Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente com 40 anos de idade, de cor parda, procurou assistência médica, informando que há 1 ano surgira-lhe lesão bolhosa e crostosa no couro cabeludo, que, aos poucos, aumentou de extensão, se estendendo para face, tronco e membros. Referia sensação de ardor ou queimação nas lesões e sensação de frio no corpo. Residia em área rural. Usou vários remédios orais e tópicos, com pouca melhora. Quanto aos antecedentes pessoais e familiares, não informou nada digno de nota. Ao exame físico, apresentava estado geral regular e, ao exame dermatológico, lesões eritematobolhosas com áreas erodidas, algumas recobertas por crostas e escamas e distribuídas no couro cabeludo, na face, em todo o tronco e nos membros.
Com referência ao quadro clínico acima descrito, julgue os itens que se seguem.
O diagnóstico clínico mais provável do paciente é pênfigo foliáceo disseminado e, para confirmá-lo no exame histopatológico, é necessário detectar uma bolha recente, que deve ser retirada integralmente para biópsia.Julgue os itens a seguir, a respeito da hiperplasia prostática benigna (HPB), condição clínica comum em homens com mais de 50 anos de idade.
A escala internacional de sintomas prostáticos (IPSS) é um instrumento clínico inadequado para prever o grau de obstrução infravesical.
Em relação aos hematomas subdurais agudos (HSDA) traumáticos, julgue os próximos itens.
O mecanismo que produz os HSDA também gera, freqüentemente, lesão parenquimatosa, o que piora o prognóstico nesses casos.
Considerando o modelo de Leavel & Clark da história natural e prevenção de doenças, julgue os próximos itens. O período patogênico inicia-se com as primeiras manifestações da doença.
Julgue, nos itens a seguir, a relação entre patógeno e sinais e sintomas.
Gardnerella vaginalis: corrimento branco-acinzentado com odor fétido, que piora no período menstrual e após o coito.
Homem de 78 anos de idade, com quadro de insuficiência cardíaca refratária e confusão mental diagnosticada como esclerose aguda, foi avaliado clinicamente, em domicílio. O paciente apresentava, também, fraqueza nas pernas e palmas da mão com aspecto amarelado. A freqüência cardíaca era de 58 bpm. Estava em uso de captopril (12,5 mg/dia), furosemida (40 mg/dia) e espironolactona (50 mg/dia).
Considerando a situação hipotética descrita, julgue os seguintes itens.
O diagnóstico de insuficiência refratária não deve ser usado sem que, antes, seja avaliada a terapêutica com carvedilol.
Com relação à hemorragia digestiva varicosa, julgue os itens seguintes.
No episódio agudo de hemorragia varicosa, o sangramento cessa espontaneamente em pelo menos metade dos pacientes, estando, contudo, nesse caso, indicada a internação, pois há elevado risco de ressangramento.
A dermatologia transformou-se nos últimos anos de especialidade clínica, também em cirúrgica. Considerando que a cirurgia dermatológica abrange as áreas oncológica, corretiva e cosmética, julgue os itens subseqüentes.
Normalmente, emprega-se quase exclusivamente, para sutura, o fio de náilon 2 para suturas de menor tensão e pele mais fina, 3 para média tensão e 4 ou 5 para grande tensão, como no couro cabeludo.
Em relação aos hematomas subdurais agudos (HSDA) traumáticos, julgue os próximos itens.
O tratamento cirúrgico dos HSDA consiste em drenagem, por meio de pequena craniectomia, centrada no ponto de espessura máxima do hematoma.
Considerando o modelo de Leavel & Clark da história natural e prevenção de doenças, julgue os próximos itens. A garantia de alimentação adequada na infância é classificada como ação de prevenção primária.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...