Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito de avaliação do crescimento, do estado nutricional, da alimentação e da vacinação em crianças, julgue os itens que se seguem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência ao quadro clínico de um paciente com 19 anos de idade, com dor e claudicação no quadril por artrose como seqüela de necrose pós-fratura do colo do fêmur, apresentando flexão de 70 graus, rotação medial em 0º, lateral de 20º, abdução de 20º e adução de 30º, julgue os próximos itens.

A melhor indicação para esse paciente é a osteotomia valgo-extensora, técnica que tem como requisito que a cabeça seja elíptica, em uma amplitude de movimento superior a 70º.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a utilização de exames de imagem para diagnóstico de doenças reumáticas, julgue os seguintes itens.

A tomografia computadorizada cerebral e, principalmente, a ressonância nuclear magnética com gadolínio auxiliam na detecção de envolvimento do sistema nervoso central em pacientes portadores de lúpus eritematoso sistêmico.

  • C. Certo
  • E. Errado

O chumbo, que se apresenta na natureza em formas distintas, pode causar várias doenças. Acerca desse assunto, julgue os seguintes itens.

Entre as utilizações do chumbo, incluem-se a composição de pigmentos, de plásticos e de ligas para soldagem, e a produção de baterias.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um homem de 54 anos de idade submeteu-se a consulta para rever um diagnóstico de “pólipo”, realizado há 2 anos, negou antecedentes de hemorragia digestiva e apresentou pirose epigástrica esporádica. A avaliação endoscópica do duodeno realizada revelou uma lesão elevada.

Com base nesse caso clínico, julgue os itens que se seguem, que dizem respeito ao acompanhamento do paciente e à conduta do endoscopista.

Os pólipos hiperplásicos geralmente medem 1 mm e têm superfície lisa e coloração avermelhada, sendo o diagnóstico facilmente confirmado por histopatologia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma paciente de 42 anos de idade, com IMC de 30 kg/m2, obteve o diagnóstico de diabetes melito há 3 anos. Foi tratada inicialmente com dieta e exercícios e, há cerca de 6 meses, usa metformina (1 g/dia) e glibenclamida (5 mg/dia). Apresentou os seguintes resultados na avaliação laboratorial: glicose de jejum = 220 mg/dL; hemoglobina glicada = 11,5%; colesterol total = 235 mg/dL; colesterol HDL = 30 mg/dL; colesterol LDL = 140 mg/dL; triglicerídeos = 350 mg/dL, gama glutamil transferase = 150 U/L (VR: 12-73).

Com relação à conduta terapêutica adequada ao caso clínico acima, julgue os itens que se subseguem.

A dose de metformina pode ser aumentada para 2,0 g ao dia, e a dislipidemia deve ser tratada com estatinas associadas a fibratos em altas doses.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de aspectos diversos relacionados a apendicectomia e ao período pós-operatório imediato nesse tipo de intervenção cirúrgica, julgue os próximos itens.

A incisão de Lenander proporciona bom acesso cirúrgico ao apêndice cecal e é amplamente utilizada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que um paciente de 25 anos de idade tenha sido submetido à incisão de Mac-Burney para tratamento cirúrgico de abdome agudo e esteja no primeiro dia pós-operatório, julgue os itens a seguir.

Se o tratamento cirúrgico desse paciente foi decorrente de apendicite, certamente o evento fisiopatológico inicial dessa afecção foi a proliferação bacteriana na luz do apêndice.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação às neoplasias malignas da boca, incluídos os lábios, julgue os itens a seguir.

A maioria dos cânceres de lábio está relacionada à exposição solar, sendo o carcinoma basocelular o tipo histológico mais comum.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um paciente com 32 anos de idade foi retirado inconsciente de seu veículo após colisão automobilística e levado ao pronto-socorro. Durante o transporte o paciente, apresentou parada cardiorrespiratória irresponsiva às manobras de ressuscitação. No procedimento de necropsia, não foram identificadas outras lesões no corpo da vítima a não ser extenso hematoma na face anterior do tórax; o pericárdio encontrava-se intacto, mas, após sua abertura, notou-se presença de grande derrame pericárdico hemorrágico e laceração no coração.

De acordo com o caso hipotético acima, julgue os itens que se seguem.

A rotura cardíaca, quando ocorre, é sempre imediata ao trauma.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...