Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O pediatra que trabalha em ambulatório ou em pronto atendimento deve estar preparado para resolver situações clínicas que exijam diagnóstico e terapêutica imediatos e apropriados. Em cada um dos seguintes itens, é apresentada uma situação hipotética relativa ao trabalho do pediatra, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Um lactente de 4 meses de idade, amamentado ao seio e vacinado corretamente, há 5 dias vem apresentando sintomas de infecção de vias aéreas superiores (febrícula, obstrução nasal, hiperemia conjuntival, coriza hialina e espirros). Há 24 horas, passou a manifestar tosse seca, sibilância e dificuldade progressiva de respirar. O exame físico mostrou freqüência respiratória de 70 irm, batimentos de asa de nariz e retração intercostal leve, e a radiografia do tórax evidenciou hiperinsuflação pulmonar. Nessa situação, o diagnóstico é de bronquiolite viral, causada provavelmente pelo vírus sincicial respiratório. O contato com indivíduo contaminado deve ter ocorrido até oito dias antes do início do quadro. O uso de antivirais, como a ribavirina, não é indicado.
As lesões por esforço repetitivo ou os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (LER/DORT) afetam principalmente os membros superiores. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
A síndrome do túnel cubital pode expressar-se por parestesia no 4.º e no 5.º dedo, diminuição da força de preensão e mão em garra.
Uma paciente de 29 anos de idade procurou auxílio médico com queixas de perda ponderal, irritabilidade, insônia e ciclos menstruais hiperpolimenorréicos. Ao exame físico, apresentava tireóide difusamente aumentada de volume, indolor à palpação, freqüência cardíaca de 100 bpm e PA de 110 mmHg × 70 mmHg. Os exames laboratoriais evidenciaram: TSH = 0,01 mUI/mL (VR - 0,3-5,0); T4 livre = 2,4 ng/dL (VR = 0,7-1,8); T3 = 210 ng/dL (VR = 70-2000), anticorpo antitireoperoxidase = 20 UI/mL (VR < 35), VHS = 2 mm/h.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
O diagnóstico de doença auto-imune da tireóide parece improvável, pois o anticorpo anti-tireoperoxidase encontrase inalterado.
Um paciente com 45 anos de idade, cor parda, residente no Distrito Federal (DF), procurou assistência médica informando que há 3 meses surgiu-lhe uma lesão sob a forma inicial de pápula (semelhante à espinha), localizada no braço direito e que, posteriormente, ulcerou e aumentou progressivamente de tamanho. Ele não se queixa de sintomas tais como prurido ou dor que o incomodem. Não usou medicações tópicas e orais. Quanto aos antecedentes pessoais e familiares, informa ser diabético. Ao exame dermatológico, apresenta, no dorso do braço direito, úlcera medindo aproximadamente 3 cm × 2 cm, forma oval, regular, apresentando fundo com granulações finas, recobertas com exsudato seroso e bordas da úlcera infiltradas.
Com relação ao caso hipotético acima apresentado, julgue os itens seguintes.
Considerando os aspectos clínicos e hipóteses diagnósticas do caso, é adequado fazer inicialmente um teste terapêutico com 10 dias de antibiótico sistêmico.
Com referência ao quadro clínico de uma paciente com 45 anos de idade e diagnóstico de colelitíase sintomática, julgue os itens subseqüentes.
Caso a paciente apresente sintomas de colecistite aguda, a ultra-sonografia será o exame de escolha, pois supera os demais exames complementares quanto a sensibilidade e especificidade.
Com relação ao quadro de um paciente de 38 anos de idade, portador de hérnia inguinal direita há 2 anos, julgue os seguintes itens.
Caso o paciente em apreço apresente episódio de hérnia estrangulada, ele necessitará de tratamento cirúrgico de urgência.
Medicina - Cirurgia de Cabeça e Pescoço - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca da radioterapia, uma das armas no tratamento de grande parte dos cânceres da região da cabeça e do pescoço, julgue os itens o seguir.
Setenta por cento do efeito da radioterapia decorre da ação irradiante sobre o DNA da célula tumoral.
Acerca de angiologia, julgue os itens a seguir.
No tratamento do linfedema, a linfocintilografia é o melhor método de diagnóstico e prognóstico.
A partir da década passada, após as primeiras publicações de Ralph Clayman, a cirurgia laparoscópica ganhou importante destaque no arsenal terapêutico urológico. Com relação a essa técnica, julgue os itens subseqüentes.
São contra-indicações absolutas de cirurgia laparoscópica: infecção de parede abdominal, obstrução intestinal severa, peritonite generalizada, gravidez e fibrose pélvica.
Em relação ao mecanismo de ação das drogas biológicas antifator de necrose tumoral alfa (anti-TNF ) mais utilizadas — infliximabe, etanercepte e adalimumabe —, assinale a opção correta.
O infliximabe é um receptor solúvel do fator de necrose tumoral alfa.
O etanercepte é um anticorpo murino dirigido contra o fator de necrose tumoral alfa.
O adalimumabe é um anticorpo humanizado contra o fator de necrose tumoral alfa.
Infliximabe e etanercepte são ambos receptores solúveis contra o fator de necrose tumoral alfa, enquanto o adalimumabe é um anticorpo murino.
Todas as três drogas — infliximabe, etanercepte e adalimumabe — são anticorpos humanizados contra o fator de necrose tumoral alfa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...