Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando que um paciente tenha dado entrada, há 2 horas, em um pronto-socorro com queimaduras na coxa, perna e pé direitos e nas faces anterior e posterior do tronco, julgue os itens que se seguem.
Durante a avaliação do grande queimado, o primeiro exame básico deve ser a observação da permeabilidade das vias aéreas.
Medicina - Cirurgia de Cabeça e Pescoço - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Em relação às neoplasias malignas da boca, incluídos os lábios, julgue os itens a seguir.
Após diagnóstico de um carcinoma espinocelular (T2) de borda livre de língua, é correto encaminhar o paciente para cirurgia ou radioterapia, que asseguram resultados de sobrevida em 5 anos praticamente iguais.
Em relação aos aneurismas de ventrículo esquerdo pós-infarto, julgue os itens subseqüentes.
A presença de aneurisma de ventrículo esquerdo pós-infarto, de tamanho moderado, independentemente da sintomatologia dos pacientes, é indicação para correção cirúrgica.
Considerando aspectos do sistema imune e da resposta imunológica, julgue os seguintes itens.
As reações de hipersensibilidade do tipo I são mediadas pelas IgE, ativando inicialmente mastócitos.
Acerca de angiologia, julgue os itens a seguir.
Lesões histopatológicas da arterite temporal e da arterite de Takayasu caracterizam-se por infiltração de células gigantes na parede arterial, devendo a arterite temporal ser tratada conservadoramente com corticóides.
Em cerca de 10% dos pacientes vítimas de politraumatismo, o trato urogenital é atingido. No que se refere às lesões traumáticas em urologia, julgue os itens seguintes.
As lesões ureterais, embora raras, são mais freqüentes em traumatismos abdominais fechados.
Com relação às miopatias inflamatórias, assinale a opção correta.
Na polimiosite/dermatomiosite, predomina a fraqueza muscular distal em relação à região proximal dos membros.
Elevação de enzimas musculares (creatinoquinase, desidrogenase lática e aldolase) é um achado específico e pouco freqüente nas miopatias inflamatórias.
Não há necessidade de solicitação de eletroneuromiografia na investigação das miopatias inflamatórias.
É recomendada a investigação de neoplasias em pacientes acometidos de ES, dada a maior prevalência de tumores nestes em relação à população geral.
Na dermatomiosite, a lesão de pele mais característica é o eritema malar (rash malar) em vespertílio.
A respeito da síndrome de apnéia e hipopnéia obstrutiva do sono, julgue os itens subseqüentes.
A doença é considerada problema de saúde pública por ser causa de acidentes e de complicações cardiovasculares.
Um senhor com 73 anos de idade, aposentado por tempo de serviço como trabalhador de construção civil, chegou ao IML com ofício de solicitação de perícia do tipo exame de corpo de delito, referente a acidente de trânsito com atropelamento por motocicleta, que ocorrera há cerca de 15 anos. No exame físico atual, constataram-se restrição da movimentação de flexão da articulação do joelho direito em 30º e atrofia da musculatura do membro inferior homolateral.
Com relação ao caso hipotético acima descrito, julgue os seguintes itens.
Se o exame referente ao caso em apreço fosse realizado cinco dias após o acidente causador da fratura, seria necessário exame complementar e, no laudo, quanto aos quesitos sobre natureza da lesão, o médico deveria registrar o seguinte: aguardar.
O pediatra que trabalha em ambulatório ou em pronto atendimento deve estar preparado para resolver situações clínicas que exijam diagnóstico e terapêutica imediatos e apropriados. Em cada um dos seguintes itens, é apresentada uma situação hipotética relativa ao trabalho do pediatra, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Uma mãe proveniente de uma região semi-árida procurou um posto de saúde, com seu filho de 3 anos de idade, relatando que a criança tinha dificuldade para visão noturna. Ao exame físico, constatou-se que era portador de desnutrição crônica, que seus cabelos eram escassos e quebradiços, sua pele seca, sua mucosa oral, saburrosa, seus olhos, sem brilho e que suas conjuntivas palpebrais estavam ressecadas e enrugadas. Nas conjuntivas bulbares, observaram-se manchas acinzentadas, com secreção espumosa, de localização nasal e temporal. Nessa situação, o diagnóstico clínico é de hipovitaminose A, a criança deve receber como tratamento 200.000 UI de vitamina A por via oral ou 100.000 UI de vitamina A por via intramuscular, seguido por 200.000 UI no dia seguinte; se houver piora clínica, pode-se administrar mais 200.000 UI por via oral.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...