Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente com 45 anos de idade, cor parda, residente no Distrito Federal (DF), procurou assistência médica informando que há 3 meses surgiu-lhe uma lesão sob a forma inicial de pápula (semelhante à espinha), localizada no braço direito e que, posteriormente, ulcerou e aumentou progressivamente de tamanho. Ele não se queixa de sintomas tais como prurido ou dor que o incomodem. Não usou medicações tópicas e orais. Quanto aos antecedentes pessoais e familiares, informa ser diabético. Ao exame dermatológico, apresenta, no dorso do braço direito, úlcera medindo aproximadamente 3 cm × 2 cm, forma oval, regular, apresentando fundo com granulações finas, recobertas com exsudato seroso e bordas da úlcera infiltradas.
Com relação ao caso hipotético acima apresentado, julgue os itens seguintes.
Espera-se, quanto à biópsia de pele, que o exame histopatológico, relacionado às hipóteses diagnósticas de leishmaniose, tuberculose e esporotricose, apresente células epitelióides e infiltrado linfo-histioplasmocitário com presença de granuloma.
Considere que um paciente com 33 anos de idade e portador de hérnia inguinal unilateral redutível há 10 anos se apresente ao serviço de emergência com dor e distensão abdominal associados a vômitos. Em face desse quadro clínico, julgue os seguintes itens.
No quadro clínico em questão, o uso da tela de polipropileno estará indicado caso se trate de hérnia inguinal estrangulada.
Com relação ao quadro de um paciente de 38 anos de idade, portador de hérnia inguinal direita há 2 anos, julgue os seguintes itens.
As hérnias inguinais que se apresentam na idade desse paciente costumam ser diretas.
Medicina - Cirurgia de Cabeça e Pescoço - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando-se que há melhor controle loco-regional dos carcinomas espinocelulares das vias aerodigestivas superiores, a ocorrência de múltiplos tumores primários apresenta impacto na sobrevida dos pacientes. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.
Os tumores primários da laringe estão muito associados com os segundos primários em pulmão.
Considerando aspectos do sistema imune e da resposta imunológica, julgue os seguintes itens.
As IgG, IgM e IgE são carboidratos.
Acerca de angiologia, julgue os itens a seguir.
A endarterectomia aortoilíaca apresenta as seguintes vantagens em relação aos enxertos protéticos: menor índice de infecção, procedimento totalmente autógeno e facilidade técnica.
Em cerca de 10% dos pacientes vítimas de politraumatismo, o trato urogenital é atingido. No que se refere às lesões traumáticas em urologia, julgue os itens seguintes.
A maior parte (mais de 70%) dos casos de lesão penetrante por arma de fogo em genitália externa pode ser tratada conservadoramente, sem exploração cirúrgica.
Sob a denominação de vasculites, encontra-se um grupo pleomórfico de doenças que têm em comum a ocorrência de processo inflamatório que acomete a parede dos vasos. Acerca das diversas vasculites, assinale a opção correta.
A arterite de Takayasu, vasculite que afeta preferencialmente os pequenos vasos, ocorre mais freqüentemente no sexo masculino.
A doença de Kawasaki é mais prevalente em indivíduo com mais de 30 anos de idade.
A granulomatose de Wegener, na maioria das vezes, acomete muito precocemente os rins, observando-se, apenas em uma fase bastante tardia, envolvimento pulmonar.
A poliarterite nodosa é uma das causas de mononeurite múltipla.
Atualmente, dado o surgimento de novos e potentes imunossupressores, os corticóides não são prescritos para o tratamento das vasculites, mesmo na fase inicial da doença.
A respeito da síndrome de apnéia e hipopnéia obstrutiva do sono, julgue os itens subseqüentes.
O colapso das vias aéreas superiores ocorre quando se associa aumento da pressão extraluminal da faringe e pressão intraluminal negativa gerada pela caixa torácica.
Após discussão entre casal e ocorrência de vias de fato, o marido e a esposa foram levados à delegacia e, a seguir, ao IML. A esposa apresentava equimose ovalar de 5 cm × 3 cm na região deltoidiana esquerda, arroxeada. No exame do marido, não foi constatada lesão corporal. O procedimento foi baseado na Lei Federal n.º 11.340/2006 Lei Maria da Penha.
Com relação ao caso acima exposto, julgue os próximos itens.
No caso considerado, a referida lei é aplicável e determina que a autoridade policial encaminhe a ofendida ao IML para que se proceda ao exame de corpo de delito.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...