Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A imunização é uma das maneiras mais efetivas e de baixo custo para se evitarem a morbidade e a mortalidade associadas às doenças infecciosas. O Ministério da Saúde do Brasil tem um calendário de vacinação recomendada para adultos e idosos. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
A vacina contra febre amarela é aplicada em todos os brasileiros com idade acima de 30 anos, com reforço a cada 10 anos, por toda a vida.
A vacina contra o rotavírus passou a ser aplicada na Campanha Nacional de Vacinação do Idoso.
O reforço da vacina BCG intradérmica é obrigatório para pessoas com mais de 50 anos de idade.
A vacina contra pneumococos é aplicada durante a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso nos indivíduos que convivem em instituições fechadas com apenas um reforço aplicado cinco anos após a dose inicial.
Quanto a reações adversas a drogas, julgue os itens que se seguem.
Em caso de reação anafilática grave, deve-se utilizar corticosteróide intravenoso e oxigênio no tratamento imediato.
Medicina - Médico Legista/Necrotomista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os próximos itens, relacionados ao atestado médico-legal e ao laudo pericial, documentos que tipicamente resultam do trabalho do perito. No laudo pericial, a parte em que os peritos externam suas opiniões, afastando as hipóteses geradoras de confusões e objetivando o diagnóstico lógico e racional, é denominada discussão.
Um cuidado necessário a pacientes que apresentam insuficiência cardíaca descompensada e insuficiência renal aguda ou crônica é a medição diária de seu peso corporal (em jejum). Essa variável funcional (peso corporal) pode variar evolutivamente devido a
I variações no volume de líquido intracelular.
II mudanças na massa celular total decorrentes do catabolismo corporal.
III variações no volume de líquido extracelular.
IV alterações no balanço hídrico.
A quantidade de itens certos é igual a
1.
2.
3.
4.
Quanto a reações adversas a drogas, julgue os itens que se seguem.
Tratamentos medicamentosos intermitentes favorecem o surgimento de alergia a drogas.
Medicina - Médico Legista/Necrotomista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os próximos itens, relacionados ao atestado médico-legal e ao laudo pericial, documentos que tipicamente resultam do trabalho do perito. Os atestados médico-legais, tipo de documento médico, são classificados em oficiosos, administrativos e judiciários.
Em casos de insuficiência renal aguda, indica-se substituição da função renal por meio de técnicas dialíticas de emergência em pacientes com
I hiperpotassemia grave e refratária ao tratamento clínico.
II presença de miocardite aguda.
III manifestações de encefalopatia urêmica.
IV alcalose metabólica grave e de difícil controle.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e IV.
III e IV.
Julgue os itens seguintes, que versam sobre dermatite atópica.
A pele de pacientes com dermatite atópica apresenta excesso de catelicidina, o que favorece a replicação de estafilococos e, conseqüentemente, a gravidade das lesões.
Medicina - Médico Legista/Necrotomista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Perícia médica é qualquer ato propedêutico ou exame com a finalidade de contribuir com as autoridades administrativas, policiais ou judiciárias, na formação de juízos a que são obrigados. Julgue os seguintes itens, relacionados à perícia médico-legal e aos peritos. A prerrogativa dos peritos oficiais médicos-legistas de possuem fé pública tornam impróprios os questionamentos acerca dos conteúdo dos laudos periciais por eles elaborados.
Alterações no metabolismo do cálcio e do fósforo nos ossos são observadas em pacientes com insuficiência renal crônica. Essas anormalidades caracterizam, em conjunto, a osteodistrofia renal. No quadro clínico dessa doença, não se encontra
hipercalcemia.
hiperfosfatemia,
hiperparatireoidismo secundário.
formação inadequada de 1,25-diidroxivitamina D nos rins.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...