometera diversos homicídios e estupros no passado e agora seria posto em liberdade, devido ao longo tempo de reclusão. Como tinha comportamento semi-autista, não dava trabalho aos carcereiros e não se envolvia em confusão. Em sua ficha de avaliação constava que ele era de bom comportamento.
Julgue os itens a seguir, relativos à situação do personagem hipotético descrito acima.
Na situação descrita o detento pode ser submetido ao exame de periculosidade.
Em cada um dos seguintes itens, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Os pais de uma criança de 6 meses de idade levaram-na a um pediatra porque uma fotografia recente mostrou que uma de suas pupilas estava vermelha e a outra, branca. Nessa situação, as hipóteses diagnósticas para essa criança são as seguintes: retinoblastoma, retinopatia da prematuridade, hamartomas, granuloma por Toxocara canis, persistência vítrea hiperplásica.
Um paciente de 35 anos de idade queixa-se de tumoração no palato duro presente há alguns anos. O tumor tem aumentado lentamente. Não dói nem causa maiores transtornos. A consistência é óssea à palpação e é indolor à pressão.
Acerca desse quadro clínico, julgue os itens subseqüentes.
Osteossarcoma de evolução lenta é um diagnóstico freqüente para o quadro clínico apresentado, que, se confirmado, tem indicação de retirada imediata do tumor.
Considerando, hipoteticamente, que uma senhora de 62 anos de idade tenha chegado ao pronto-socorro de oftalmologia apresentando naúseas e vômitos e com olho direito bastante avermelhado e doloroso, julgue os itens a seguir.
Se, na medição da pressão intra-ocular dessa paciente, for obtido resultado superior a 40 mmHg, deve-se administrar manitol endovenoso e acetazolamida via oral.
Julgue os próximos itens, relativos aos distúrbios do sono.
A síndrome de apnéia obstrutiva do sono (SAOS) é classificada, quanto à gravidade, com base nos índices polissonográficos e na intensidade dos sintomas depressivos, como sonolência diurna excessiva, cefaléia e sentimento de desesperança.
Julgue os itens a seguir, acerca da hipertensão arterial sistêmica.
Uma única medida de pressão arterial com valor igual a 145 mmHg × 90 mmHg em um paciente assintomático de 40 anos de idade permite o diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica.
Uma paciente de 40 anos de idade foi a consulta, com queixa de parestesias, cãibras e fraqueza muscular. Na admissão, o exame físico apresentava sinais de Trousseau e Chevosteck presentes, PA = 110 × 70 mmHg, FC = 64 bpm, pele seca. Os exames laboratoriais foram TSH = 6,49 mUI/mL (VR 0,3 a 5); cálcio = 6,9 mg/dL (VR 8,5 a 10,6); fósforo = 5,4 mg/dL (VR 2,7 a 4,5), PTH = 8,9 pg/mL (VR 10 a 65), e glicose de jejum = 106 mg/dL.
A respeito do caso clínico acima, julgue os próximos itens.
A provável disfunção tireoidiana deve-se a tireoidite de Hashimoto, que poderá ser confirmada por dosagens dos anticorpos antitireoperoxidase e antitireoglobulinas.
Um paciente, com 60 anos de idade, de cor parda, procedente do DF, procurou assistência médica informando que há 3 anos surgiram-lhe lesões infiltradas nas nádegas, que aos poucos se estenderam a outras regiões do corpo, acompanhadas de prurido ocasional e, às vezes, ligeiro ardor. Informou não ter estado em área rural nos últimos anos. Informou, também, que já estivera em vários dermatologistas com prescrições de vários remédios sem melhora. Quanto aos antecedentes pessoais e familiares, não informou nada digno de nota. Ao exame físico, tinha bom estado geral e ao exame dermatológico apresentou lesões papuloinfiltradas, tubérculos, nódulos que confluíram, formando placas localizadas em regiões glúteas, membros superiores e inferiores, tronco e face.
Considerando o quadro clínico apresentado, julgue os itens seguintes.
Em caso de leishmaniose cutânea difusa, a pesquisa de amastigotas no esfregaço, a cultura e o exame histopatológico da biópsia das lesões serão negativos pois a L(V.)b que causa a doença, no Brasil, se caracteriza pela escassez parasitária.
Com referência ao quadro clínico de uma paciente de 72 anos de idade, que, há dois dias, passou a ter dor no quadrante inferior esquerdo do abdome e irradiada para o púbis, alteração do ritmo intestinal, febre e calafrios, julgue os itens a seguir.
Caso se confirme o diagnóstico diverticulite não-complicada, o tratamento inicial deverá ser feito com antibióticos para germes gram-negativos e anaeróbicos.
Considerando que a tomografia de abdome realizada em um paciente de 72 anos de idade, encaminhado ao cirurgião com queixas de hematoquesia, tenha acusado lesão hepática de 2 cm no segmento 3 do fígado, julgue os itens a seguir.
A dosagem do marcador tumoral CA 125 poderá esclarecer o diagnóstico no caso em apreço.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...